Molho chimichurri

Molho chimichurri

Feito com por Carlos Lopes 280 ml 10min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Uma bancada com os ingredientes separados.

    Receiteria

    Retire as sementes da pimenta dedo-de-moça para o molho não ficar muito picante. Se quiser pode substituir o dente de alho por alho desidratado (o sabor ficará menos intenso). Também pode usar pimenta calabresa ou pimenta-do-reino a gosto;
  2. Uma panela contendo salmoura.

    Receiteria

    Inicie preparando a salmoura. Em uma panela pequena, coloque a água e o sal grosso. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até levantar fervura. Transfira para um recipiente e espere esfriar;
  3. Três recipientes contendo salsinhas picadas, pimenta-dedo-de-moça picada e alho picado.

    Receiteria

    Enquanto isso, lave, seque e pique as folhas de salsinha finamente. Lave e corte as pimentas dedo-de-moça sem sementes em cubinhos pequenos. Descasque os dentes de alho e pique-os em pedaços bem pequenos (ou rale);
  4. Uma tigela contendo molho chimichurri.

    Receiteria

    Quando a salmoura esfriar, adicione a salsinha, as pimentas, os dentes de alho, o orégano, o vinagre e o azeite. Misture bem e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 1 hora antes de consumir;
  5. Um recipiente contendo molho chimichurri.

    Receiteria

    Quanto mais tempo descansar na geladeira, mais gostoso o chimichurri ficará. Dica: prepare no dia anterior;
Carlos Lopes
receita aprovada por

Carlos Lopes

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.

ver minhas receitas

Publicidade

dúvidas sobre Molho chimichurri

1

Qual a origem do chimichurri?

O chimichurri é um molho tradicional do Uruguai e da Argentina, muito usado em churrascos: para marinar, regar enquanto assa e finalizar o prato. A principal característica do preparo é misturar temperos e especiarias.

2

Posso substituir o vinagre de vinho tinto?

O vinagre de vinho tinto traz a cor roxa característica do chimichurri argentino. Seu sabor adocicado e suave equilibra o molho. É possível substituir por vinagre de maçã, branco de arroz ou outro de sua preferência. Também pode ser substituído por suco de limão.

3

Como conversar chimichurri seco?

Você pode fazer um mix de temperos desidratados (cebolinha, alho, cebola, salsinha, pimenta calabresa etc). Misture bem, guarde em potes bem vendados e conserve em locais arejados. Para usar, hidrate com salmoura, vinagre e azeite (como orientado na receita)

dicas do receiteria

Se você gosta de molho picante, não retire todas as sementes da pimenta-dedo-de-moça. Além dos temperos indicados, é possível acrescentar páprica doce ou picante, cebolinha, tomilho, alecrim ou manjericão. O segredo está em deixar tudo bem picadinho, com tamanho uniforme. Evite colocar grandes quantidades de ingredientes que possuem sabores intensos, como alecrim, pois pode impregnar o chimichurri e apagar as outras ervas.

Optamos por um chimichurri fresco, perfeito para marinadas, molho de imersão, churrascos, assados ou frituras. Usamos medidas que equilibram a acidez do vinagre com a suavidade do azeite, resultando em um molho que traz frescor e personalidade para suas receitas. Em algumas releituras, o preparo leva apenas temperos secos ou desidratados, aumentando o tempo de conservação.

Se armazenado corretamente, em um pote esterilizado e com fechamento hermético, o chimichurri fresco conserva até 15 dias na geladeira. Já o preparo desidratado pode ficar até 30 dias. A verdade é que vai acabar rapidinho! Dica: no churrasco, disponibilize diversas opções de molhos, como de pimenta, mostarda, barbecue, rosé ou mostarda com mel. O molho de alho também fica uma delícia.

veja mais receitas

Molho

comentários

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ALTAIR DA SILVA

ficou uma delicia, obrigado

Joselia Xavier

Uma delícia. Eu gosto muito no pão!