30 receitas de patê gostosas para acompanhar seus pratos favoritos

O patê é uma ótima opção para acompanhar uma torradinha ou pães como entrada para qualquer refeição. Mas também se encaixa muito bem em um sanduíche mais elaborado e até mesmo com uma salada.

Publicidade

Essa pasta cremosa pode ser feita com carnes brancas e vermelhas, legumes, queijos e também com oleaginosas. As opções são para todos os gostos e bolsos. Para escolher a sua favorita, confira nossa lista.

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Patês de carne

1. Patê de atum

Patê de atum
  • Preparo: 20min

Essa versão de patê de atum leva pouquíssimo tempo para ser preparada, afinal, você só precisa misturar todos os ingredientes. Aqui, o atum é combinado com cebola, alcaparras, maionese, hortelã e limão.

Publicidade

2. Patê de carne moída

Patê de carne moída
  • Preparo: 20min

Essa receita leva mais tempo de preparo, já que é preciso fritar a carne antes de preparar o patê, embora não seja muito trabalhoso. Se você quiser, é possível substituir a carne a ser moída, como a acem ou o patinho, por exemplo.

3. Patê de frango

Patê de frango
  • Preparo: 5min

Essa é uma opção para aproveitar aquele frango assado ou cozido que sobrou de outra refeição. Mas, é claro, você também pode preparar um fresquinho especialmente para a pasta. Maionese, creme de leita, milho-verde, ketchup e mostarda completam o sabor.

4. Patê de frango fit simples

Patê de frango fit simples
  • Preparo: 10min

Se você quer uma opção bem saborosa, mas com um baixo teor calórico, que tal experimentar essa receita? Como o frango é rico em proteínas, essa é uma ótima opção para qualquer momento do seu dia.

5. Patê de presunto e mortadela

Patê de presunto e mortadela
  • Preparo: 10min

Uma receita com ingredientes de fácil acesso: presunto, mortadela, maionese e cheiro-verde. Seu preparo é simples e irá render um sabor interessante.

Publicidade

Patê de vegetais

6. Patê de cebola

Patê de cebola
  • Preparo: 125min

Essa é uma receita bem rápida e prática, já que a base é feita com creme de cebola, creme de leite e maionese. Por isso, o tempo na cozinha é curtinho e o sabor vale muito a pena!

7. Pasta de berinjela na airfryer

Pasta de berinjela na airfryer
  • Preparo: 30min

Se você está procurando uma pastinha cremosa para suas torradas, pães ou até mesmo para saborear com saladas, essa pode ser uma ótima opção. Além disso, o preparo é vapt-vupt.

8. Maionese de alho fácil

Maionese de alho fácil
  • Preparo: 20min

Para quem gosta de um sabor marcante, o alho é um ótimo ingrediente para ser usado como principal. Além de ser comido cru, também combina muito bem com um pãozinho que vai ao forno ou churrasqueira.

9. Patê de berinjela com ricota

Patê de berinjela com ricota
  • Preparo: 30min

Com berinjela e ricota é possível preparar esse patê super simples, prático e saboroso. A pastinha ainda tem um toque do queijo parmesão e dos temperos que dão um sabor especial.

10. Patê de azeitona preta

Patê de azeitona preta
  • Preparo: 10min

Azeitonas pretas também podem render uma pastinha muito saborosa. O maior trabalho que você terá para preparar essa receita será tirar os caroços, no mais, tudo é bem simples e rápido.

11. Maionese vegana de abacate com tahine

Maionese vegana de abacate com tahine
  • Preparo: 30min

Essa é uma opção de maionese vegana, ou seja, não utiliza ingredientes de origem animal. Além do ingrediente principal, o abacate, também existe um toque de tahine e temperos que completam o sabor.

Patês variados

12. Tahine

Tahine
  • Preparo: 20min

O tahine é uma pastinha de gergelim versátil, simples e supergostosa! Siga as dicas para prepará-lo e tenha um novo ingrediente para incrementar suas receitas!

13. Molho pesto

Molho pesto
  • Preparo: 10min

O molho pesto é um clássico da culinária. Essa versão pode ser preparada em poucos minutos, com apenas cinco ingredientes. Veja o preparo completo na receita!

14. Patê de ricota com cenoura

Patê de ricota com cenoura
  • Preparo: 10min

Nessa opção, a ricota é misturada com cenoura ralada, requeijão e outros temperos. Para o preparo só é preciso misturar todos os ingredientes e estará pronto para ser servido da maneira que você achar melhor.

15. Pesto de tomate seco

Pesto de tomate seco
  • Preparo: 5min

A combinação do parmesão com tomate seco é saboreada por diversos paladares, por isso, também ganhou uma versão em forma de molho pesto. O preparo é simples e é uma ótima opção para quem quer uma receita com uma consistência bem firminha.

16. Patê de ricota com ervas

Patê de ricota com ervas
  • Preparo: 20min

Essa receita é feita apenas com ricota, leite desnatado, azeite, pimenta e cheiro-verde. A dica é servir com torrada ou como recheio para sanduíches. É uma ótima opção para um lanchinho rápido, mas saboroso.

17. Homus rápido

Homus rápido
  • Preparo: 5min

Essa é uma opção vegana com um sabor super especial, pois, além do grão-de-bico, essa receita também tem o sabor da hortelã, que tem um toque refrescante, ideal para os dias mais quentes.

18. Patê de ricota com azeitona

Patê de ricota com azeitona
  • Preparo: 10min

Se você gosta da combinação de sabores mais suaves com ingredientes mais intensos na mesma garfada, que tal experimentar essa receita que une o sabor de ricota com o de azeitona? Veja o preparo completo na receita!

19. Homus de lentilha com couve-flor tostada

Homus de lentilha com couve-flor tostada
  • Preparo: 30min

Essa versão de homus conta com a lentilha e o grão-de-bico como ingredientes principais. O diferencial aqui está na couve-flor, que é disposta no fundo de um refratário, coberta com um creme e levada ao forno. Depois é só servir com o homus e se deliciar!

20. Homus de feijão fradinho

Homus de feijão fradinho
  • Preparo: 20min

Combinar feijão com tahine é uma ótima opção para um patê saudável. Além disso, essa é uma receita que não usa ingredientes de origem animal.

21. Requeijão caseiro simples

Requeijão caseiro simples
  • Preparo: 40min

Que tal fazer um requeijão sem precisar sair de casa? Nessa receita, confira o passo a passo para preparar um requeijão caseiro simples que irá te surpreender com seu sabor e consistência!

22. Homus de beterraba

Homus de beterraba
  • Preparo: 45min

Já pensou em preparar um homus cor de rosa? Então esse homus de beterraba com grão-de-bico é a opção ideal para você! Além de ter uma bela coloração, esse prato vai te surpreender no sabor. Experimente!

23. Pastinha de semente de abóbora

Pastinha de semente de abóbora
  • Preparo: 15min

Que tal preparar uma pastinha de semente de abóbora? Essa é uma receita super prática e rápida, pois, leva apenas 15 minutos para ficar pronta! Bata todos os ingredientes e sirva.

24. Molho pesto de alho-poró

Molho pesto de alho-poró
  • Preparo: 15min

Se você gosta de evitar desperdícios, que tal experimentar essa receita? Se preferir, você pode utilizar tanto a parte branca do alho-poró quanto a verde, que dá outra cor e agrega sabor ao patê.

25. Pesto de pistache com gorgonzola

Pesto de pistache com gorgonzola
  • Preparo: 30min

O gorgonzola é um queijo de sabor marcante, por isso, nessa receita ele é misturado com o pistache. Além desses dois ingredientes, você só vai precisar de parmesão, azeite e temperos para finalizar seu patê.

26. Homus de batata-doce

Homus de batata-doce
  • Preparo: 55min

Que tal preparar um homus para servir com torradas durante o lanchinho da tarde ou um happy hour com os amigos? Essa versão leva batata-doce como um dos ingredientes principais dessa receita, dando um sabor levemente adocicado ao prato.

27. Requeijão de castanha-de-caju

Requeijão de castanha-de-caju
  • Preparo: 30min

Quer preparar um requeijão caseiro sem utilizar ingredientes de origem animal? É só seguir o preparo dessa receita de requeijão de castanha-de-caju e se deliciar com o resultado!

28. Homus refrescante

Homus refrescante
  • Preparo: 5min

Essa receita de homus refrescante é clássica e leva o grão-de-bico como principal ingrediente. Siga a receita e tenha uma pastinha refrescante e deliciosa para todas as refeições do seu dia!

29. Creme de ricota com tomate confit

Creme de ricota com tomate confit
  • Preparo: 30min

Esse creme de ricota com tomate confit também pode cair muito bem com uma torradinha, sanduíche e até como molho para macarrão. Siga o modo de preparo e aproveite esse prato de várias formas!

Como se encaixa em diferentes refeições, o patê é um alimento muito versátil e que pode gerar combinações muito gostosas. Além disso, normalmente o preparo é super simples.