15 receitas de molho para peixe que vão enriquecer o sabor da carne

Escrito por                          

Inserir peixe na alimentação tem se tornado um hábito na vida de muitas pessoas, especialmente por quem adotou um estilo mais saudável. Para acompanhar, uma ótima ideia é fazer um molho para peixe delicioso, que promete aprimorar ainda mais o prato.

Além de leves e saudáveis, as receitas a seguir são muito saborosas e úteis tanto para pratos do dia a dia como para aqueles mais elaborados. Basta escolher a que mais te agrada e ir pra cozinha agora mesmo prepará-la!

1. Molho de salsa e limão

iStock

Esse molho é altamente refrescante e combina bastante com o sabor sutil do peixe. Não há produção mais simples: é só bater no liquidificador salsinha, azeite, limão, sal e temperos a gosto. Em menos de 5 minutos você dá um “up” na sua receita.

2. Molho de coco e alho-poró

Bem diferente dos molhos que utilizam leite de coco, esse aqui tem um sabor especial por conta do alho-poró. O último ingrediente, além de delicioso, se destaca pelos altos valores nutricionais e teor de fibras. Acrescido em pratos quentes, o resultado é uma explosão de sabor. E o melhor: o preparo é bastante simples!

3. Molho de leite de coco clássico

iStock

Com a carne do peixe já temperada, você deve fritá-la com alho e cebola. Na sequência, acrescenta tomate, pimentão e leite de coco e mexa por 5 minutinhos. Pronto! Há praticidade maior?

4. Molho tártaro especial

Um dos mais tradicionais e conhecidos, o molho tártaro é feito basicamente com maionese e alguns ingredientes extras, como alcaparras, limão, cebola, salsa e até picles. É ideal para ser consumido com peixe frito.

5. Molho de dill

Dill é uma planta oriunda do Oriente Médio que é também conhecida como endro. Combina perfeitamente com peixes, marinados, batatas e sopas, mas é preciso que as folhas estejam frescas para realçar o sabor. Para fazer esse molho, é só fritar cebola e alho-poró com manteiga, adicionar creme de leite e bater no mixer. Ao final, misture com dill picado. O sabor desse molho é muito diferenciado!

6. Molho de camarão cremoso

Ideal para quem quer dar um toque mais sofisticado ao peixe, o molho de camarão é uma ótima ideia para inserir esse fruto do mar ao prato. Além de ter um sabor delicioso, a receita é bem simples de ser feita.

7. Molho de leite de coco com gengibre e capim-limão

A mistura de sabores desse molho é indescritível. Já imaginou misturar, em uma só receita, gengibre, alho, capim-limão e, para finalizar, leite de coco? Diferente, né? Só fazendo para entender essa delícia!

8. Molho de sidra

Esse molho vem para mudar o sabor ou transformar uma carne “sem graça” em um prato suculento. A sidra precisa ser a seca para o sabor ser mais marcante. Ao final do processo, é preciso passar o molho num coador ou peneira fina. O resultado? Incrível!

9. Molho de mostarda e mel

Para os amantes de receitas agridoces, essa não poderia ficar de fora. A mistura de mostarda e mel já é bastante conhecida e é bem versátil com vários tipos de carne. No peixe não poderia ser diferente!

10. Molho al limone

Esse molho além de muito prático é delicioso, especialmente por ter uma consistência cremosa e trazer um gostinho cítrico. Os ingredientes utilizados são limão, creme de leite, sal e pimenta-do-reino. Prático, né? Mas o sabor é complexo até de explicar. Além do peixe, a receita casa perfeitamente com uma massa ou salada.

11. Molho de limão e gengibre

A mistura de gengibre e cravo traz um gosto mais ousado para o prato, então, quem gosta de uma alimentação tradicional talvez pode estranhar a receita. Tempere o peixe sutilmente, já que o molho acaba ficando mais forte e é o responsável por trazer sabor à carne.

12. Molho de pimenta e azeite

Pil pil é o nome de um molho oriundo da cozinha basca, feito basicamente com azeite e a gordura do bacalhau. A ideia é fazê-lo em uma caçarola, e o termo vem justamente do movimento giratório que ela realiza enquanto o molho de azeite se emulsiona nas suas proteínas. Atualmente, a receita é feita em uma panela tradicional e, além desses ingredientes, utiliza-se ervas e pimenta.

13. Molho de mostarda temperada

Nessa receita, utiliza-se como base uma mostarda feita à base de chimichurri. O legal é que ela é bem mais temperada e saborosa do que as convencionais, mas nada te impede de fazer como a que você já conhece. Depois de pronto, é só despejar em cima do peixe.

14. Molho de manteiga apimentada

Quem ama pratos apimentados, corra fazer essa receita agora mesmo. Além de picante, esse molho é bem cremoso e suculento por conta da manteiga, que é o ingrediente principal da produção. Delícia maior não há!

15. Molho hollandaise

Essa produção é um pouco mais difícil de fazer, mas vale cada tempo gasto. O molho holandês transforma uma simples receita em um prato altamente sofisticado. A base é uma manteiga feita artesanalmente, mas para evitar trabalho, é possível já comprar aquela conhecida como ghee. O resultado é o mesmo: delicioso.

E aí, qual das receitas foi a sua preferida? Se você adora frutos do mar, confira essas receitas de camarão ao molho branco e se surpreenda com o sabor e contraste das texturas apresentadas.

PARA VOCÊ