Molho alfredo

Molho alfredo

Testada por Carlos Lopes publicada em 27/09/2024
250 ml
20min
Avalie agora!

Combina com carnes, legumes assados e, é claro, massas em geral! O molho alfredo tem o sabor e o aroma fresco do parmesão. Apesar de prático, o parmesão de pacotinho não deixa o preparo tão gostoso quanto o ralado na hora. Você também pode fazer os clássicos penne ou fettuccine e servir com carnes empanadas. Não tem quem resista!

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

10min
tempo de preparo
15min
tempo de fogo/forno
  1. ingredientes reunidos para fazer molho alfredo

    Receiteria

    Enquanto prepara o molho, se quiser, deixe um macarrão de sua preferência (utilizamos o fettuccine) cozinhando ao lado para eles ficarem prontos simultaneamente. Junte os ingredientes e venha aprender a fazer;
  2. tigela com queijo parmesão ralado

    Receiteria

    Quando for começar a preparar o molho, pegue o pedaço de parmesão e rale na hora em uma tigela. Reserve ao lado da panela;
  3. panela com manteiga derretendo

    Receiteria

    Em uma panela média, em fogo baixo, derreta a manteiga. Utilize um batedor de arame (fouet) para mexer e evitar que ela queime;
  4. panela com todos os ingredientes do molho alfredo

    Receiteria

    Adicione o creme de leite fresco e o parmesão ralado. Enquanto cozinha em fogo baixo, mexa com o fouet até o molho encorpar e começar mostrar o fundo da panela. Se passar do ponto, coloque um pouquinho da água do cozimento do macarrão ou mais creme de leite;
  5. panela com molho alfredo pronto

    Receiteria

    Tempere com pimenta-do-reino e sal, mas tenha cuidado, pois o queijo já é salgado. Prove e veja se está ao seu gosto;
  6. prato com macarrão fettuccine e molho alfredo

    Receiteria

    Pegue o macarrão cozido com 1 minuto antes de ficar al dente e coloque na panela com o molho. Misture bem até ele se envolver completamente. Sirva imediatamente e aproveite!

Publicidade

anote aí...

Uma dica para deixar o seu molho alfredo ainda mais delicioso: adicione um dente de alho picadinho/amassado para dourar na manteiga. Na hora de servir, vale finalizar o preparo com cebolinha fresca picada – além de trazer um toque de frescor, deixa a apresentação um charme.

Após juntar a massa e o molho, se achar necessário, adicione um pouquinho da água do cozimento do macarrão – isso ajudará o molho a ficar um pouco mais líquido. Além disso, essa água possui bastante amido, o que facilita a junção do molho ao macarrão.

Experimente usar o molho alfredo para montar uma lasanha. Como possui uma boa cremosidade, ele não vai interferir na estrutura da massa. Combina muito com um recheio de frango desfiado, ou presunto e queijo.

Se você, assim como a gente, ama massas, aproveite para conferir nossa seleção de receitas de molho de macarrão. Há muitas opções, como bolonhesa, bechamel, pesto e outros.

Carlos Lopes
feito com por

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.

minhas receitas instagram

veja mais receitas

Molho

Perguntas & Respostas

sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

avaliações


Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!