Como fazer bouquet garni: uma combinação de ervas para aromatizar seus pratos

Escrito por                          

Nada melhor do que ingredientes fresquinhos para temperar pratos caseiros e deixar a comida com um sabor ainda mais especial. Pensando nisso, vale a pena aprender a fazer o bouquet garni. De origem francesa, ele nada mais é do que uma combinação de ervas aromáticas amarradas com um barbante usado como infusão para temperar pratos.

Bouquet garni clássico

iStock

A versão clássica francesa é fácil de ser feita e ainda conta com poucos ingredientes. Veja só todas as dicas:

Ingredientes

  • 1 fatia da parte verde do alho-poró;
  • 1 ramo de tomilho fresco;
  • 3 talos de salsinha;
  • 1 ramo de alecrim;
  • 1 folha de louro;

Como fazer

  1. Lave os ingredientes e corte-os aproximadamente do mesmo tamanho;
  2. Comece a montagem pela folha de alho-poró e vá colocando as ervas uma em cima da outra;
  3. Amarre com um barbante culinário.

Viu só como o preparo é fácil? Além disso, essa é uma ótima opção para ensopados, molhos, caldos ou outros pratos que você queira aromatizar com o sabor das ervas, mas sem que os pedaços delas fiquem presentes.

Outras formas de fazer bouquet garni

Além da combinação clássica de ervas citada acima, você pode usar outros ingredientes para preparar o seu bouquet garni. Veja só:

Bouquet garni simples

Alecrim, salsa, tomilho e louro são as ervas escolhidas para preparar essa versão do ramalhete de ervas. Além delas, só é preciso ter em mãos um pedaço de barbante. Essa é uma ótima alternativa para aromatizar um caldo de legumes.

Bouquet garni com gaze

Nessa receita, a dica é usar gaze e barbante para amarrar os seus temperos. Isso faz com que os itens fiquem bem presos e não se soltem na hora de perfumar o seu prato. Alho-poró, salsão, tomilho, salsinha, folha de louro e pimenta-do-reino em grão são os ingredientes escolhidos dessa opção.

Bouquet garni com salsão

Essa é uma receita que é perfeita para aromatizar os mais diversos tipos de caldos e molhos, pois a combinação é bem básica. Para obter esse resultado versátil, a sugestão é mesclar salsinha, tomilho, louro, salsão e alho-poró.

Bouquet garni com salsinha

A salsinha é um tempero que conta com um sabor que é ao mesmo tempo amargo e fresco. Isso faz com que ela combine com massas, carnes, strogonoff, batatas e muito mais. Nessa receita, ela ainda é combinada com salsão, tomilho, louro e alho-poró.

Bouquet garni com orégano

Combinando apenas tomilho, orégano, louro e salsinha, essa é uma boa aposta para aromatizar uma carne cozida. Outra opção é temperar um molho de tomate com esses itens, já que o orégano é um item muito comum no preparo de molhos para massas e pizzas, por exemplo.

Bouquet garni com manjericão fresco

A sugestão dessa receita é que a infusão seja usada para aromatizar sopas e caldos. Ele é feito com salsão, alho-poró, tomilho, alecrim, manjericão e folhas de louro. Devido a presença marcante do manjericão, essa opção combina muito bem com carnes brancas, massas, berinjela e frutos do mar.

Usar ervas frescas pode fazer com que seu prato fique muito mais gostoso. Além disso, essa é uma alternativa saudável para deixar suas refeições mais saborosas. Agora que você já aprendeu a preparar o bouquet garni, pode ainda querer conferir algumas receitas de tempero para peixe.

PARA VOCÊ