38 receitas de molho de macarrão para degustar com a família

Escrito por                          

O macarrão é uma das massas mais consumidas no Brasil e no mundo, já que além de delicioso, é um prato rápido e simples de fazer, tanto para o dia a dia e almoços e jantares em família, quanto para eventos especiais, como festas de aniversário em casa.

Além disso, o macarrão é indispensável na cozinha dos solteiros que moram sozinhos e também é sempre a primeira opção de comida a ser levada para uma viagem entre amigos. Porém, você pode fugir do básico e incrementar a sua massa com opções diferentes de molhos.

Confira abaixo receitas variadas de molho de macarrão e bom apetite!

Molhos com frutos do mar

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Molho de camarão e limão: se você é apaixonado por frutos do mar, esse fusili com molho de camarão e limão não vai te decepcionar. A quantidade dessa receita é adequada para servir três pessoas.

2. Molho de sardinha: o molho de sardinha é ideal para quem não tem disponibilidade de ficar muito tempo na cozinha, pois ele pode ser feito em apenas dez minutos, mesmo tempo em que você cozinha o macarrão. Apesar de não ser uma receita muito sofisticada, é simples e muito saborosa.

3. Molho de atum: o molho de atum também é simples e rápido de fazer. Nessa receita, ele acompanha a massa bavette, também conhecida como linguine. Para temperar, utilize salsinha, orégano e pimenta do reino.

4. Molho de camarão: essa receita de molho de camarão fica pronta em apenas 20 minutos e não deixa a desejar no quesito saboroso. Se você tem pouco tempo para cozinhar, a dica aqui é comprar os camarões já limpos, para poupar a parte chata de limpá-los.

5. Molho de tomate com camarões: o clássico molho de tomate com um punhado de camarões frescos é a pedida certa para acompanhar uma massa pretinha feita com tinta de lula (conhecida como nero di seppia). Experimente e comprove!

6. Molho de salmão cremoso: esse molho de salmão cremoso é fácil de fazer e ótimo para quem não é muito chegado no gosto acentuado de alguns peixes, pois ele é bem mais suave. Como peixe pede algum tipo de acidez no preparo, utilize o vinho branco, que torna a receita um pouco mais sofisticada.

Molhos brancos

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

7. Molho de requeijão: esse é o famoso molho preguiçoso e rápido, que pode facilmente substituir os macarrões instantâneos, como o Miojo, e matar aquela vontade de uma comidinha gostosa. Finalize com queijo parmesão para deixar ainda melhor!

8. Molho de creme de leite: o creme de leite é um dos ingredientes mais básicos e fáceis de utilizar em receitas de molhos, e também boa opção se você está com preguiça de preparar algo mais elaborado. Para ficar mais gostoso, coloque o macarrão para gratinar assim que terminar de misturar com o molho.

9. Molho Carbonara: esse molho carbonara foge um pouco da receita tradicional, que costuma ser preparada com natas, toucinho, pimenta preta e queijo pecorino, porém não deixa de ser tão gostoso quanto, além de mais fácil de fazer.

10. Molho com cogumelos: cogumelos são super saborosos e podem deixar seu macarrão ainda mais delicioso. Entre os ingredientes do molho, estão as amêndoas, que podem também ser substituídas por leite de aveia.

11. Molho branco light: o molho branco é um dos melhores e mais básicos para acompanhar uma boa massa, porém não podemos esquecer da sua fama de ser altamente calórico e gorduroso. Conheça essa receita de molho branco light e se delicie sem culpa!

12. Molho de limão siciliano: o molho de limão siciliano confere um sabor especial a qualquer tipo de massa, devido ao seu gosto azedinho e suave. Além disso, ele é ideal para consumir em dias quentes, pois é delicado e refrescante.

13. Molho de nozes: essa é mais uma receita bem prática e deliciosa, que é simples de fazer, saudável, e ainda foge de muitos molhos comuns usados no dia a dia. Para quem ama nozes, é um prato imperdível!

Molhos com carnes

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

14. Molho com filé mignon: esse molho pode ser considerado um dos mais simples para acompanhar um macarrão. Em vez do tradicional bolonhesa com carne moída, essa receita usa filé mignon cortadinho em pedaços pequenos, com bastante orégano e manjericão. Se quiser dar uma quebrada na acidez do molho de tomate, utilize creme de leite.

15. Molho de calabresa: uma boa alternativa para o molho bolonhesa é esse molho feito com linguiça calabresa, que além de ótimo para servir com o macarrão, também é delicioso para comer com um pãozinho.

16. Molho bolonhesa: apesar de tradicional e muito comum, não há quem dispense uma boa macarronada com molho bolonhesa, que combina um delicioso molho de tomate com carne moída.

17. Molho bolonhesa com creme de queijo: essa receita de macarrão de forno com molho bolonhesa e creme de queijo é pra ninguém no mundo botar defeito! Além de simples de fazer, é um molho mega cremoso e suave.

18. Molho de carne moída: apesar de chamarmos esse molho de bolonhesa, na verdade ele é apenas um molho de carne moída, pois o bolonhesa tradicional leva carne bovina e suína, além de outros ingredientes que não são usados nesta receita.

19. Molho shoyu com frango: para quem é fã de comida chinesa, esse molho de shoyu com frango é uma mão na roda. Para ficar ainda mais autêntico, faça com espaguete e acrescente vegetais como pimentão, brócolis, repolho e brotos de feijão.

20. Molho de frango cremoso: esse é um molho de frango cremoso gratinado ao forno que é de dar água na boca. Tempere o frango com limão, azeite, sal e pimenta para ficar ainda mais gostoso.

Molhos vermelhos

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

21. Molho funghi: se quiser uma receita de molho saborosa e rápida, essa é uma ótima opção. Se preferir, pode substituir o funghi por shiitake, mas o funghi continua sendo a melhor combinação para molhos vermelhos.

22. Molho de tomate pelado: apesar de ser mais caro que a polpa enlatada tradicional, o tomate pelado é indispensável para quem faz questão de um bom e simples molho de tomate. Vale a pena provar!

23. Molho de tomate caseiro: essa receita é do bom e velho molho de tomate caseiro, que é rápida, prática e muito saudável, com apenas 40 calorias. Para criar um molho mais especial, acrescente temperos como azeitonas ou ervas frescas.

24. Molho de tomate cremoso: esse é um molho de tomate bem incrementado. Ele leva pimentão vermelho em conserva e o toque de cremosidade fica por conta do cream cheese. E o melhor, você não vai gastar mais do que 30 minutos para fazer este prato!

25. Molho de tomate, cenoura, cebola e presunto: mais uma receita de macarrão fácil, saboroso e feito com ingredientes fáceis que sempre temos na geladeira. Ideal para quebrar galhos e matar a fome.

26. Molho de tomate e bacon: essa é mais uma boa opção de como incrementar o molho ao sugo básico fugindo do óbvio, como a carne moída. O bacon é essencial para dar aquele gostinho a mais!

Molhos com queijos

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

27. Molho de gorgonzola com alho poró: um pedaço de gorgonzola é o suficiente para dar uma bela incrementada em um prato de macarrão, em um molho que não leva nem dez minutos para fazer e mesmo assim fica digno de uma refeição elaborada. Na hora de servir, salpique sementinhas de mostarda e folhas frescas de manjericão.

28. Molho de queijo fácil: esse molho de queijo é fácil, rápido, delicioso e combina não só com macarrão como também com panqueca, carnes e frangos. Para um toque especial, coloque uma pitada de noz moscada.

29. Molho de gorgonzola: apesar de simples, essa receita de molho de gorgonzola oferece um quê de sofisticação ao prato de fettuccine. Se você não gosta muito do sabor forte deste queijo, pode substituir por outros como provolone e parmesão.

30. Molho de champignons e queijo: esse molho de champignons frescos e queijo é mais sofisticado e pode ser facilmente servido em jantares e eventos mais formais.

31. Molho de provolone: Este prato de macarrão ao molho de provolone e carne fica uma delícia e o molho gremolata dá um toque todo especial. Como a receita leva tomate e carne, o resultado final não fica enjoativo, pois ambos dão uma quebrada no provolone, fazendo com que o prato fique bem equilibrado.

Molhos veganos

Foto: Reprodução / Fru Fruta

Foto: Reprodução / Fru Fruta

32. Molho de leite de Castanha do Pará: que tal um macarrãozinho de pupunha 100% vegetal com molho branco sem leite animal, substituído por leite de castanha do pará? É um prato delicioso, saudável e nutritivo.

33. Molho de amendoim agridoce: inspirado na gastronomia asiática, esse molho leva leite de coco, que substitui o creme de leite, e manteiga de amendoim, que deixa a textura super cremosa. É uma mistura de temperos saudáveis que garante um sabor incrível!.

34. Molho de beterraba: esse molho é simples de fazer, nutritivo e lindo de ver. Sua receita leva beterraba, tomates, bastante cebola e alguns temperos, como pimenta e sal.

35. Molho bolonhesa de lentilha: essa é uma receita de molho bolonhesa vegano preparada com lentilhas, o que a torna extremamente saudável e saborosa. No lugar da páprica doce, você pode usar curry, orégano ou adicionar mostarda.

36. Molho cremoso de legumes: esse molho é um dos mais simples e práticos e ele pode ser preparado de diversas formas. Você pode utilizar qualquer legume disponível na geladeira ou, se preferir, fazer uma versão com carnes. A castanha-de-caju pode ser substituída por amêndoas, que também fica uma delícia!.

37. Molho de macadâmia: o molho cremoso feito com macadâmias é uma ótima opção para incrementar o macarrão de abobrinhas, tornando-o uma refeição completa, gostosa e saudável. Você pode inventar molhos diferentes usando temperos, ervas e legumes para fazer outras deliciosas combinações.

38. Molho de aveia: o molho branco com aveia e espinafre acompanha perfeitamente uma massa de macarrão básica. Coloque tomatinhos cereja para decorar e se delicie com esse prato econômico e saudável!.

São opções de molho fáceis, rápidas, nutritivas e com uma explosão de sabores. Escolha a sua receita preferida e faça para a família hoje mesmo!

PARA VOCÊ