Como fazer vinagre de maçã: uma maneira caseira de incrível

Escrito por    
Em 29.04.20

Queridinho do momento, o vinagre de maçã é um produtor alimentar que pode ser usado no preparo de diversos pratos, em especial saladas. Cheio de propriedades e benefícios para a nossa saúde, ele é uma ótima opção para se ter na cozinha. Melhor ainda se ele for 100% natural e caseiro!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Benefícios do vinagre de maçã

Muito além de temperar as comidas, o vinagre de maçã tem propriedades que são ótimas para a nossa saúde e até para questões estéticas, como cabelo e pele. Confira algumas dicas que separamos para você!

  • Rico em pectina o vinagre de maçã ajuda a promover a saciedade por mais tempo, inibe a ação de enzimas responsáveis pela digestão de carboidratos o que reduz a proporção de açúcar no sangue. Ele também atua como antioxidante e anti-inflamatório.
  • Este tipo de vinagre ainda pode ser usado no cabelo, pois ele ajuda a fechar as cutículas capilares, mantendo toda a umidade da hidratação. Ele é ótimo para quem sofre de oleosidade promovendo o brilho, a maciez e ainda recuperando os fios danificados.
  • Já para o rosto, o vinagre pode nutrir, limpar, atenuar a acne, fechar os poros, controlar a oleosidade e manter a pele bem suave.
  • Quando tomado em jejum, o vinagre de maçã ajuda a combater o colesterol, fortalece o sistema imunológico, dá mais energia ao corpo e além de promover uma boa desintoxicação.
  • Uma combinação poderosa, o mel com vinagre de maçã têm ótimas ações dos seus compostos ativos. Com propriedades que permitem prevenir e tratar infeções, a duplinha é um potente anti-inflamatório, antioxidante e antibiótico

Como você viu, o vinagre de maçã traz diversos benefícios para o dia a dia. Você só precisa tomar cuidado com os excessos. Afinal, nada em uma dosagem exagerada é bom para o organismo!

Como fazer vinagre de maçã

iStock

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • 1 kg de maçã
  • 1 l de água filtrada ou mineral

Passo a passo

  1. Lave, pique as maçãs em cubinhos e transfira para um pote de vidro bem limpo;
  2. Adicione o açúcar e a água, vede a abertura do pote com uma luva cirúrgica e faça um furo em um dos dedos. Isso vai fazer com que o gás liberado pela mistura escape;
  3. Armazene o pote em um lugar escuro e longe do calor por quarenta e cinco dias;
  4. Após este tempo, coe a mistura com o auxílio de um pano de algodão bem limpo e transfira o líquido novamente para o pote;
  5. Cubra com uma gaze e guarde por mais mais trinta dias;
  6. Coe, transfira para um recipiente com tampa e está pronto!

Muito fácil, não é mesmo? Você só precisa usar materiais bem limpinhos e ter um pouco de paciência, pois o processo é demorado. Agora que você já sabe preparar o seu próprio vinagre de maçã, que tal testar aí na sua casa?

Outras formas de fazer vinagre de maçã

Além da receita anterior, há outras formas de fazer um vinagre 100% natural e caseiro. Confira as dicas a seguir, escolha a sua preferida e corra já em direção à cozinha para testar!

1. Vinagre de maçã probiótico

Não se assuste com o nome! Probióticos são produtos alimentares que contêm micro-organismos vivos que trazem inúmeros benefícios à saúde. Para preparar um vinagre cheio de bactérias do bem, você precisa conhecer esta receita mega diferente e com o benefício de render bastante.

2. Vinagre de cascas de maçã

Continua após o anúncio

Para aproveitar toda a maçã e não jogar nada da fruta fora, você pode preparar um vinagre caseiro usando as cascas e as sementes. Você também vai precisar ter em mãos água filtrada sem cloro e açúcar mascavo. Siga o passo a passo certinho e tenha um produto caseiro incrível e de qualidade!

3. Vinagre de maçã aromatizado

Quer deixar o seu vinagre bem aromatizado e com um charme todo especial? Então, aposte nesta receita que leva ramo de manjericão, casca de laranja, alho e aniz estrelado! Coloque em um recipiente bem bonito e aproveite para presentear quem você ama ou vender.

Vinagre de maçã é um ingrediente tão simples que traz tantos benefícios! Para aproveitar tudo o que esta frutinha incrível tem a oferecer, confira estas receitas de suco de maçã!

PARA VOCÊ