Como fazer quentão: uma bebida para aquecer os seus dias frios

Por
Atualizado em 10.06.20

Caiu a temperatura aí na sua cidade e tudo o que você quer é saborear uma bebida gostosa e muito quentinha? Então, confira estas dicas bem legais de como fazer quentão aí na sua casa que são um afago no coração!

Publicidade

Como fazer quentão

Receiteria

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de gengibre em rodelas
  • 1 colher de chá de cravo
  • 1 l de água
  • 1/2 l de cachaça, pinga ou aguardente
  • Canela em pau

Como fazer

  1. Em uma panela, coloque o açúcar e, em fogo baixo, mexa até caramelizar;
  2. Acrescente o gengibre, o cravo, a canela e misture bem;
  3. Em seguida, despeje a água e deixe cozinhar em fogo médio até levantar fervura;
  4. Tampe e deixe ferver por vinte minutos;
  5. Passado este tempo, coloque a cachaça, tampe e ferva por mais cinco minutos;
  6. Está pronto!

Muito simples, não é mesmo? Lembre-se que é importante caramelizar o açúcar em fogo baixo. Assim você ele não queimará e ficará com um sabor supergostoso. Invista também nas especiarias!

Outras formas de fazer quentão

Sentiu falta de outros sabores e outros tipos de bebidas? Então, confira as outras versões de quentão a seguir, escolha a sua preferida e corra para a cozinha para testar!

Quentão com raspas de limão

O preparo desta delícia é muito parecido com aquele da primeira versão. Você só precisa caramelizar o açúcar e acrescentar as especiarias. Depois, ferva bem com água, mas atenção: o tempo de cozimento é um pouco diferente. Então, assista ao vídeo para saber todas as dicas e etapas certinhas!

Publicidade

Quentão com laranja e limão

Uma combinação para lá de gostosa, a laranja com limão também é ótima para quem está resfriado ou precisando repor vitaminas. Aqui, esta duplinha entra em cena e ajuda a saborizar ainda mais um quentão mega gostoso e diferente. Prepare aí na sua casa e deixe todo mundo bem quentinho.

Quentão com maçã

Publicidade

A maçã é uma frutinha que é a cara dos dias mais frios. Muito usada em receitas típicas do inverno, ela deixa tudo com um sabor e aroma incríveis e superdeliciosos. Se você quiser deixar a sua bebida com aquele gosto maravilhoso desta fruta, então, invista nesta opção!

Quentão de vinho

Quem prefere o quentão com vinho, vai amar esta versão. Muito saborosa e com aquele cheirinho delicioso, ela é ótima para servir naquela reunião com os amigos em um dia mais friozinho. Lembre-se: é importante deixar a água infusionar para pegar bem o sabor das especiarias, ok?

Quentão de vinho e cachaça

Para não dar briga e agradar todos os gostos, você pode apostar nesta versão maravilhosa feita com vinho e cachaça. O modo de preparo é bem simples e fácil: você só precisa ferver tudo muito bem até liberar os aromas. Dica: assista ao vídeo até o final, pois ele traz um incremento para a bebida simplesmente incrível!

Quentinhas e muito gostosas, estas opções de quentão vão aquecer o estômago e o coração de todo mundo que experimentar! Para mais bebidas ótimas para os dias frios, confira estas opções de chocolate quente cremoso.