80 receitas de sobremesas veganas que vão te surpreender

Escrito por                          

Se você pensa que é preciso usar ingredientes de origem animal para preparar doces gostosos, precisa conhecer algumas opções de sobremesas veganas, pois a variedade é imensa e é possível agradar os mais variados paladares. Além disso, muitas delas usam diversos itens saudáveis, o que também é bom para quem quer manter uma alimentação equilibrada.

Mesmo que você não seja vegano, é muito interessante conhecer novas maneiras de preparar receitas clássicas e novos ingredientes que podem ser usados no passo a passo de sobremesas, assim, fica mais fácil inovar na cozinha e você ainda contribui para o bem estar animal.

Sorvetes veganos

Foto: Reprodução / tempero alternativo

1. Sorvete de chocolate: fazer um sorvete bem cremoso em casa não é uma das tarefas mais simples, porém, o resultado é tão gostoso, que vale a pena a tentativa. Para um prato de sucesso, é necessário uma boa quantidade de gordura, por isso, o leite de coco foi o escolhido para a receita, além disso, o óleo da fruta também é usado.

2. Picolé de kiwi: essa é uma receita em que fatias de kiwi são espetadas em palitos e colocadas em um forminha que também leva a combinação de água, limão, açúcar e manjericão batidos com o auxílio de um mixer ou liquidificador.

3. Sorbet de manga: essa é uma receita que combina o sabor adocicado da manga com a picância do gengibre e o azedinho do limão, o que faz com que o resultado seja bem inusitado. Uma boa sugestão é utilizar a fruta bem madura, pois, assim, o resultado será uma textura aveludada.

4. Sorvete de milho: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de milho verde cru, leite de coco, açúcar e uma pitada de sal. Primeiro, é preciso bater o leite com o milho no liquidificador e levar ao fogo com o açúcar e o sal para que a textura engrosse – isso deve durar uns 10 minutinhos. Depois, basta esperar o creme ficar em temperatura ambiente e levar ao congelador.

5. Picolé funcional: aqui, você aprende a preparar quatro opções diferentes de picolés funcionais, os sabores são frutas vermelhas, açaí com biomassa de banana verde, coco e manga.

6. Picolé de acerola: como a época da acerola é o verão, ela é uma ótima fruta para ser usada no preparo de um picolé bem refrescante. Aqui, a goma de xantana – um ingrediente não tão comum -, é usada para deixar a textura mais cremosa e aveludada, mas caso você não tenha o item em casa, pode deixar ele de fora do preparo tranquilamente.

7. Picolé de coco: essa é uma receita que além de ser livre de ingredientes de origem animal, também não leva açúcar, o que é ótimo para quem está procurando por um doce vegano, refrescante e que ainda é saudável! Para melhorar ainda mais, essa sobremesa é tudo isso e leva apenas quatro ingredientes para o seu preparo.

8. Picolé de paçoca: essa é uma receita que fica com uma textura bem cremosa e você pode escolher em servi-lo como massa ou como picolé. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena testar a receita em casa.

9. Picolé de frutas: aqui, você confere como fazer três receitas de picolés diferentes – de frutas vermelhas; frutas amarela e chocolate. Os ingredientes são diferentes, mas o modo de preparo é igual para todas as opções, assim, você pode sempre variar no sabor para não cair na rotina.

10. Sorbet de limão siciliano: já pensou em usar apenas suco de limão siciliano, água, açúcar e manjericão para preparar um delicioso e refrescante sorbet? Se você quiser uma sobremesa mais incrementada, ainda pode conferir como fazer uma calda de morango, laranja e açúcar para servir como acompanhamento.

11. Sorvete napolitano: essa é uma receita que exige um pouco de organização na cozinha, já que a proposta é preparar três sabores diferentes de sorvete – creme, chocolate e morango. Mesmo assim, essa é uma opção muito interessante para ser testada em casa.

12. Sorbet de morango: para quem procura uma sobremesa refrescante e saudável, o sorbet pode ser uma ótima pedida, pois não leva leite e acaba sendo menos gorduroso que o sorvete. Essa receita é feita apenas com a combinação de morango, açúcar mascavo, água e, opcionalmente, suco de limão.

Flans e pudins veganos

Foto: Reprodução / Frufruta

13. Pudim de chia: o pudim de chia não tem nada a ver com aquele pudim de leite condesado clássico, viu? Aqui, você confere diversas dicas para fazer o doce do seu jeitinho. A chia é incrementada com algum líquido e, depois de 8h, ela libera um gel e fica com uma textura bem cremosa. Além disso, frutas, granola e outros ingredientes são usados para incrementar o sabor da sobremesa.

14. Flan de chocolate: para fazer um flan de chocolate bem cremoso, a dica é escolher o leite de aveia, pois quando ele é esquentado, fica com uma textura bem densa. Para garantir a consistência gelatinosa, o ágar-ágar entra em cena.

15. Flan Romeu e Julieta: essa é uma receita um pouco demorada, pois leva castanhas que devem descansar durante a noite toda em água como base. Isso é necessário para que a oleaginosa fique macia para que possa ser batida no liquidificador com os outros ingredientes – ágar-ágar, leite de coco e extrato de baunilha. O resultado é uma textura bem firme e, ao mesmo tempo, cremosa. Além disso, a calda de goiabada entra em cena para deixar tudo mais gostoso.

16. Pudim de goiaba: essa é uma receita de sobremesa com uma textura bem delicada, por isso, a sugestão é montar o doce em potinhos individuais, para não ter perigo do doce desmanchar na hora de tirar de uma travessa grande. Tirando isso, o modo de preparo é bem básico e nada complicado de ser seguido em casa.

17. Pudim de tapioca com coco: se você ama coco e não gosta de sobremesas extremamente doces, essa receita pode ser ideal para você. Além do pudim de tapioca com coco, você também confere como preparar uma calda de caramelo para servir como acompanhamento. Para deixar a sobremesa mais bonita e gostosa, você também pode acrescentar algumas frutas vermelhas.

18. Pudim de pera: essa é uma receita em que leite de coco, chia e amêndoas são combinados para gerar um creme que é usado como base para a receita. As peras são batidas com água no liquidificador e o resultado é usado como camadas para a sobremesa. O interessante é que você pode variar na fruta usada para criar novos sabores.

19. Pudim de chia com morango: essa é outra opção de pudim que tem como base um creme feito com chia e leite vegetal. Porém, aqui, para incrementar o sabor do doce, você aprende como fazer uma deliciosa geleia de morango.

20. Pudim de banana e aveia: essa é uma receita de pudim integral que combina o sabor da banana com o da aveia. É uma opção prática e rápida de ser preparada, mas que conta com um gostinho suave pra lá de bom. Além disso, você pode servir o doce acompanhado por uma bola de sorvete para uma sobremesa mais incrementada.

21. Pudim de banana crocante: essa é outra opção de pudim de banana, mas que ganha uma cobertura de nozes, o que faz com que a textura cremosa da massa constraste com a cobertura crocante feita com a oleaginosa.

22. Pudim de damasco: que tal testar uma receita de pudim que leva apenas castanha, damasco, melado e essência de baunilha? Mesmo tendo uma lista de ingredientes curtinha, é preciso se programar para testar essa opção em casa, já que a oleaginosa deve ficar de molho na água por 8 horas antes do início do preparo.

Sobremesas cremosas veganas

Foto: Reprodução / tempero alternativo

23. Mousse de jabuticaba: nos meses de colheita – janeiro, fevereiro, agosto e setembro -, é possível encontrar pés carregados de jabuticabas. Como ela é uma fruta delicada, não é encontrada facilmente em supermercados, mas em feiras. Além dela, essa receita leva apenas leite de coco, amido de milho e açúcar. Além de uma lista de ingredientes curtinha, o passo a passo é extremamente simples.

24. Creme de tapioca com manga: se você adora manga, não pode deixar de conferir as dicas dessa receita, que além de ser cremosa, é uma pedida extremamente saudável para ser consumida como sobremesa. Além disso, a combinação da fruta com tapioca fica sensacional.

25. Mousse dupla: nessa receita, você aprende como preparar duas mousses diferentes – de maracujá e de chocolate amargo -, para serem servidas juntas. Essa é uma ótima escolha para quem não gosta de sobremesas tão adocicadas.

26. Mousse de maracujá: para quem gosta de uma sobremesa bem azedinha, a mousse de maracujá pode ser uma excelente escolha. Além disso, aqui, você aprende a fazer copinhos de chocolate que são usados para servir a mousse. O resultado é um doce charmoso e delicioso.

27. Mousse de chocolate: se você está procurando por uma sobremesa clássica e bem simples de ser preparada, não deixe de checar as dicas da mousse de chocolate que, na versão vegana, leva o abacate combinado com cacau como base.

28. Mousse de blueberry: para quem quer tentar uma sobremesa com um gostinho mais exótico, a mousse de blueberry pode ser uma boa pedida. Fácil de ser feita e com uma lista de ingredientes curtinha, essa ainda é uma opção de docinho saudável para o seu dia.

29. Danette caseiro: para fazer um Danette caseiro vegano, você vai precisar de tofu, leite de coco industrializado, cacau em pó e mel. Para o preparo, você só vai ter que misturar todos os ingredientes com o auxílio de um liquidificador e levar à geladeira por um tempinho.

Sobremesas simples veganas

Foto: Reprodução / frufruta

30. Quinoa doce: o arroz doce é um clássico entre as sobremesas simples, mas você já pensou em fazer uma versão da sobremesa mais saudável substituindo o grão por quinoa? Além disso, essa é uma opção livre de açúcar, bem aromatizada e que ainda é incrementada com pedaços de banana.

31. Doce de abóbora: se você adora um bom doce de abóbora, mas acha que essa delícia leva uma quantidade muito grande de açúcar, pode testar essa receita que é adoçada com melado de cana e açúcar demerara, fazendo assim, com que o resultado final seja um pouco mais saudável, mas muito saboroso.

32. Manjar de coco: o manjar é uma sobremesa comum na mesa de muitos brasileiros, por isso, essa versão vegana feita com leite de coco pode ser o maior sucesso no seu almoço de família.

33. Curau: o curau de milho é uma sobremesa muito comum em festas juninas, mas que pode ser consumido durante o ano inteiro, principalmente se você souber como preparar uma receita caprichada em casa. Com uma lista de ingredientes simples e um modo de preparo prático, você pode se surpreender com o resultado final.

34. Canjica: a canjica vegana é uma sobremesa bem simples de ser feita e pode ser incrementada com biomassa de banana verde para quem busca por uma textura um pouco mais densa. Além disso, cravo e canela são usados para dar um toque aromático ao doce.

35. Doce de abacaxi: para fazer essa receita em casa, só é preciso colocar o abacaxi descascado e picado em uma panela com água e açúcar. Depois que a mistura começar a borbulhar, abaixe o fogo e espere por 45 minutos. A dica é servir o doce bem geladinho.

36. Arroz doce: essa é uma receita em que o arroz é combinado com leite de coco ou de amêndoas, especiarias, açúcar e uma pitada de sal. O modo de preparo é o tradicional, que é muito simples de ser reproduzido em casa.

Sobremesas variadas veganas

Foto: Reprodução / Frufruta

37. Creme brûlée: sobremesa clássica francesa, o creme brûlêe assusta muita gente, que acha que por causa da sua origem, o preparo é complicado, mas isso não é verdade! Aqui, o creme ganha um toque de uva e ainda conta com a casquinha crocante.

38. Pavê de amendoim: para quem gosta de sobremesas que combinam crocância e cremosidade na mesma mordida, essa receita pode ser uma boa opção. Além disso, a quantidade de açúcar usada é pequena, o que faz com que o resultado não seja um sabor tão adocicado.

39. Crumble de maçã: o crumble é uma sobremesa bem comum na Inglaterra, onde frutas são cobertas por uma farofinha crocante feita com açúcar e manteiga. Porém, essa é uma versão saudável, em que a farofa é feita com um mix de castanhas, aveia, manteiga ghee ou óleo de coco e açúcar mascavo. Além disso, a maçã é combinada com especiarias.

40. Banana split: essa é uma receita simples de ser feita, mas um pouco demorada, já que as bananas devem ficar no congelador aproximadamente por 5 horas ou até ficarem bem geladas. Tirando a questão do tempo, o modo de preparo não é nada complicado de ser seguido em casa.

41. Cheesecake de pistache: preparar esse cheesecake pode até parecer uma tarefa assustadora quando você olhar a quantidade de ingredientes que consta na lista, porém, não é difícil seguir o passo a passo e a combinação de pistache com manga pode surpreender seu paladar.

42. Churros: essa é uma receita de churros que, além de ser livre de ingredientes de origem animal, também não leva glúten, nem açúcar e é assada! É ideal para quem quer comer uma sobremesa com cara de gordinha, mas que, na verdade, não é.

43. Pavê de pêssego: que o pavê de pêssego é uma sobremesa clássica nos almoços de família não é nenhuma novidade, não é mesmo? Mas preparar esse doce em uma versão vegana que fica com um gostinho incrível e sem muito trabalho pode ser uma boa surpresa.

44. Crumble: essa é uma versão de crumble feita com maçã, ameixa, mirtilo e framboesas combinadas com água, açúcar e essência de baunilha. Já a farofa é feita com aveia, farinha de amêndoas, linhaça ou chia, melado de cana, óleo de coco, nozes e especiarias.

45. Cheesecake de morango: essa é uma receita em que a massa do cheesecake tem como principal ingrediente a amêndoa, mas também leva ameixa, óleo de coco e coco ralado. O creme tem como principal ingrediente a castanha-de-caju. Já a cobertura fica por conta de uma geleia de morangos.

46. Cheesecake de damasco: essa é uma opção mais simples do que a anterior, já que a base fica por conta apenas de bolacha amassada, mas o creme é bem parecido e a cobertura é feita com uma geleia de damascos caseira.

47. Sobremesa de tangerina e chocolate: essa é uma opção de sobremesa extremamente prática, mas que é uma boa pedida para quando bate aquela vontade de comer um docinho e o tempo é bem curtinho. Aqui, a sugestão é incrementar gomos de tangerina com chocolate derretido.

48. Cheesecake de blueberry: essa é uma versão crudívora de um cheesecake, porém, a calda de blueberry é cozida. Caso você tenha interesse sobre esse tipo de alimentação, pode fazer um teste com essa receita deliciosa e pra lá de fotogênica.

Docinhos veganos

Foto: Reprodução / tempero alternativo

49. Brigadeiro: o brigadeiro é um dos docinhos mais brasileiros de todos, por isso, não pode ficar de fora da lista de receitas veganas. Aqui, ele tem como base a biomassa de banana verde combinada com açúcar mascavo, chocolate amargo e óleo de coco. Para ainda mais sabor, você pode cobrir os docinhos com oleaginosas moídas ou chia.

50. Paçoca: doce típico de festa junina, uma paçoquinha caprichada cai muito bem em qualquer momento do ano. Para o preparo, só é preciso ter em mãos amendoim torrado, açúcar mascavo, farinha de mandioca e uma pitada de sal.

51. Trufa de nozes: para fazer deliciosas trufas caseiras só é preciso deixar tâmaras de molho em água morna por 15 minutos e, depois, triturá-las com nozes, cacau em pó e, opcionalmente, essência de baunilha. Após essa etapa, você só precisa moldar as bolinhas e se deliciar com o resultado final.

52. Trufa no copinho: essa é uma receita de trufa molinha, que tem como base o abacate, que é misturado com chocolate amargo, açúcar demerara e cacau em pó. Caso você preferir, ainda pode usar framboesas e nibs de cacau como finalização.

53. Bombom de coco: para fazer esse bombom em casa só é preciso misturar coco ralado com óleo da mesma fruta, moldar bolinhas e cobri-las com chocolate derretido. O modo de preparo é extremamente simples e a lista de ingredientes é curtinha, mas o sabor pode te surpreender positivamente.

54. Beijinho: para fazer um beijinho vegano, você vai precisar utilizar a biomassa de banana verde como base. Leite de coco e a mesma fruta ralada são usados, assim como morangos e um adoçante de sua preferência. Essa é uma versão mais incrementada, que pode fazer um grande sucesso!

55. Bombom de batata doce: usar a batata doce como base para o seu bombom pode ser uma maneira saudável e saborosa de inovar na cozinha. Aqui, a lista de ingredientes não é tão curtinha, mas o passo a passo é pra lá de simples.

56. Docinho de damasco: essa é uma receita que tem como principal ingrediente o damasco, mas o coco também entra em cena para um toque extra de sabor. Se você adora combinar frutas, essa pode ser uma boa pedida para ser testada na sua cozinha.

57. Quebra-queixo: o quebra-queijo é um tipo de cocada que faz sucesso entre os mais variados paladares. Essa é uma boa pedida de receita porque conta com uma lista de ingredientes curtinha e um modo de preparo que pode ser seguido até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

58. Trufa de frutas secas: essa é uma receita em que o recheio fica por conta de uma combinação de tâmaras, figos e damascos processados. Já a cobertura é feita com chocolate derretido. Para um toque extra de sabor, a dica é acrescentar pedacinhos de pistache ao doce.

59. Prestígio no copinho: se você gosta de sobremesas de copinho, pode ficar encantado com o resultado dessa receita. Aqui, você aprende como fazer um creme branco com coco e outro de chocolate, que depois de prontos são combinados e servidos juntos.

Tortas veganas

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

60. Torta de chocolate: essa é uma receita de torta que conta com uma massa bem crocante livre de glúten e açúcar. Já o recheio é feito com uma ganache bem cremosa que leva leite de coco. Além de uma opção vegana, essa é uma pedida de sobremesa bem gostosa, mas com uma pegada mais saudável.

61. Torta de morango e baunilha: essa é uma receita de torta com massa crocante, recheio cremoso e uma cobertura de morangos. O modo de preparo não é dos mais simples, mas o resultado é tão gostoso e tão bonito, que vale a pena testar em casa.

62. Banoffee: a banoffe é uma torta que faz sucesso entre os mais variados paladares, já que combina o sabor de banana com doce de leite e ainda leva chantilly e uma base crocante.

63. Torta mousse de chocolate: já pensou em preparar uma torta com textura de mousse? Essa é a proposta desta receita que, além de ser vegana, também é proteica, por isso, é uma ótima pedida para quem quer deixar os carboidratos de lado.

64. Torta de limão: se você gosta de uma torta com um sabor mais azedinho, pode amar o resultado dessa receita. Aqui, a massa tem como principal ingrediente a amêndoa. O recheio é bem cremoso com gostinho de limão e você ainda pode usar morangos na decoração.

65. Torta de limão com merengue: essa é outra opção de torta que conta com uma massa crocante e um recheio cremoso. Porém, aqui, a sugestão é preparar um merengue com água de grão de bico e açúcar de confeiteiro para a cobertura.

66. Tortinha de pêssego: essa é uma receita que além de ser vegana, também é funcional, livre de glúten e rica em fibra! Sem contar no modo de preparo simples e no gostinho sensacional que ela possui.

67. Torta sorvete de morango: para quem adora uma sobremesa feita com frutas e que é servida bem geladinha – ideal para refrescar os dias quentes -, essa receita pode ser uma excelente escolha, pois seu modo de preparo é simples. O único problema é o tempo de espera, já que ela precisa ficar no congelador por aproximadamente 4 horas.

68. Tortinha de banana: essa é uma receita em que o recheio fica por conta apenas de banana picada combinada com suco de limão e açúcar demerara, por isso, sua maior preocupação será com o preparo da massa, que não é nada complicado. Caso você queira incrementar ainda mais a sobremesa, a sugestão é preparar um chantilly para a cobertura.

69. Tortinha de morango e caramelo: essa é uma receita em que a massa tem como base banana amassada. Ela conta com um preparo bem simples, já que só é preciso misturar todos os ingredientes e levar ao forno para assar. A sugestão de recheio é usar morangos com caramelo, mas você pode escolher outras frutas de sua preferência.

Bolos veganos

Foto: Reprodução / tempero alternativo

70. Bolo de brigadeiro: essa é uma receita em que a massa é feita com farinha de arroz integral, polvilho doce e bagaço do leite de amêndoas, o que faz com que ela seja livre de glúten. O resultado é uma textura macia, areada e úmida. Já o recheio é feito com brigadeiro vegano de leite de amêndoas.

70. Bolo de laranja: sabe aquele bolo de laranja simples que acompanha um café da tarde? Aqui, ele é incrementado com uma calda deliciosa e pedaços da fruta, o que faz com que o resultado seja muito mais bonito e gostoso do que a versão tradicional.

72. Petit gâteau: essa é uma sobremesa que muita gente tem medo de testar em casa, pois a massa deve ficar assada por fora, mas o interior deve ser cremoso. O segredo para um resultado de sucesso está na temperatura e no tempo de forno. Tomando cuidado com esses dois detalhes, com certeza, você pode obter um resultado de sucesso.

73. Bolo de chocolate: já pensou em preparar um bolo de chocolate que leva abobrinha na massa? Essa é a proposta desta receita, que não conta com uma lista de ingredientes curta, mas tem um modo de preparo pra lá de prático.

74. Brownie: se você quer preparar uma sobremesa gostosa de última hora, o brownie pode ser uma boa escolha, pois fica pronto rapidinho e ainda conta com um sabor muito bom. Além disso, a lista de ingredientes leva itens bem simples.

75. Bolo de churros: aqui, além de aprender a preparar a massa do bolo, você também confere como fazer churros caseiros, que são usados em volta da massa. Para o doce de leite, a sugestão é usar o feito com leite de soja ou outro leite vegetal.

76. Bolo gelado: essa é uma receita de bolo simples, mas que pode cair muito bem como sobremesa nos dias quentes. Além da textura molhadinha e do toque gelado, o gostinho fica por conta de um toque de coco ralado.

77. Bolo de prestígio: se você quer preparar um bolo estilo de festa, que conta com recheio de um sabor e cobertura de outro, essa pode ser a opção ideal para você. Aqui, a massa de chocolate é incrementada com um creme de coco e ganache de chocolate.

78. Bolo de cenoura: bolo de cenora com cobertura de chocolate é um clássico da infância, não é mesmo? Mas essa é uma receita que muita gente não consegue preparar com sucesso, por isso, é interessante seguir todas as dicas dessa receita para obter uma massa bem macia e suculenta.

79. Bolo de coco: essa é uma receita de bolo de coco simples, mas que conta com uma cobertura cremosa, por isso, pode cair muito bem como sobremesa para aquele dia que você não tem muito tempo para passar na cozinha.

80. Bolo no pote: essa é uma receita de pote que intercala camadas de bolo de fubá, goiabada cremosa e creme de coco. É ideal para quem, além de sabor, também procura por uma apresentação mais charmosa.

Como você pode ver na lista acima, é possível preparar uma grande quantidade de sobremesas sem utilizar ingredientes de origem animal. Mesmo que você não seja vegano, vale a pena inserir essas receitas no seu cardápio e pensar pelo menos um pouquinho no bem estar animal. Se você é adepto à essa alimentação ou tem vontade de conhecer um pouco mais sobre ela, confira outras receitas veganas para testar em casa!

PARA VOCÊ