50 receitas de saladas para churrasco que vão impressionar a todos

Escrito por    
Em 20.04.20

Quer preparar um churrasco de respeito? Então, confira receitas de saladas para churrasco que vão deixar seu evento ainda mais incrível e cheio de sabor.

Continua após o anúncio

As opções são diversas e você, sem dúvidas, vai encontrar pelo menos uma que te agrade. Seus convidados vão ficar impressionados!

Saladas de maionese

1. Salada de maionese rápida: fácil de preparar, essa receita leva apenas batata, seleta de legumes, milho, maionese, salsinha, mostarda, sal e pimenta. Alguns lugares conhecem a salada como Salada Russa, mas você pode chamá-la apenas de salada de maionese mesmo. Experimente!

2. Salada de maionese com ovos de codorna: receitas simples como esta fazem do seu churrasco um verdadeiro banquete. Para fazê-la, separe batatas, ovos de codorna, cebola, maionese, mostarda amarela, sal, pimenta e salsinha. O tempo de preparo é de 50 minutos.

3. Salada de batata com maionese caseira: batatas descascadas e cortadas em cubos, ovos, cebola roxa picada, salsinha picada, maionese caseira, alho picado, suco de limão, óleo de canola, sal e pimenta-do-reino são os itens que compõem essa receita de salada de maionese. Deixe o prato na geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir.

4. Salada de maionese com maçã: é uma delícia comer salada de maionese geladinha contrastando com o restante dos pratos. Ainda, aqui, o salgado dos legumes também entra em contraste com o doce da maçã, causando uma explosão de sabores ainda maior. Fique à vontade para acrescentar os legumes de sua preferência – cenoura, ervilha, chuchu e vagem são algumas sugestões.

5. Salada de maionese low carb: ainda que uma alimentação low carb não permita o consumo de batatas, ocasionalmente é possível pensar em uma solução para o problema. Aqui, você deve substituir a batata por couve-flor! Além disso, separe ovos, cebolinha, pimenta-do-reino, sal, creme de leite, azeite de oliva, limão e alho.

6. Salada de maionese com passas e maçã: se você gosta de uma salada fresquinha no almoço, essa receita é ideal. Cenouras, batatas, milho, ervilha, uva-passa, maçã, cebola, sal, maionese light e alface é tudo o que você precisa para reproduzir o preparo dessa salada.

7. Salada de maionese vegana: livre de leite e de ovos, essa receita de salada de batata é saudável e surpreendente. O prato é feito com três tipos de batata diferentes – a batata doce, a batata salsa e batata inglesa. Além disso, você vai precisar de tofu drenado, azeite de oliva extra virgem, mostarda dijon, suco de limão, alho, sal e cebolinha.

Continua após o anúncio

8. Salada de maionese com alho: para incrementar o sabor da sua receita, essa salada é feita com maionese caseira de alho e ovos cozidos ralados e temperados com azeite, sal negro, pimenta-do-reino e salsinha. Para a maionese, separe ovos, alho, mostarda, limão taiti, sal, pimenta-do-reino e óleo. Para a salada, batatas, ovos, limão siciliano, sal negro, pimenta-do-reino, azeite, cebolinha fresca e a maionese.

Saladas de folhas

9. Salada de folhas com laranja e amêndoas: prepare essa saladinha de folhas para acompanhar suas carnes assadas. Antes de começar, separe laranja, rúcula, agrião, cenoura ralada, broto de alfafa e amêndoas quebradas de maneira grosseira. Misture todos os ingredientes e experimente!

10. Salada de repolho roxo com iogurte grego: o frescor do iogurte é combinado com a textura do repolho, criando assim uma receita deliciosa e com um sabor surpreendente. Com repolho verde, repolho roxo, cenoura, cebolinha, limão, mel, mostarda, iogurte, sal e pimenta, você prepara essa receita em vinte minutos e serve quatro pessoas.

11. Salada de folhas com damasco: para preparar essa salada, você vai precisar de radicchi branco, radicchi vermelho, agrião escuro, agrião claro, alface, chicória, damascos, cranberries, uva-passa, mostarda, mel, vinagre de vinho de maçã, azeite, água, gengibre e sal. Já imaginou a riqueza de sabores dessa combinação?

12. Salada de folhas, manga e presunto de parma: anote os ingredientes da receita: alface romana, alface roxa, agrião rúcula, manga, sorvete de limão à base de água, presunto de parma, sementes de gergelim, sementes de girassol, shoyu, mel, cebolinha, gengibre e limão. Essa salada fica ainda melhor acompanhada de um bom espumante!

13. Salada de folhas com kani e gengibre: que tal preparar uma incrível salada de folhas com kani e um leve toque de gengibre? Essa opção é fresca, colorida, deliciosa e leve, e vai deixar todo mundo impressionado. Os ingredientes são alface americana, alface roxa, alface mimosa, tomates secos, azeitonas, kani, azeite de oliva, limão, água, sal e gengibre.

14. Salada de folhas com gengibre e vinagre balsâmico: saladas não precisam de muito para serem gostosas. Por exemplo, com um mix de folhas diversas, tomatinhos, gengibre, sal, pimenta, vinagre balsâmico e azeite de oliva, você prepara uma receitinha de respeito e com cara de sofisticada.

15. Salada de folhas e queijos com molho de mostarda: os ingredientes dessa salada são alface roxa, alface mimosa, rúcula, agrião, palmito, queijo brie, queijo parmesão ou pecorino e amêndoas laminadas. Para deixar tudo ainda mais especial, prepare um molho com mostarda amarela, mel, água gelada, pimenta moída e sal.

16. Salada de folhas e grão de bico: com ingredientes simples de texturas contrastantes, essa salada fica deliciosa e é perfeita para servir de entrada no seu almoço. Prepare o grão-de-bico com antecedência, adicione alface, agrião e tomates-cereja, incremente com cebola picadinha refogada no azeite e finalize com sal, azeite e temperos de sua preferência.

Continua após o anúncio

17. Salada de folhas e frutas: acrescentar frutas na salada, deixa o prato com mais graça, cor e personalidade. Aqui, você vai precisar de alface americana, tomate-uva, caqui, morangos e abacaxi. Tempere apenas com limão e sal ou com um molho que você goste.

18. Salada primavera: alface americana, alface crespa, tomates-cereja, palmito pupunha, manga, sal, azeite e orégano compõem a lista de ingredientes dessa receita. A sugestão, aqui, é misturar todos os ingredientes e temperar a gosto. Experimente!

19. Salada de folhas com manga e tomate seco: perfeita para uma refeição leve e saborosa, essa salada leva alface crespa, alface americana, alface roxa, tomates secos, manga, croutons e molho caseiro de mostarda e mel. Simples, mas deliciosa!

20. Salada de folhas verdes: misture todos os ingredientes – alface, rúcula, couve, almeirão, cebola e azeitona – e tempere com um molinho especial de sal, azeite e limão. Se quiser, você pode incluir outros temperos de sua preferência também.

21. Salada Caesar: a salada Caesar é bastante famosa e conquista facilmente pelo seu sabor. Essa versão do preparo leva alface romana, molho Caesar, croutons caseiros – feitos com pão de forma, azeite, orégano e sal -, maionese caseira, limão siciliano, anchova em conserva, parmesão, alho, mostarda dijon, azeite extra virgem, pimenta-do-reino e sal.

Saladas de vinagrete

22. Vinagrete simples: o truque para fazer um bom vinagrete está, na verdade, na quantidade de azeite usada, que deve ser bem maior que a de vinagre. Outro segredo é cortar a cebola em cubinhos pequenos e deixar marinando na geladeira por meia hora. Confira o passo a passo e os ingredientes dessa opção!

23. Vinagrete de couve-flor: essa saladinha de vinagrete com couve-flor é uma delícia! A dica é cozinhar a couve-flor até deixá-la al dente e adicionar os ingredientes – tomates italianos, cebola, alho, vinagre balsâmico, azeite, curry e sal.

24. Vinagrete de lentilha: lentilha, água, tomate, pimentão amarelo, alho-poró, azeite, vinagre de vinho branco, salsinha, pimenta calabresa e sal é tudo que você precisa para fazer essa saladinha refrescante e gostosa.

25. Vinagrete de rabanete e maçã: essa receita serve quatro pessoas e é feita com rabanetes, cenouras, maçã, tomate, sal, pimenta-do-reino, lemon pepper, mostarda, azeite de oliva extra virgem e folhas de tomilho para decorar. Aproveite!

26. Vinagrete de grão de bico: os ingredientes dessa salada são cebola, tomate, cebolinha fresca, azeite, vinagre balsâmico, sal, pimenta-do-reino e grão-de-bico cozido. Depois de preparar a receita, deixe-a na geladeira por meia hora antes de servir.

27. Vinagrete de tomatinho sweet: em uma vasilha, coloque cebola, tomate sweet, cebolinha fresca, pimenta-do-reino, sal, azeite e vinagre e misture bem. Depois, é só deixar gelando por meia hora e servir. Bom apetite!

28. Vinagrete de banana: esse vinagrete é perfeito para acompanhar um arroz quentinho e as carnes do seu churrasco. A ideia é misturar o doce da banana com a acidez do limão e o colorido da cebola roxa. Além desses três itens, separe pimentas biquinho, cheiro-verde, limão taiti, azeite extra virgem, sal e açúcar.

29. Vinagrete de ervilhas: simples, mas com muita cor e personalidade, esse vinagrete leva tomate sem semente picadinho, cebola roxa, ervilhas frescas, cheiro-verde, vinagre, sal, pimenta moída, azeite e uma colherzinha de mel.

30. Vinagrete de banana: você precisa usar a banana prata nessa receita, não pode substituí-la pela nanica. Cebola, pimenta dedo-de-moça, vinagre, azeite, sal, limão e açúcar a gosto finalizam a receita.

31. Vinagrete de berinjela: berinjela, tomate, cebola, cheiro-verde, vinagre, limão, azeite e sal são os ingredientes dessa salada. Você ainda vai precisar de uma forma de alumínio para auxiliar no passo a passo.

Saladas diversas para churrasco

32. Salada de grão de bico: gostosa e prática, essa salada é ótima para acompanhar seu churrasco e fica pronta em cerca de 15 minutinhos. A ideia, aqui, é montar uma base de vinagrete com folhas de manjericão e juntar o grão-de-bico já cozido. Ainda, cebola, tomate, azeite, azeite balsâmico, colorau em pó, sal e pimenta-do-reino trazem mais sabor ao prato.

33. Tabule: além de ser um ótimo acompanhamento para carnes, uma saladinha libanesa pode também ser servida ao lado de torradinhas durante seu churrasco, como aperitivo. Basicamente, a receita pede o uso de trigo, tomate, cebola, salsa, hortelã, suco de limão, pimenta síria e azeite.

34. Salada de batata com hortelã: essa saladinha é servida fria e, portanto, perfeita para almoços de verão. Também, a combinação de temperos – cebola, alho, azeite, limão, hortelã, pimenta e sal – fazem dela uma opção irresistível.

35. Salada caprese: saudável, leve e pouco calórica, a salada caprese costuma agradar facilmente quem a experimenta. A receita é tipicamente italiana e ainda leva as cores da bandeira deste país – o vermelho fica por conta do tomate, o branco aparece na mussarela de búfala e o verde vem das folhas de alfavaca.

36. Batatinha temperada: uma das vantagens desta receita é que ela pode ser conservada na geladeira por até 5 dias e, quando mais o tempo passa, mais saborosa ela fica. Separe batata bolinha, cebolas, alho, azeite, sal, salsa, orégano, vinagre balsâmico e pimenta dedo-de-moça, e mãos à obra.

37. Salada de brócolis: a melhor forma de consumir brócolis na salada é fazer um cozimento breve no vapor ou colocar o vegetal dentro de água fervente por um minuto – nada de refogar ou cozinhar direto na água – para que ele fique verdinho e crocante. Se você quiser um prato mais saudável, pode substituir o iogurte integral pelo desnatado e o queijo parmesão pelo branco.

38. Salada com abacaxi grelhado: os ingredientes, aqui, são rúcula, radicchio, rabanete, tomate italiano, fatias de abacaxi, palitos de queijo, vinagre balsâmico reduzido, sal e azeite de oliva extra virgem. Na hora de servir, se quiser, você pode acrescentar também alguns palitinhos de queijo.

39. Salada de macarrão: o preço médio dessa salada é de 16 reais, ela serve cerca de 4 pessoas e demora uma hora para ficar pronta. Além disso, é vegana e pode ou não conter glúten, dependendo do macarrão escolhido para o preparo.

40. Salada italiana: fácil, prática e deliciosa, esta saladinha italiana serve como entrada ou para acompanhar uma carne suculenta. Para fazê-la, certifique-se de ter em mãos farfalle, nozes pecan, tomate fresco, queijo grana padano, molho pesto pronto, manjericão, sal, azeite e pimenta-do-reino.

41. Salada sunomono: esta salada é um prato tradicional da culinária japonesa e possui sabor e visual delicados. O segredo do prato está no molho que mistura vinagre e açúcar e no toque final de gergelim que completa o preparo. Não deixe de conhecer essa opção.

Molhos para saladas

42. Molho simples: é hora de aprender uma receita de molho simples para incrementar a salada de sua preferência. Os ingredientes são limão, azeite de oliva, sal, alho, pimenta-do-reino, água, pimenta vermelha, orégano, cheiro-verde e outros temperos que gostar.

43. Molho vinagrete com mostarda dijon: para variar no dia a dia e sair da rotina, prepare esse molho de vinagrete que leva vinagre branco, azeite, mostarda dijon, suco de limão, sal, pimenta-do-reino e cebola picadinha.

44. Molho de mostarda e mel: quatro colheres de sopa de maionese, duas colheres de sopa de mostarda, uma colher de sopa de mel, duas colheres de chá de vinagre de maçã ou vinho branco, uma pitadinha de páprica doce ou picante e pimenta-do-reino a gosto compõem este molinho.

45. Molho de coentro: nem todo mundo gosta de coentro, mas se você faz parte da parcela que ama esse ingrediente, essa receita é para você. Além dele, o preparo é feito também com azeite, água, limão, alho, sal, mel e vinagre.

46. Molho de iogurte e avocado: esse molho de iogurte com avocado possui uma textura bastante cremosa, uma cor bem bonita e ainda combina com saladas de folhas ou legumes. Com apenas 15 minutinhos, você prepara um molho delicioso!

47. Molho catalina: esse molho agridoce dá bastante sabor para saladas de folhas e fica pronto em poucos minutos. Ketchup, vinagre de vinho, cebola, açúcar, páprica, molho inglês, azeite, sal e pimenta são os ingredientes.

48. Molho de jabuticaba: apenas quatro ingredientes são utilizados no preparo de um molho de jabuticaba incrível para saladas – sal, mel, azeite de oliva e, claro, as frutas lavadinhas. Você pode guardar o molho em um pote de vidro na geladeira por até uma semana.

49. Molho de hortelã: esse molho dá uma nova cara para saladas básicas feitas com folhas. Ele leva hortelã como protagonista e limão, azeite extra virgem, alho, cebola e sal marinho como coadjuvantes. Não deixe de provar!

50. Molho de iogurte e mel: aqui, o truque é combinar iogurte natural com mel, suco de limão, mostarda – de preferência dijon -, sal, pimenta e azeite. Também é possível incrementar o molho com hortelã para que o sabor fique ainda mais leve e refrescante.

Para deixar seu churrasco ainda mais completo, aprenda a preparar farofas, linguiças assadas e tulipas de frango.

PARA VOCÊ