12 receitas de maionese de ovo perfeitas para o almoço de domingo

Escrito por                          

Vai servir uma carne suculenta e saborosa para sua família neste final de semana? Então, que tal preparar uma dessas receitas de maionese de ovo para acompanhar? Incrivelmente gostosas, elas são exatamente o que faltava para deixar seu almoço ainda mais impressionante. Aproveite!

1. Maionese de ovo simples

Essa receita, na verdade, ensina a fazer dois tipos de maionese em apenas um lugar. A primeira versão da receita é feita apenas com ovo, óleo e sal, mas a segunda ganha o acréscimo do limão e da mostarda, que trazem ainda mais personalidade e sabor para o prato. Você precisa experimentar!

2. Maionese de ovo rápida

Em apenas 30 segundos e sem sujeira, você consegue fazer essa opção! Como isso é possível? Dois ingredientes são responsáveis pelo preparo: ovo e óleo. E, além disso, a dica é usá-los em temperatura ambiente, ou seja, não pode tirar o ovo da geladeira na hora de fazer a maionese.

3. Maionese de ovo com gemas cozidas

Aprenda a preparar uma maionese que combina com churrasco, sanduíche, hambúrguer, salada de batata e mais. Os ingredientes necessários, aqui, são gemas de ovos cozidas, gemas de ovos cruas, vinagre, suco de limão, sal e óleo. Bom apetite!

4. Maionese verde de ovo

A maionese verde é tradicional em alguns lugares do país, mas, para outros, é um tanto quanto exótica. Entretanto, ela é muito gostosa, cremosa e simples de fazer. Você vai precisar de ovo, salsinha, cebolinha, óleo vegetal, alho, mostarda dijon, sal e pimenta-do-reino moída na hora.

5. Maionese verde de ovo com azeite

Ainda que você possa preparar sua maionese com liquidificador ou processador, o utensílio mais indicado é o mixer. Aqui, a mostarda e o limão são responsáveis por dar liga ao seu preparo e a dica é usar o óleo de canola combinado com o azeite para uma textura mais interessante. Se você gosta muito de salsinha e cebolinha, pode caprichar nas quantidades.

6. Maionese de ovo com azeite

Essa receita não leva óleo, já que o azeite substitui este ingrediente. Por esse motivo, o sabor da maionese fica mais puxado pro amargo. Ainda, o vinagre branco e o limão entram em cena para dar um toque especial e você vai utilizar apenas a gema do ovo no preparo.

7. Maionese de ovo com toque de mostarda

Em um liquidificador, coloque os ovos, o alho, a mostarda, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Comece a bater em velocidade baixa e vá acrescentando o óleo aos poucos até atingir a textura desejada. Teste essa receita na sua casa, não tem erro!

8. Maionese de ovo fit

Cremosa e com poucos carboidratos, essa maionese é perfeita para quem luta diariamente para manter uma alimentação com poucas calorias. Para fazê-la, você vai utilizar duas gemas de ovo cozidas e uma gema de ovo crua. Além disso, vai substituir o óleo pelo azeite de oliva e vai acrescentar mostarda dijon, margarina e limão para intensificar o sabor.

9. Maionese de ovo com wasabi

A dica, aqui, é preparar essa maionese na batedeira, ao invés de utilizar o mixer, o liquidificador ou o processador, facilitando o passo a passo. O ingrediente estrela da receita é o wasabi – aquele tempero em pasta muito utilizado na culinária japonesa.

10. Maionese de ovo com toque de pimenta-do-reino

Simples de fazer, essa receita demora cerca de 15 minutos para ficar pronta e rende aproximadamente 6 porções. É claro que é mais fácil seguir esse passo a passo com o auxílio de um liquidificador, mas você pode preparar a maionese na mão também. Por último, conserve o resultado por até três dias na geladeira.

11. Maionese de ovo feita com fouet

Dica: para cada gema de ovo utilizada, você consegue fazer meio litro de maionese seguindo essa receita. O primeiro segredo, aqui, é misturar a gema de ovo com mostarda, vinagre e sal. Depois, comece a adicionar óleo de girassol aos poucos em ponto de fio para começar a emulsão.

12. Maionese de ovo com azeitona

Num primeiro momento, essa receita parece bastante tradicional, já que leva óleo, sal e ovos. Entretanto, a ideia é incrementar a sua maionese com azeitona, milho verde e alho – esses ingredientes são usados para temperar e dar muito sabor à receita. Utilize um liquidificador para te ajudar no preparo.

Gostou? Então, amplie seu cardápio culinário com essas receitas de maionese de leite, de alho e de abacate. Seus almoços ficarão muito mais saborosos!

PARA VOCÊ