26 receitas de queijo vegano que vão conquistar seu paladar

Escrito por Vanessa Herrmann

O queijo é um alimento amado por muita gente, por isso, pode fazer bastante falta para para intolerantes e alérgicos à lactose ou até mesmo para os veganos. Para deixar esse item feito com ingredientes de origem animal fora do cardápio, é possível testar versões de queijo vegano.

Oleaginosas, legumes e até mesmo outros ingredientes, como o grão de bico, por exemplo, podem ser usados para o seu preparo. Além disso, uma boa dica é caprichar no uso de temperos, assim, você consegue obter um ingrediente cheio de sabor para as suas refeições.

Queijo vegano com oleaginosas simples

Foto: Reprodução / tempero alternativo

1. Queijo vegano de castanha: para testar essa receita em casa é preciso ter rejuvlelac, um probiótico vegano, em mãos. Ele pode ser feito em casa com um grão integral e água. Além desse ingrediente, você só vai usar castanha-de-caju, óleo de coco e sal. Mesmo usando poucos itens, é preciso ter um pouco de paciência, mas o resultado é tão gostoso, que toda a espera vale a pena.

2. Queijo vegano de oleaginosas: com uma textura leve e ao mesmo tempo cremosa, essa é uma receita mais rápida de ser testada, mas as oleoginosas precisam descansar por 8 horas antes de iniciar o preparo. Uma sugestão é usar essência sabor queijo caso você queira um gostinho específico, como o de gorgonzola, por exemplo. Além disso, quando derretido fica cremoso igual ao requeijão.

3. Queijo vegano de macadâmia: macadâmia, ágar-ágar, água, suco de limão, sal, azeite e, opcionalmente, Nutritional Yeast são os ingredientes que você vai precisar ter em mãos para se deliciar com essa opção.

4. Queijo parmesão vegano: muito usado no preparo de muitos pratos, o parmesão também ganha uma versão livre de ingredientes de origem animal. Além disso, seu passo a passo é muito rápido, já que só é preciso bater em um liquidificador castanha-de-caju, dentes de alho, sal a gosto e Nutritional Yeast, caso preferir.

5. Queijo vegano frescal: tendo a castanha-de-caju como principal ingrediente, a proposta desta receita é obter um queijo com sabor suave, que pode ser combinado tanto com alimentos salgados, quanto doces. Uma sugestão é serví-lo com uma fatia de pão acompanhado de melado ou geleia.

6. Requeijão vegano de castanha: a textura desse requeijão feito com castanha-de-caju fica bem cremosa, por isso, ele pode ser usado no preparo dos mais variados pratos. Para testar essa opção em casa, você vai precisar apenas da oleaginosa, água, polvilho azedo, vinagre de maçã, levedura de cerveja e sal.

Queijo vegano com oleaginosas bem temperado

Foto: Reprodução / frufruta

7. Queijo vegano de castanha de caju: nessa receita, o queijo vegano de castanha-de-caju é temperado com tahine, sal, mostarda, pimenta e cúrcuma. Além disso, fermento, tapioca e ágar-ágar também são usados. Caso você queira um queijo cremoso, basta deixar o último ingrediente de fora do preparo.

8. Queijo vegano com ervas: essa é outra receita de queijo vegano feito com castanha-de-caju, mas, aqui, muitas ervas e temperos são usados, são eles: páprica defumada, orégano, salsinha, manjericão, pimenta caiena ou calabresa e pimenta preta. O resultado, além de um alimento bem gostoso, é supercolorido.

9. Queijo mussarela vegano: já nessa opção, que também é feita com castanha-de-caju, apenas alho, sal e limão são usados para temperar o queijo. Se você quer um gostinho especial, mas sem ter que usar uma lista extensa de ingredientes, essa pode ser uma boa opção para ser testada na sua cozinha.

10. Queijo de amêndoas com ervas: já pensou em usar resíduo de leite de amêndoas para preparar o seu queijo? Essa é a proposta desta receita, que é temperada com alho, ervas, suco de limão, pimenta e sal. Além disso, você também vai precisar de ágar-ágar e Nutritional Yeast, caso preferir.

11. Queijo vegano com cranberry: nessa opção, você aprende a preparar um queijo de castanha-de-caju que é agridoce, pois além de levar mostarda, molho de soja, sal e pimenta-do-reino como temperos, também conta com o acréscimo de cranberries.

12. Queijo vegano com ervas e páprica: essa é outra receita feita com o resíduo do leite de amêndoas. Para que o sabor fique bem interessante, a proposta é que o queijo seja temperado com ervas e páprica.

13. Queijo vegano com alho: mais uma opção de queijo que é preparo com o resíduo do leite de amêndoas, a proposta desta receita é caprichar no uso de alho e cúrcuma. A textura fica cremosa, mas ao mesmo tempo firme.

14. Queijo cremoso de castanha: com uma textura bem cremosa, esse queijo vegano feito com castanha-de-caju é ideal para ser passado em fatias de pão ou até mesmo ser usado no preparo de molhos ou recheio de salgados.

Queijo vegano com legumes

Foto: Reprodução / panelinha saudável

15. Queijo vegano de abobrinha: é isso mesmo que você leu, essa receita de queijo vegano tem como principal ingrediente a abobrinha. O modo de preparo é extremamente rápido, mas antes de se deliciar com o resultado, é bom deixar que o alimento descanse na geladeira de um dia para o outro.

15. Queijo vegano de mandioca: esse é um queijo perfeito para preparos que pedem esse alimento derretido, pois mesmo que tenha uma textura firme, ele derrete com facilidade. Além disso, não é nada difícil de ser preparado em casa.

17. Queijo vegano de mandioca salsa: a mandioca salsa é o principal ingrediente usado no preparo desta receita, mas polvilhos doce e azedo, água, suco de limão, sal e azeite também entram em cena. Aqui, todos os itens são batidos no liquidificador e depois levados para uma panela. O tempo de descanso na geladeira é de apenas 2 horas.

18. Queijo vegano de mandioca: mandioca combinada com polvilho doce também pode virar um queijo vegano bem saboroso. Além disso, o passo a passo, que é bem parecido com o da opção anterior, pode ser seguido até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

19. Queijo vegano de mandioca e girassol: se você está procurando por um queijo com textura bem firme, pode se encantar com essa opção. Aqui, a mandioca é combinada com o girassol, o que faz com que o sabor seja diferente da opção anterior. Para melhorar ainda mais, essa é uma receita bem nutritiva para ser acrescentada ao seu cardápio.

20. Queijo vegano de batata e mandioca salsa: batata, mandioca salsa, azeite, polvilhos doce e azedo, sal e, opcionalmente, levedura são os ingredientes usados para o preparo dessa receita. Com um passo a passo simples, pode ser uma ótima alternativa de queijo vegetal.

Queijo vegano com outros ingredientes

Foto: Reprodução / veganana

21. Queijo vegano de grão de bico: usar o grão de bico como principal ingrediente para o seu queijo também é possível. Além dele, para testar essa opção em casa, é preciso ter em mãos apenas água, Nutritional Yeast, sal, cúrcuma e vinagre de maçã.

22. Queijo vegano com tremoço: com uma textura bem firme, o queijo vegetal feito com tremoço pode ser uma ótima aposta para quem quer obter esse resultado. Com um sabor bem gostoso, seu preparo é simples, assim como a lista de ingredientes é curta. Então, se você busca por praticidade, não deixe de conferir as dicas desta opção.

23. Queijo vegano prático: se você quer se deliciar com um queijo que possa ser cortado, mas que também derreta, deve parar para conhecer essa receita, que é feita com leite de soja, ágar-ágar, vinagre de maçã, sal, fécula de tapioca, páprica, Nutritional Yeast e cúrcuma.

24. Queijo gouda vegano: com um sabor parecido com o do queijo gouda, essa receita tem como principal ingrediente o leite de coco. Para obter esse resultado, é preciso ter fumaça líquida. Outra coisa importante é que essa receita requer um liquidificador com copo de vidro, que aguente uma alta temperatura.

25. Queijo vegano com semente de girassol: tendo a semente de girassol como principal ingrediente, essa receita conta com uma lista de ingredientes extensa, mas grande parte deles são temperos. O preparo é bem simples e não é demorado, ideal para quem não quer esperar muitas horas para saborear o alimento.

26. Queijo vegano de Queijoquinha: a Queijoquinha é uma mistura em pó usada para o preparo de queijos, ela conta com algumas opções de sabores diferentes, o que é ótimo para quem gosta de inovar. Além disso, o passo a passo é extremamente simples.

Agora que você já conhece uma grande opção de queijos veganos para testar em casa, basta correr para a cozinha preparar a receita que mais te agradou e usar o resultado para um delicioso sanduíche, pizza ou outro prato que você preferir. Para melhorar ainda mais, você pode conferir uma lista com variada de receitas veganas.

PARA VOCÊ