91 receitas veganas deliciosas para você conhecer

Escrito por    

O veganismo é um estilo de vida que busca excluir o consumo de alimentos de origem animal. Alguns praticantes do veganismo também tentam evitar outros produtos que não sejam alimentícios que de alguma maneira exploram os animais.

Continua após o anúncio

Muitas pessoas pensam que deixar de comer carne ou outros ingredientes podem fazer mal ao nosso organismo, mas isso não é verdade. É possível encontrar em outros alimentos todos os nutrientes que nosso corpo precisa.

Seja você adepto ou não ao veganismo, confira nossa seleção de 91 receitas com opções para o café da manhã, lanche, jantar e sobremesas.

Café da manhã

Foto: Reprodução / Leo Rey Reino Veggie

Foto: Reprodução / Leo ReyReino Veggie

1. Pão de chia: a aparência dessa receita é parecida com a do pão de queijo. Além de não conter ingredientes de origem animal, também é livre de glúten. Sua massa é feita com mandioca e polvilho.

2. Bolo de laranja: receitas de bolo de laranja normalmente são bem fáceis de se preparar, e com essa não é diferente. O bolo fica com uma casquinha crocante por fora, e a parte de dentro fica macia.

3. Pão solar: nessa receita a autora ensina a como fazer uma massa de pão e recheá-la com chocolate. O nome se deve ao seu formato.

4. Pão de queijo: para preparar essa receita você vai precisar de polvilhos doce e azedo, mandioca salsa, óleo vegetal, água e sal. O resultado é um pão de queijo super saboroso.

5. Pão de banana e canela: esse é um pão doce, mas seu sabor é suave. A autora da receita diz que é possível comê-lo tanto com um queijo vegano cremoso, como com uma geleia. A sugestão de leite para essa receita é o de soja.

6. Pão ciabatta: esse pão tem uma aparência achatada, tem uma casca crocante por fora e é macio por dentro. Essa receita é um pouco demorada, mas é fácil de se preparar.

Continua após o anúncio

7. Pão doce recheado: para rechear esse pão, a autora dá duas sugestões: maçã com canela ou goiabada. Além de apresentar duas opções de recheio, a autora nos mostra 10 dicas para preparar um pão saboroso.

8. Panqueca americana: essas panquecas ficam prontas em poucos instantes e são super fofinhas. São uma ótima opção para um café da manhã rápido e saboroso.

9. Smoothie de cacau e mirtilo: esse smoothie é feito com bananas, leite de amêndoas, mirtilos e cacau em pó. Além de ter um preparo fácil e rápido, é uma opção saudável para o seu café da manhã.

10. Granola caseira: essa é uma receita prática, para prepará-la, basta misturar os ingredientes em uma tigela e levar ao forno até que fiquem dourados. Pode ser consumida pura, com iogurte, sorvete ou outros alimentos.

11. Leite de coco caseiro: o leite de coco pode ser consumido puro, com café, cacau, vitaminas e pode ser usado em receitas doces e salgadas. O sabor é mais suave e mais fino do que o comprado pronto, além de ser mais saudável e saboroso.

12. Torradas com tomates fritos e champignon: para preparar essa receita você só precisa grelhar fatias de tomate em azeite, refogar cogumelos frescos e servi-los com torradas. O tempero pode ser o deu sua preferência.

13. Chocolate quente: para o autor dessa receita, o melhor leite para ser usado no preparo do chocolate quente, é o leite de aveia. É barato, fácil de fazer, e fica cremoso e encorpado.

14. Muffin com mirtilos: para preparar esse bolinho, a autora prepara uma massa básica, que pode ser usada em diversas receitas. Caso você não encontre mirtilos, pode substituí-los por uvas ou outra fruta de sua preferência.

15. Bote de abacate: para preparar essa receita você só vai precisar de abacate, banana e açúcar. O preparo é bem rápido e é uma opção de refeição saudável para começar o dia.

Continua após o anúncio

16. Torta de rabanada: essa torta é feita com pães amanhecidos. Seu preparo não é muito trabalhoso, e o tempo assando é de 40 minutos.

17. Cuca de ameixa: a receita usada para preparar a massa dessa cuca, na verdade, é a receita de uma massa de pão, que fica bem molhadinha por causa das ameixas frescas.

18. Mingau de aveia com banana: essa é uma receita de mingau doce, pois além das bananas, açúcar, leite de coco e canela são usados para preparar essa receita.

19. Mingau de quinoa: essa também é uma receita de mingau doce. A sugestão é acrescentar frutas secas e amêndoas ou nozes para completar o sabor.

Almoço

Foto: Reprodução / Gordelícia

Foto: Reprodução / Gordelícia

20. Moqueca de banana: essa receita é feita com a banana da terra. É uma boa opção para acompanhar arroz, farofa, quinoa ou qualquer outro prato que você achar interessante.

21. Risoto de alho-poró: para que essa receita fosse mais nutritiva, o autor escolheu usar o arroz integral em vez de um arroz próprio para risoto. Para dar cremosidade ao prato, um creme de castanha foi usado para preparar a receita.

22. Torta de batatas com cogumelos: essa torta é muito parecida com um escondidinho, pois é um purê de batatas recheado com cogumelos refogados. Ela tem uma cobertura crocante feita com farinha panko. A autora também sugere um molho branco ou de tomates para cobrir a torta.

23. Estrogonofe de palmito: essa é uma receita bem simples de se preparar. Para substituir o creme de leite, você pode creme de leite de soja, leite de coco ou até mesmo leite de aveia. Além do champignon, também é possível adicionar shitake ou outros cogumelos.

24. Sushi de frutas: preparar sushis não é uma tarefa muito fácil, mas com um pouco de prática é possível conseguir um bom resultado. As frutas usadas para o recheio podem ser as de sua preferência.

25. Polenta ao molho bolonhesa: a polenta é um prato simples de se preparar, mas é preciso ficar atento a alguns cuidados: como o molho borbulha e espirra, é importante usar uma panela alta. O molho bolonhesa é feito com proteína de soja, azeitonas, ervilhas e vários temperos.

26. Falafel: o falafel é um bolinho de grão de bico originário do Oriente Médio. Na receita os bolinhos são fritos, mas se você busca um petisco mais saudável, assá-los também é uma opção.

27. Lasanha à bolonhesa: além de de ensinar a como preparar um molho bolonhesa com proteína de soja, a autora da receita também ensina como preparar a massa da lasanha.

28. Salpicão: para substituir a carne de frango, para essa receita foi escolhida a carne de jaca. A maionese é feita com leite de soja e tem um toque de alho.

29. Salada de macarrão: alho-poró, milho, ervilha, pimentão, cenoura, pepino, azeitona, cebolinha e tomate são usados para preparar essa salada, além, é claro, do macarrão. O resultado é um prato cheio de aromas e sabores.

30. Lomo salteado: essa é uma receita típica peruana, que originalmente é feita com carne, mas nessa adaptação foi feita com proteína de soja. Batatas fritas também fazem parte desse prato.

31. Conchiglione recheado com espinafre, alho-poró e creme de tofu: pela aparência que esse prato tem, ele parece ser trabalhoso de se preparar, mas ao contrário do que parece, é bem simples de se fazer. O creme de tofu fica com uma textura muito suave e combinado ao alho-poró e ao espinafre fica com um sabor muito interessante.

32. Massa de macarrão: preparar sua própria massa de macarrão pode não ser um trabalho muito simples, mas comer uma macarronada feita com uma massa fresca faz toda a diferença. Para os ingredientes você só vai precisar de farinha de trigo, água, sal e óleo.

33. Estrogonofe de berinjela: no lugar de creme de soja, essa receita usa o leite de aveia, que pode ser feito em casa e é mais barato.

34. Estrogonofe de grão de bico: além do grão de bico, cogumelos frescos e alho-poró dão um sabor especial à receita. Para o molho, a autora ensina a como preparar um usando aveia.

35. Batata rostie: esse prato também é chamado de batata suíça, devido à origem da receita. Essa receita não é difícil de se preparar, mas o passo à passo deve ser seguido certinho. A batata é cozinha e depois frita, o que a deixa com uma textura muito interessante. O recheio que a autora usou foi o mandioqueijo com tomate e orégano, mas você pode escolher o seu favorito.

36. Refogado de brócolis e shitake: essa é uma receita que fica pronta em poucos minutos e é uma ótima opção de acompanhamento para o arroz.

37. Macarrão com espinafre: a autora dessa receita ensina a como preparar a sua própria massa. Para completar o sabor do espinafre, foi escolhido um molho branco feito com aveia.

Lanche

Foto: Reprodução / Fru Fruta

Foto: Reprodução / Fru Fruta

38. Coxinha de berinjela e brócolis: a sugestão para a massa dessa coxinha é utilizar inhame, mas você pode substituí-lo por mandioca ou batata. A autora ensina a fazer dois recheios para as coxinhas: o de berinjela e o de brócolis. Para deixar esse petisco ainda mais saudável, a coxinha é assada.

39. Coxinha de jaca verde: a massa dessa coxinha é feita apenas com farinha de trigo, água sal, óleo e temperos. Já o recheio é feito com jaca e vários temperos. Segundo a autora, a o resultado é um salgadinho muito saboroso.

40. Antepasto de berinjela: o antepasto pode ser comido com pães, torradas, saladas ou até mesmo puro. Além de ser uma receita muito gostosa, pode ser guardada na geladeira por até uma semana.

41. Nuggets: a massa desse petisco é feita com feijão branco, milho, trigo, sal e temperos. Depois que a massa estiver pronta, basta empanar e fritar.

42. Biscoito salgado: essa é uma receita muito fácil de se preparar, e o interessante dela é que mudando os temperos usados, você consegue um sabor completamente diferente. São práticos para carregar no dia a dia e comer em qualquer lugar.

43. Biscoito de banana e aveia: essa é uma opção muito saudável de um lanche prático. Como não leva açúcar como um dos ingredientes, a banana é que adoça a receita, caso você queria um biscoito mais docinho, é só incrementar o açúcar na sua receita.

44. Bolinho de inhame: para preparar essa receita você só precisa ralar o inhame, misturar todos os ingredientes, fazer bolinhas e levar para assar. É uma opção de lanche prática e saudável.

45. Tzimmes: essa é uma receita de origem judaica que é feita com uma base de cenouras e frutas secas. Aqui, a autora usa cenouras, ameixas secas, suco de laranja, açúcar e melado. Para preparar esse prato, você só vai precisar usar uma panela.

46. Queijo de castanha de caju: para preparar esse prato você vai precisar de apenas quatro ingredientes: castanha de caju, óleo de coco, rejuvelac e sal. O rejuvelac é um probiótico que pode ser feito em casa, e o autor da receita ensina o passo a passo. Essa é uma receita que leva uma grande quantidade de tempo para ser feita, mas o resultado vale a pena.

47. Crepe doce: a massa do crepe é bem simples de ser feita. Para o recheio, a autora sugere frutas como opção.

48. Wrap com maionese de abacate: nessa receita a autora ensina a como preparar a massa do wrap e como preparar a maionese de abacate.

49. Carpaccio de mamão: quer servir algo saboroso em poucos minutos? Para preparar esse petisoco basta descascar e fatiar o mamão, e depois despejar

50. Esfiha de espinafre: essa é uma receita que demora um pouco para ficar pronta, já que é preciso esperar a massa crescer e depois que a esfiha estiver pronta deve ficar entre 30-40 minutos no forno. A massa fica crocante e combina com molho de alho.

51. Kibe: essa é uma receita bem rápida de se preparar e fica com um ótimo gosto de temperos. Além de ter um ótimo sabor, você pode escolher entre assar ou fritar. Também é possível congelar a massa.

52. Torta de cogumelos: o recheio dessa torta é feito com shitake, shimeki e alho=poró, ingredientes que combinam muito bem. Para deixar a torta douradinha, você pode usar queijo vegano.

53. Pão pita: esse pão é muito comum para acompanhar todas as refeições no Oriente Médio. Seu preparo é rápido e possui dois ingredientes como base: farinha de trigo e água.

54. Quiche de espinafre com tomate seco: as receitas mais tradicionais de quiche levam muito queijo, o que torna a receita gordurosa e pesada. Nesse caso, o autor substituiu o queijo por tofu. A farinha de trigo foi substituída pela farinha de grão de bico, que depois de assada fica com uma consistência parecida com a da massa podre.

55. Massa de pastel: para preparar essa receita você só vai precisar de água, farinha de trigo, óleo, cachaça e sal. A cachaça é usada para que a massa fique com as bolhas típicas dos pasteis.

56. Cookies de banana: a criadora desses cookies diz que a banana é um ótimo ingrediente para substituir os ovos, e que nessa receita, ainda ajuda a adoçar os biscoitos.

57. Pão com goiabada: para quem gosta de pães doces, essa é uma ótima opção. Além de ser prático de preparar fica com um sabor muito interessante.

Jantar

Foto: Reprodução / Panelinha Saudável

Foto: Reprodução / Panelinha Saudável

58. Hambúrguer de grão de bico: a sugestão para que o seu hambúrguer fique mais saboroso é acrescentar na hora do preparo cenoura, cebola e salsinha, além de aveia em flocos, farinha de rosca, azeite, sal e pimenta.

59. Hambúrguer de feijão: a autora dessa receita além de ensinar a preparar um delicioso hambúrguer de feijão, também ensina a como preparar um molho de pepino para usar como acompanhamento.

60. Cuscuz marroquino: essa é uma receita muito prática que fica pronta em apenas 10 minutos. Para dar um sabor especial ao prato, a autora usa castanha de caju, salsinha e cenoura ralada.

61. Salada israelense: em Israel, esse é um prato que é servido no café da manhã. Como os costumes daqui são diferentes, sugerimos esse prato para o jantar. Uma dica é comer essa salada acompanhada de pães.

62. Rocambole de lentilha e quinoa: como a lentilha deve ser deixada de molho na água por 8h, essa é uma receita que requer um pouco de planejamento. É uma boa sugestão de prato para servir em um jantar especial.

63. Creme de milho: para preparar esse creme de milho você só vai precisar de milho, cebola, alho, óleo e sal. Essa receita é feita em poucos instantes, e se você usar o milho direto da espiga, também é muito nutritiva.

64. Peixe vegano: esse prato é feito com tofu e alga nori e tem como acompanhamento batatas assadas.

65. Berinjela à parmegiana: nessa receita, a berinjela é empanada, frita e depois coberta com um molho de tomate.

66. Escondidinho de mandioca com shimeji: para preparar o purê desse escondidinho, o autor usou cará, que é um tubérculo, mas você pode usar mandioca ou batata. Para preparar o recheio é só refogar cebola, o shimeji e acrescentar shoyu.

67. Batata ao murro: essa é uma receita típica de Portugal, que é bem simples de ser feita. Você só precisa cozinhar as batatas, depois as enrole em um pano e de um leve murro (não é necessário esmagar as batatas). Depois disso é só colocar as batatas em uma frigideira com azeite ou margarina.

68. Hambúrguer de feijão com beterraba: esse hambúrguer fica úmido e macio. O feijão escolhido para preparar essa receita foi o branco. Caso você não queria usar beterraba, pode substituí-la por cenoura.

69. Risoto de couve-flor: essa é uma receita de risoto sem arroz, e quem o substitui é a couve-flor, que é usada cozida e cortada em pedacinhos bem pequenos. Essa receita também leva cenoura como ingrediente, o que a deixa com uma coloração interessante.

70. Estrogonofe de champignon: para você preparar essa receita só vai precisar de: champignon, creme de castanha, shoyu, cebola e óleo. O champignon pode ser substituído por shitake ou shimeji.

71. Yakissoba de bifum: o bifum é um macarrão feito de arroz. Ele é bem comum na cozinha oriental e fica cozido mais rápido que um miojo. Legumes cozidos e um molho a base de shoyu também são usados para preparar esse prato.

72. Suflê de espinafre: a base desse suflê é feita com tofu e o seu recheio é feito com espinafre. O resultado da receita é um prato leve e saboroso.

73. Pizza com massa de mandioca: essa é uma pizza bem diferente das tradicionais, começando pela sua massa, que é feita com mandioca. O queijo usado nela é o vegetal, ela também leva molho de tomate e tomates fatiados. Você pode acrescentar outros recheios de sua preferência.

74. Temaki de shimeji: o temaki é uma receita oriental e os ingredientes são os mesmos que os usados para preparar o sushi, mas nesse caso, ele é servido em formato de cone.

75. Estrogonofe de grão de bico: o estrogonofe é um prato muito apreciado na culinária brasileira e por isso, tem várias versões. A de grão de bico é saborosa e nutritiva.

Sobremesa

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

76. Doce de abóbora: esse doce fica úmido e suave por dentro e com uma casquinha crocante por cima. A autora corta o doce em formato de coração.

77. Torta de abóbora: essa é uma torta que chama a atenção pela aparência e pelo sabor. Com uma massa é feita com farinha de arroz, polvilho doce e goma de xantana. O recheio é bem aromático, pois é feito com abóbora, cravo, canela e noz-moscada.

78. Bombom de prestígio: para preparar esse bombom a autora usou resíduos de leite de coco caseiro, que dão um toque especial ao doce.

79. Trufas de tâmaras e coco: a autora ensina a fazer a trufa em duas versões: com coco e tâmaras. A receita é bem prática e ótima para quando surge a vontade de comer algo doce.

80. Bolo de abacaxi: essa é uma receita de bolo invertido, ou seja, a massa fica por baixo e o abacaxi fica por cima.

81. Mousse de chocolate: essa é uma receita de sobremesa saudável. Para preparar esse doce você vai precisar de abacate, cacau em pó, xarope de agave, leite de coco e essência de baunilha.

82. Alfajor: esse alfajor feito com uma massa de bolacha de maisena e recheado e coberto com cacau em pó e chocolate amargo vegano.

83. Bolo de caneca: para preparar o bolo de caneca você só precisa misturar todos os ingredientes e levar ao microondas por 1 min ou ao forno convencional por 10-13 minutos. A autora sugere servir com frutas e calda de chocolate.

84. Bolo de chocolate: esse bolo leva pedaços de chocolate picados na massa, então, caso você não queira usar cobertura, não é necessário, pois ele já fica bem doce.

85. Torta sorvete de morango: essa é uma receita em que os ingredientes não precisam ir ao forno ou fogão. A massa da torta é feita com amêndoas, nozes e castanha de caju, mas você pode usar outras oleaginosas, ou até mesmo amendoim. O recheio é feito com leite e óleo de coco, morango e açúcar cristal.

86. Sorvete: esse sorvete é feito com batata doce, leite de coco, chocolate sem leite, essência de baunilha e sal. A mistura dos ingredientes pode não ser muito comum, mas o resultado é um delicioso sorvete vegano.

87. Brigadeiro: esse doce super comum na culinária brasileira não podia ficar de fora dessa lista. Ele é feito com chocolate meio amargo, açúcar mascavo, óleo de coco e biomassa de banana.

88. Cupcake de coco: esse cupcake fica com um sabor super suave é e simples de ser feito.

89. Creme de avelã com cacau: esse creme de avelã com cacau fica pronto em apenas 20 minutos e leva 6 ingredientes: cacau, avelã, leite vegetal, açúcar mascavo e essência de baunilha.

90. Cheesecake de pistache e manga: o preparo dessa receita leva apenas 10 minutos, mas antes de servir, é necessário deixar o doce descansar por 1h na geladeira.

91. Pudim de chia com pera: esse pudim é bem diferente do tradicional. É feito basicamente com leite vegetal, chia e e pera, mas você também pode usar outras frutas.

PARA VOCÊ