Molho chimichurri

Molho chimichurri

Testada por Carlos Lopes atualizada em 02/08/2024
280 ml
10min
5.0 de 5 (2)

Ninguém merece carne mal temperada. Porém, é muito fácil deixar seus preparos mais saborosos. O molho chimichurri é uma misturinha de ervas com vinagre de vinho tinto. Perfeito para churrascos, também vai muito bem com assados, frituras e, até mesmo, saladas.

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Uma bancada com os ingredientes separados.

    Receiteria

    Retire as sementes da pimenta dedo-de-moça para o molho não ficar muito picante. Se quiser pode substituir o dente de alho por alho desidratado (o sabor ficará menos intenso). Também pode usar pimenta calabresa ou pimenta-do-reino a gosto;
  2. Uma panela contendo salmoura.

    Receiteria

    Inicie preparando a salmoura. Em uma panela pequena, coloque a água e o sal grosso. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até levantar fervura. Transfira para um recipiente e espere esfriar;
  3. Três recipientes contendo salsinhas picadas, pimenta-dedo-de-moça picada e alho picado.

    Receiteria

    Enquanto isso, lave, seque e pique as folhas de salsinha finamente. Lave e corte as pimentas dedo-de-moça sem sementes em cubinhos pequenos. Descasque os dentes de alho e pique-os em pedaços bem pequenos (ou rale);
  4. Uma tigela contendo molho chimichurri.

    Receiteria

    Quando a salmoura esfriar, adicione a salsinha, as pimentas, os dentes de alho, o orégano, o vinagre e o azeite. Misture bem e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 1 hora antes de consumir;
  5. Um recipiente contendo molho chimichurri.

    Receiteria

    Quanto mais tempo descansar na geladeira, mais gostoso o chimichurri ficará. Dica: prepare no dia anterior;

informações nutricionais (a cada 100g)

17 calorias
1g proteínas
16.4g gorduras
4g carboidratos
Informações nutricionais

Cada porção: 100g

Calorias: 17

Gorduras totais 16.4g 21.0%
Gorduras saturadas 2.5g 12.5%
Sódio 35mg 1.5%
Carboidratos 4g 1.5%
Fibras 2g 7.1%
Colesterol 0g 0%
Açúcares totais 1g 0
Proteínas 1g 2%
Vitamina C 39.1mg 43.4%
Cálcio 5mg 0.4%
Ferro 19.9mg 110.6%
Potássio 25mg 0.6%

* Os valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades calóricas.

** As informações nutricionais não estão disponíveis para todos os ingredientes. A quantidade é baseada nos dados nutricionais disponíveis.

(-) Informações não estão disponíveis atualmente para este nutriente. Se você segue uma dieta com restrições médicas, consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo pessoal.

Publicidade

anote aí...

Se você gosta de molho picante, não retire todas as sementes da pimenta-dedo-de-moça. Além dos temperos indicados, é possível acrescentar páprica doce ou picante, cebolinha, tomilho, alecrim ou manjericão. O segredo está em deixar tudo bem picadinho, com tamanho uniforme. Evite colocar grandes quantidades de ingredientes que possuem sabores intensos, como alecrim, pois pode impregnar o chimichurri e apagar as outras ervas.

Optamos por um chimichurri fresco, perfeito para marinadas, molho de imersão, churrascos, assados ou frituras. Usamos medidas que equilibram a acidez do vinagre com a suavidade do azeite, resultando em um molho que traz frescor e personalidade para suas receitas. Em algumas releituras, o preparo leva apenas temperos secos ou desidratados, aumentando o tempo de conservação.

Se armazenado corretamente, em um pote esterilizado e com fechamento hermético, o chimichurri fresco conserva até 15 dias na geladeira. Já o preparo desidratado pode ficar até 30 dias. A verdade é que vai acabar rapidinho! Dica: no churrasco, disponibilize diversas opções de molhos, como de pimenta, mostarda, barbecue, rosé ou mostarda com mel. O molho de alho também fica uma delícia.

Carlos Lopes
feito com por

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.

minhas receitas instagram

veja mais receitas

Molho

Perguntas & Respostas

Posso substituir o vinagre de vinho tinto?

Avatar Juliana em 05/08/2024

O vinagre de vinho tinto traz a cor roxa característica do chimichurri argentino. Seu sabor adocicado e suave equilibra o molho. É possível substituir por vinagre de maçã, branco de arroz ou outro de sua preferência. Também pode ser substituído por suco de limão.

Avatar Carlos Lopes em 06/08/2024

Achei útil

Como conversar chimichurri seco?

Avatar Luciana em 25/07/2024

Você pode fazer um mix de temperos desidratados (cebolinha, alho, cebola, salsinha, pimenta calabresa etc). Misture bem, guarde em potes bem vendados e conserve em locais arejados. Para usar, hidrate com salmoura, vinagre e azeite (como orientado na receita)

Avatar Carlos Lopes em 06/08/2024

Achei útil

Qual a origem do chimichurri?

Avatar Paula em 23/07/2024

O chimichurri é um molho tradicional do Uruguai e da Argentina, muito usado em churrascos: para marinar, regar enquanto assa e finalizar o prato. A principal característica do preparo é misturar temperos e especiarias.

Avatar Carlos Lopes em 06/08/2024

Achei útil

sua nota

sua avaliação


Foto da receita
A imagem deve ser em formato PNG, JPG ou JPEG e ter no máximo 30MB

5.0 de 5 (2 avaliações)

5 estrelas
0
4 estrelas
0
3 estrelas
0
2 estrelas
0
1 estrela
0

avaliações

filtrar ordenar

Avatar Joselia Xavier

26/05/2024

muito sabor

Uma delícia. Eu gosto muito no pão!

Achei útil

Avatar ALTAIR DA SILVA

13/01/2024

muito sabor sensacional

ficou uma delicia, obrigado

Achei útil