Como tirar a baba do quiabo para deixar esse ingrediente mais saboroso e versátil

Escrito por    
Em 07.08.20

Rico em fibras, o quiabo faz parte da família dos vegetais e é um alimento farto em nutrientes que possui poucas calorias. Ele é extremamente saboroso, mas tem uma característica que pode incomodar alguns, sua baba! Se você não é fã desse líquido, aprenda como tirar a baba do quiabo com algumas técnicas para aproveitá-lo da melhor maneira.

Continua após o anúncio

Como tirar a baba do quiabo de forma simples

  1. Lave bem os quiabos com água;
  2. Pique o quiabo molhado em pequenas rodelas;
  3. Despeje os quiabos em uma frigideira sem óleo ou qualquer tipo de gordura e ligue o fogo mexendo bem para não queimar e escurecer;
  4. A baba do quiabo irá grudar no fundo da panela formando uma crosta e sua coloração continuará verdinha. Quando o fundo da panela já estiver escuro e os quiabos secos, desligue o fogo;
  5. Coloque em um recipiente e ele está pronto para servir!

Com poucos minutos você tem um quiabo sequinho e saboroso. Superversátil, ele pode ser consumido grelhado, frito, refogado, seco ou ao molho. É um poderoso acompanhamento para frangos, carnes e saladas.

Outras formas de tirar a baba do quiabo

Confira outros procedimentos que vão te ajudar a extrair a baba do quiabo com ingredientes simples que marcam presença facilmente na sua geladeira e ainda contribuem com o sabor.

Como tirar a baba do quiabo com limão

Para iniciar a extração da baba, é primordial lavar bem os quiabos com água e bucha e secá-los para eliminar as sujeiras. Nesse vídeo o quiabo é cortado em pedaços, frito com óleo e temperado com sal. Para extrair a baba, basta espremer um limão enquanto o vegetal é cozido que seu líquido irá grudar no fundo da panela. Superprático!

Como tirar a baba do quiabo com tomate

Para os fãs de quiabo refogado, essa é uma ótima receita para por em prática. Com muito sabor e sem nenhuma baba, ele é preparado com cebola, tomate sem pele, limão e é temperado com sal, alho, cheiro-verde e pimenta-do-reino. Além de contribuírem com sabores incríveis, o tomate juntamente com o limão são os responsáveis por secar a baba do quiabo.

Como tirar a baba do quiabo com vinagre

A baba do quiabo pode ser retirada facilmente com vinagre. Para isso, os quiabos devem estar cortados e imersos na água com a adição do vinagre em uma panela que ferverá durante 30 minutos. Depois, basta escorrer o quiabo e preparar do seu jeitinho. O vídeo ainda conta com uma dica valiosa para verificar se o vegetal está fresco ou não.

Continua após o anúncio

Como tirar a baba do quiabo no micro-ondas

iStock

Se você precisa remover a baba do quiabo rapidamente sem adicionar nada que altere seu sabor, uma ótima recomendação é utilizar o micro-ondas. Após higienizar e secar bem, você deve cortar o talo e a ponta e picar o resto. Distribua espaçosamente em um prato, tempere e leve ao micro-ondas por dois minutos.

Com essa seleção ficou fácil deixar o quiabo sem baba e prontinho para o preparo. E para utilizá-lo em receitas saborosas, confira receitas de quiabo frito ou, se preferir, receitas de quiabo refogado.

PARA VOCÊ