20 receitas para churrasco vegano que vão deixar todos de boca aberta

Escrito por                          

Sabia que é possível preparar receitas para churrasco vegano? Gostosas e fáceis de fazer, elas provam que carnes e ingredientes de origem animal não são necessários para acertar no preparo daquela refeição comemorativa e especial. Confira espetinhos, hambúrgueres, molhos e acompanhamentos variados e surpreenda todos os seus familiares e amigos com suas habilidades culinárias.

Espetinhos para churrasco vegano

iStock

1. Espetinho de carne de soja: para essa receita, tempere a carne de soja com sal, pimenta, shoyu e cominho. Em seguida, leve-a ao fogo e deixe ferver. Por último, basta cortar os legumes em pedaços e intercalá-los com a carne e levar tudo para assar da maneira indicada no vídeo.

2. Espetinho de tofu grelhado: na medida do possível, utilize ingredientes orgânicos no preparo de suas receitas. Aqui, você vai precisar de tofu, pimentão vermelho e verde, cebola roxa, azeite, tamari, fécula de tapioca, cominho em pó, páprica defumada em pó, chili em pó, sal e palitos de madeira para fazer os espetos.

3. Espetinho de legumes: essa receita é a prova de que churrasco não precisa só de carne! Os legumes escolhidos para fazer os espetinhos são abobrinha, tomate, pimentão verde e amarelo e cebola. Não se esqueça de temperar os vegetais com limão, alho, alecrim, sal e pimenta-do-reino.

4. Espetinho de kafta vegano: a kafta faz parte da culinária árabe e, normalmente, é um bolinho de carne temperadinho. Aprenda então a fazer esse preparo substituindo a carne por trigo para kibe. Lembre-se também de incrementar o sabor com temperos, como cebola, alho, páprica, pimenta, sal, cominho, hortelã e outros.

5. Espetinho de brócolis e abobrinha: em menos de 30 minutinhos você prepara espetinhos veganos deliciosos. O segredo de um bom espeto sem carne está no tempero, que deve ser caprichado, já que os legumes precisam ficar marinando por pelo menos 15 minutos antes de serem grelhados ou assados.

Hambúrguer para churrasco vegano

iStock

6. Hambúrguer de lentilha e quinoa: a lentilha e a quinoa são alimentos saudáveis e saborosos que, ao lado dos temperos corretos, podem ficar ainda mais incríveis. Separe cebola roxa, alho, páprica doce, cominho em pó, orégano, sal, pimenta-do-reino e cebolinha para dar bastante sabor ao seu hambúrguer.

7. Hambúrguer de couve-flor: a couve-flor é um ingrediente superversátil e que aparece em diversas receitas. Nessa opção, ela é o protagonista de um hambúrguer vegano muito gostoso e que ainda pode ser feito na versão sem glúten. As sementes de linhaça também aparecem para dar crocância e mais nutrientes ao prato.

8. Hambúrguer de cogumelo: só quem não conhece o sabor dos cogumelos não é apaixonado por eles. Crocante por fora e suculento por dentro, esse hambúrguer de shimeji possui textura e sabor incomparáveis. Apesar de ter uma lista de ingredientes um pouquinho extensa e de demorar um certo tempo para ficar pronto, o resultado vale a pena e vai te deixar querendo mais.

9. Hambúrguer de feijão preto: gostosa e prática, essa receita pode ser servida com pães, saladas ou acompanhamentos tradicionais, como arroz, batatas e outros. Você vai precisar de feijão preto, cebola, alho, orégano desidratado, azeite, salsinha, suco de limão, sal, pimenta moída, aveia em flocos finos e farinha de trigo integral.

10. Hambúrger de palmito: além de saboroso, esse hambúrguer vegano é prático de fazer. O preparo leva o palmito como ingrediente principal – apesar desse item não ter muito sabor, o pimentão, o alho, a cebolinha, o sal e a pimenta-do-reino resolvem esse problema. Tenha em mãos também farinha de rosca e azeite.

Acompanhamentos para churrasco vegano

iStock

11. Pão de alho vegano: pão de alho é paixão nacional, afinal, existe prato melhor para servir em um churrasquinho? Compre pães franceses na padaria e separe leite vegetal, óleo vegetal, suco de limão, dentes de alho, sal e salsinha fresca para adicionar à receita.

12. Salada de maionese vegana: quer aprender uma receitinha bem básica para servir junto com seus espetinhos? Essa salada de maionese vegana é ótima para variar um pouco nos acompanhamentos. Sem glúten e sem lactose, ela é feita com cenouras, batatas, água, sal, cebola e maionese de castanha-de-caju.

13. Farofa de cogumelos: ainda que farofa industrializada exista, não há nada melhor que preparar a sua receita de forma caseira e com uma receitinha rápida e fácil. Com meia dúzia de ingredientes, você faz um acompanhamento vegano sem conservante nenhum e que ainda fica com um sabor incrível.

14. Creme de milho vegano: aprenda a preparar um delicioso creme de milho que pode ser feito em casa com água e aveia. Essa receita serve em média 4 pessoas, demora cerca de 45 minutos para ficar pronta, tem um preço médio de 5 reais, não contém glúten e, claro, é totalmente vegana!

15. Batata doce na brasa: para fazer batata doce na brasa, é importante envolver o vegetal em papel alumínio antes de levá-lo para a churrasqueira. Você não precisa de ingrediente nenhum além das batatas, mas se preferir pode temperá-las com um pouquinho de sal para dar mais sabor.

Molhos para churrasco vegano

iStock

16. Molho vinagrete: quer preparar esse molho vinagrete delicioso para servir com suas proteínas veganas? Então misture em um recipiente a cebola, o tomate e o pimentão. Depois, é só temperar tudo usando limão, sal e azeite. Lembre-se de guardar o preparo na geladeira até a hora de servir!

17. Molho barbecue: anote os ingredientes dessa receita antes de começar: tomates frescos, páprica defumada, vinagre de maçã ou de arroz, semente de mostarda, pimenta-caiena, alho em pó, cebola em pó, açúcar e sal. Você pode usar o molho para incrementar carne de jaca, batatas fritas ou legumes variados. Guarde na geladeira por até 7 dias.

18. Molho de cebola: cebolas, vinagre de maçã, orégano, sal e azeite é tudo o que você precisa para preparar esse molho, que tem um preparo simples e rápido. Ainda, se você deixar a mistura de ingredientes curtindo por pelo menos uma hora antes de servir, o sabor dos temperos fica ainda mais presente e gostoso.

19. Maionese verde: fazer essa maionese verde de inhame é muito simples – basta levar o inhame junto com salsinha, óleo, alho, vinagre e sal para um liquidificador ou mixer. Confira as quantidades indicadas de ingredientes assistindo ao vídeo e prepare essa delícia para servir às pessoas que você ama!

20. Maionese de alho: sirva essa maionese de alho vegana como um acompanhamento para petiscos, pães, saladas e outros. Além dos ingredientes necessários, você também pode incrementar a receita com tomate seco, ervas finas, cebola e azeitonas. Rápida de fazer, a maionese serve até oito pessoas e não contém glúten.

Depois que todo mundo estiver satisfeito, é hora de servir uma sobremesa, certo? Conheça essas receitas de brigadeiro vegano e de bolo de chocolate vegano que não perdem em nada para as versões tradicionais.

PARA VOCÊ