24 receitas de molho que deixarão sua salada maravilhosa

Por
Atualizado em 27.08.21

Um molho para salada pode fazer grande diferença nas suas refeições. Não é novidade que é muito importante comer verduras e legumes nas principais refeições do dia, e em grandes quantidades. Por isso, é importante inovar no sabor.

Publicidade

Com apenas alguns ingredientes é possível criar sabores muito interessantes que podem ser combinados com os diversos alimentos que você pode escolher para preparar um prato bem colorido e saudável. Por isso, é importante ficar atento ao resultado que você procura ao preparar os molhos.

Usando a criatividade e conhecendo as opções que apresentamos na lista a seguir, você pode variar o sabor de suas refeições.

Molho para salada verde

1. Molho de alho: aqui você tem três opções de molhos com alho deliciosos. O preparo é bem simples e o molho vai dar um toque especial à sua salada.

2. Molho refrescante: quem tem o papel de deixar esse molho refrescante é a hortelã. A textura é cremosa devido ao uso de iogurte. Use a versão desnatada para uma opção mais saudável.

Publicidade

3. Molho de hortelã: essa é uma receita que combina com uma salada de folhar verdes ou até mesmo tomate e cebolas. Você também pode inovar nas combinações.

4. Molho de aipo: também conhecido como salsão, o aipo é uma planta aromática comestível que pode gerar diversos benefícios ao seu corpo, como auxiliar a digestão e prevenir contra infecções.

5. Molho pesto: essa é outra receita que tem o manjericão como destaque, porém você também vai precisar de nozes, queijo parmesão, azeite e pimenta.

Publicidade

6. Molho cremoso de ervas: misturar diferentes ervas verdes pode ser uma boa opção para inovar o sabor de suas saladas. As escolhidas para essa receita foram de salsa, cebolinha, alecrim, orégano e manjericão.

7. Molho de gergelim com hortelã: essa é uma receita que requer o auxílio de um liquidificador, mas o preparo é bem simples e rápido. Tahine e laranja também são usados para completar o sabor.

Molho para salada amarelo

8. Molho de maracujá: esse é um molho que mescla doce e azedo. Além do maracujá, você vai precisar de mel, azeite, água, sal e pimenta para o preparo, que é bem rápido. As sementes da fruta darão um toque crocante à sua salada.

9. Molho cremoso com gengibre: o gengibre é um ingrediente que quando consumido gera diversos benefícios ao corpo, como: relaxar o sistema gastrointestinal, acelerar o metabolismo e anti-inflamatório.

10. Molho de mostarda e mel: esse é um sabor bem conhecido e tem muitos fãs. Além de ser muito apreciado, tem um preparo muito simples e que pode mudar o gosto da sua salada.

11. Molho de mostarda: para preparar esse molho, você precisa apenas misturar mostarda, cebolinha, água, alho, manjericão, azeite e vinagre de maçã.

12. Molho francês: esse é um molho que tem como ingredientes principais o vinagre branco, azeite e mostarda dijon. Também é conhecido como vinagrete francês.

13. Molho de curry: essa é uma opção muito utilizada na cozinha indiana. É uma boa sugestão para conhecer um sabor que é muito comum em uma cultura diferente e inovar nos seus pratos.

14. Molho de cúrcuma: cúrcuma, ou açafrão como também é conhecida, é o tempero que dá cor, sabor e coloração ao molho. É um alimento antioxidante e anti-inflamatório.

Publicidade

15. Molho com mel e gergelim: misturando apenas cinco ingredientes, é possível ter um molho pronto em pouquíssimos minutos. Você vai precisar de mel, azeite, gergelim, mostarda e vinagre.

16. Molho de laranja: para quem procurar dar um gosto adocicado à salada, o molho de laranja pode ser uma boa opção. Além da laranja, você vai usar castanha de caju, cebola, limão, azeite e sal.

Molho para salada com iogurte

17. Molho de iogurte com pepino: além de iogurte e pepino, você também vai precisar de endro (ou diil), alho, limão e azeite para preparar essa receita. O sabor mescla uma toque refrescante com ardido.

18. Molho de iogurte light: o segredo para que seu molho seja leve é usar iogurte natural desnatado. Além dele, você só vai precisar de temperos para completar o sabor.

19. Molho de iogurte e mel: para quem gosta de saladas com um toque adocicado, acrescentar um molho com mel pode ser uma boa pedida. O preparo é bem rápido e simples.

20. Molho de iogurte e manjericão: o manjericão é um ingrediente muito usado para o preparo de molhos, como o pesto, por exemplo. Se você busca uma opção mais suave, a mistura com o iogurte pode ser uma boa opção.

21. Molho de iogurte simples: misturar iogurte, limão, adoçante e salsinha é o que você precisa fazer para ter um molho simples e saboroso.

22. Molho de iogurte com laranja: está procurando um molho leve, suave e com um toque cítrico? Essa pode ser a opção certa para você. Toques de mostarda e pimenta completam o sabor.

23. Molho de iogurte com hortelã: esse é um molho com preparo fácil e sabor refrescante e aromático. É uma ótima opção para uma salada tropical.

Publicidade

24. Molho de iogurte: misturado com alguns temperos, o iogurte natural pode ter um sabor novo e também dar uma nova cara à sua salada do dia a dia. Melhor ainda se o preparo for simples, como é o caso dessa receita.

Para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada, saladas fazem parte do cardápio. Para não cair na rotina, acrescente molho às suas receitas e se delicie.