Como fazer roux para engrossar a textura dos seus pratos sem Maizena

Por                                
Em 28.02.21

O roux é uma pasta clássica da culinária francesa usada como espessante. Composto por manteiga e farinha de trigo, ele pode ser usado para engrossar a textura de molhos, sopas e caldos. Quer aprender como fazê-lo e também como usá-lo em receitas? Então é só seguir a leitura!

Índice do conteúdo:

Como fazer roux

iStock

Ingredientes

  • 100 g de manteiga
  • 100 g de farinha de trigo

Como fazer

  1. Leve uma panela ao fogo médio. Acrescente a manteiga e espere derreter;
  2. Adicione a farinha e mexa com um fouet até a textura engrossar;
  3. Na hora de desligar o fogo, você pode escolher entre três colorações: clara, dourada ou marrom.

Enquanto o roux ainda estiver no ponto claro, ele é perfeito para um molho bechamel. Já dourado, cai bem para encorpar molhos de tomate. Por fim, o marrom combina muito com molhos de carne. Uma dica: quanto mais claro, mais espessante e quanto mais escuro, mais sabor ele tem.

Publicidade

Receitas com roux

Agora, veja cinco preparos diferentes em que você pode usar o roux para aquela textura irresistível:

Molho bechamel

Um clássico feito com roux, o molho bechamel também é conhecido como molho branco. Aqui, ele é feito com manteiga, farinha de trigo, leite, sal e noz-moscada. São ingredientes simples, mas que formam um sabor incrível. Assim, fica fácil deixar seus pratos mais gostosos.

Molho de queijo

Nessa receita, o roux é usado para dar mais textura para um creme de queijo. Para isso, além da manteiga e da farinha de trigo, leva leite, queijo provolone, queijo prato, corante alimentício em gel e, se necessário, sal. Caso você queira, também é possível usar outros queijos de sua preferência.

Molho roti

Publicidade

Nessa receita, o roux é incrementado com a gordura de uma forma em que picanha foi assada com cebola, água e vinho branco. Como ele é peneirado, a textura fica bem lisa e o gostinho de carne fica bem marcante.

Molho espanhol

A primeira etapa dessa receita é fazer o roux. Depois, manteiga clarificada, cebola, cenoura e salsão vão para outra panela. Extrato de tomate, fundo escuro, roux e sachê de temperos também vão para a panela com legumes. Depois de um cozimento de meia hora, é só remover o sachê e coar o molho.

Chocolate quente

Chocolate quente com roux? É isso mesmo! Essa é uma receita perfeita para quem quer uma bebida para lá de caprichada. Gostou? Então anote os ingredientes necessários: manteiga sem sal, farinha de trigo, leite, cacau em pó 100%, açúcar, essência de baunilha, pimenta-da-jamaica, sal e whisky.

Viu só como o roux é versátil? Ele pode ser usado até mesmo em receitas doces! Para conhecer mais da culinária francesa, aprenda como fazer o bouquet garni, que vai deixar seus pratos muito mais aromatizados.