Como fazer ovo cozido: aprenda a deixar a gema do jeitinho que você gosta

Escrito por                          

Se você está se perguntando como fazer o ovo cozido perfeito, basta se atentar ao tempo de cozimento. Além disso, tudo depende se você gosta de uma gema molinha ou mais durinha. Para cada resultado, é necessário um tempo de espera diferente. Independente de qual opção você prefere, nessa lista, você aprende como prepará-la.

Como fazer ovo cozido

Na hora de comprar os seus ovos, tente sempre buscar pela opção mais fresca. Para não quebrar seu ovo na hora de colocá-lo na panela com água fervendo, você pode utilizar uma escumadeira para te auxiliar nessa função.

Ingredientes

  • Ovo;
  • Água fervente.

Pontos da gema

  • Gema mole: 7 minutos de cozimento são necessários para obter a gema mole.
  • Gema cremosa: 9 minutos de cozimento criam uma gema cozida, mas ainda macia.
  • Gema dura: 12 minutos de cozimento deixam a gema dura.

Após concluir o cozimento, coloque seu ovo em água gelada. Assim, fica mais fácil retirar a casca e você não corre o risco de se queimar. Se você cozinhar o ovo por mais tempo que o necessário, ele libera enxofre, que o deixa com uma coloração esverdeada e com um cheiro forte.

Outras formas de fazer ovo cozido

Você já aprendeu o tempo ideal de cozimento para cada tipo de gema. Porém, com as receitas abaixo, você pode conferir com seus próprios olhos o passo a passo completo. Além disso, também há dicas para incrementar o sabor do seu ovo cozido.

Ovo cozido na panela de pressão elétrica

Se você não quer usar o fogão, é possível cozinhar seus ovos em uma panela de pressão elétrica. Você aprende tanto como cozinhar uma pequena quanto uma grande quantidade de ovos. Outra coisa é que pouca água é usada, o que faz com que eles sejam cozidos em uma grande quantidade de vapor.

Ovo cozido no micro-ondas

Para fazer ovo cozido no micro-ondas, é muito importante ficar atento a um detalhe: ele deve ir sem casca ao eletrodoméstico, ok? Além disso, o ovo também deve ser tampado. A principal vantagem desse método é o tempo curtinho de preparo, que leva menos do que um minuto.

Ovo cozido com shoyu

Nessa receita, você aprende desde como cozinhar os ovos – com gema mole e dura – e também como temperá-los. A sugestão é usar shoyu, mirin e sakê. Com uma pegada oriental, essa é uma opção simples para quem quer inovar na cozinha.

Ovo cozido ao molho

Receita típica israelense, esse é um prato em que você aprende a fazer ovo cozido em um molho de tomate, pimentão vermelho e especiarias. O resultado fica com uma aparência linda e um sabor marcante. Ótima alternativa para não cair na rotina durante as suas refeições, seja no café da manhã, no almoço ou no jantar.

Omelete de ovo cozido

Sair do comum no preparo de uma omelete não precisa ser uma tarefa difícil e essa receita é a prova disso. Aqui, ovos cozidos vão para uma panela com ovos batidos. O que faz com você possa saborear esse ingrediente com duas texturas e sabores diferentes em um único prato.

Ovo cozido empanado

Nessa receita, ovos cozidos são empanados com ovos crus batidos, farinha de trigo e farinha de rosca. Depois disso, eles são fritos em óleo quente. Como resultado, você obtém uma casquinha crocante e um interior macio. Dá água na boca só de imaginar, não é mesmo?

Ovo cozido recheado

Depois de aprender como cozinhar os ovos, você confere como recheá-los. Para isso, é preciso retirar as gemas e misturá-las com maionese, mostarda, cheiro-verde e pimentas. Para finalizar, essa combinação é usada para rechear os ovos. O resultado fica tão bom que será difícil comer um só.

Ovo cozido poché

Tem muita gente que adora ovo poché, mas não consegue acertar o ponto. Afinal, ele é cozido sem a casca. Aqui, você confere dicas para obter esse resultado tanto no fogão quanto no micro-ondas. O sabor fica diferente em cada método, você pode testar ambos e, então, escolher qual é o seu favorito.

Bolovo (bolinho de ovo cozido com carne)

Para fechar a lista, uma receita em que ovo cozido é usado junto com carne moída como recheio para um bolinho frito, O tempo na cozinha pode até não ser dos mais curtos, mas o quitute fica tão gostoso que cada minuto valerá a pena.

Passando pelas receitas mais básicas e indo até as que contam com um toque especial, você consegue sair da rotina e sempre se deliciar com o ovo cozido. Para utilizar este ingrediente de outra maneira, confira receitas de maionese de ovo.

PARA VOCÊ