19 receitas com chuchu para você sentir o gostinho desse legume

Escrito por                          

Tem muita gente que acha o chuchu sem graça, mas sabia que esse alimento pode render pratos super saborosos? E olha que isso não vale só para preparações salgadas, como sopas, refogados, tortas e outros, bolos doces também podem ser feitos com esse ingrediente.

Além de ser um item muito versátil, o consumo do chuchu gera diversos benefícios, pois é rico em vitaminas, nutrientes e ainda conta com uma grande porcentagem de água em sua composição. Por isso, pode ser um excelente aliado para quem quer perder peso.

Que tal conferir você mesmo algumas opções de receitas que são feitas com esse ingrediente?

1. Chuchu com carne seca

Foto: Reprodução / pimenta do reino

Essa é uma receita em que o legume é refogado com carne seca. É uma ótima pedida de prato para quem diz que o chuchu é um ingrediente sem sabor, pois o charque conta com um gostinho pra lá de marcante. Essa é uma opção que exige um pouco de preparo com antecedência, mas que vale a pena ser testada em casa!

2. Bolo salgado de chuchu

Foto: Reprodução / segredos da tia emília

Já pensou em preparar um bolo salgado de chuchu? Essa é a proposta dessa receita, que fica com um sabor bem suave, mas que pode ser combinada com outros itens para uma refeição ainda mais gostosa. Você pode usar, por exemplo, um molho de tomate ou um ragu para deixar seu prato mais saboroso.

3. Chuchu recheado com cuscuz e camarão

Foto: Reprodução / cinco quartos de laranja

Para quem gosta de rechear legumes e depois levá-los ao forno, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, os itens que são usados para incrementar o chuchu são o cuscuz e o camarão. O preparo não é dos mais rápidos, mas o sabor é tão gostoso, que vale a pena ficar na cozinha.

4. Assado de chuchu

Foto: Reprodução / pitadinha

Essa é uma receita em que você aprende a tirar a baba do chuchu e ainda pode conferir duas maneiras de fazer o legume assado. É uma boa escolha para quem quer maneiras simples, mas saborosas de preparar esse ingrediente.

5. Fritata de chuchu

Foto: Reprodução / segredos da tia emília

Essa é uma receita em que vários ingredientes vão ao fogo em uma frigideira. Alguns deles são: chuchu, batata, cenoura, abobrinha, ovos, atum e diversos temperos. É uma ótima pedida para quem quer uma opção de refeição que suja apenas uma panela, mas que fica com um gostinho incrível e ainda é cheia de nutrientes.

6. Bolo doce de chuchu

Foto: Reprodução / cinco quartos de laranja

Que tal preparar um bolo que leva chuchu na sua massa? Mas não é só esse item que entra em cena, nozes e especiarias também são usadas para deixar o sabor do seu bolo ainda mais gostoso. É uma opção simples, saudável e que pode te surpreender.

7. Salada de chuchu com maionese vegana

Foto: Reprodução / veganana

É bem comum nas mesas de almoço de domingo uma salada que combina batata e maionese, não é mesmo? Mas você pode fazer uma troca de legumes para inovar no sabor desse prato que é tão comum na mesa de muitos brasileiros. Além disso, essa é uma receita que não leva ingredientes de origem animal.

8. Chuchu cozido com ovos

Foto: Reprodução / panelaterapia

Se você está procurando por uma receita extremamente simples e rápida de ser preparada, pode ter acabado de encontrar a opção ideal. Além do legume e dos ovos, você vai precisar apenas de alguns temperos para fazer esse prato. Mesmo assim, o sabor fica muito bom!

9. Gratinado de chuchu com presunto

Foto: Reprodução / aqui na cozinha

Essa é outra opção que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha e um modo de preparo super prático. Mesmo assim, é um prato que fica bem gostoso e que pode ser apreciado pelos mais variados paladares. Além disso, você pode fazer tudo um dia antes de servir e quando quiser comer, é só levar ao forno para gratinar.

10. Caldo verde com chuchu

Foto: Reprodução / pitadinha

O caldo verde é uma ótima opção para os dias com temperatura mais amena, pois esse é um prato para ser saboreado bem quentinho. Além disso, também é uma boa pedida para quem quer perder peso ou até mesmo para quem está em busca de uma alimentação mais saudável. Essa é uma receita cheia de vantagens, pois seu preparo é feito em um tempo curtíssimo.

11. Sopa de chuchu com alho-poró

Foto: Reprodução / cinco quartos de laranja

O alho-poró é um ingrediente que pode deixar qualquer prato mais gostoso, então, até mesmo quem não é muito fã de chuchu pode se deliciar com essa receita, que é uma ótima pedida para quem quer emagrecer.

12. Sopa de lentilha com chuchu

Foto: Reprodução / cinco quartos de laranja

Essa é outra opção para quem quer uma sopinha bem saudável para acrescentar ao seu dia. Aqui, além da lentilha e do chuchu, a cenoura e a couve também entram em cena para deixar o prato mais nutritivo e saboroso.

13. Salada quente de camarão com chuchu

Foto: Reprodução / la cucinetta

Uma salada quente pode ser uma ótima pedida para aquele dia mais friozinho, não é mesmo? Essa é uma receita em que o chuchu é combinado com camarão e palmito. Além de um sabor bem gostoso, essa não é uma receita que demora para ser preparada.

14. Salada de chuchu com manga e feijão verde

Foto: Reprodução / receitas para felicidade

Para quem gosta de combinar ingredientes bem diferentes no preparo de uma salada, essa receita pode ser uma ótima escolha. A combinação de sabores é super inovadora e pode surpreender os mais variados paladares.

15. Casquinha de chuchu com leite de coco

Foto: Reprodução / sabores da vida

Essa é uma receita em que o chuchu é refogado com alguns temperos e depois combinado com leite de coco. Essa mistura vai ao forno, e quando sai de lá, fica com uma casquinha crocante e um recheio super cremoso, por isso o nome da receita.

16. Torta de chuchu tipo suflê

Foto: Reprodução / la cucinetta

Se você quer testar uma torta que conta com uma massa super macia, pode apostar nessa receita. Ela não é uma opção super rápida de ser preparada, mas o gostinho fica tão bom, que vale a pena testar.

17. Suflê de legumes com chuchu

Foto: Reprodução / blog da mimis

O suflê é um prato que conta com uma textura extremamente leve e delicada, assim como seu sabor, nesse caso. Aqui, o chuchu é combinado com cenoura e brócolis para uma receita ainda mais gostosa e nutritiva.

18. Canja de frango com chuchu

Foto: Reprodução / vida low carb

A canja é um prato que aparece na mesa de muita gente nos dias de inverno, não é mesmo? Então, que tal conhecer essa receita para sair da rotina quando estiver frio? É uma receita um pouco demorada, mas que fica muito saborosa.

19. Torta de carne com chuchu

Foto: Reprodução / na minha panela

Essa é uma receita de torta bem diferente, pois legumes são usados no prepado da massa, são eles a batata e o chuchu. Para o recheio, uma carne moída bem temperadinha entra em cena.

Mesmo que muita gente diga que o chuchu é sem graça, ele pode ser usado no preparo de muitos pratos que ficam com um gostinho muito saboroso. Além disso, esse é um ingrediente muito saudável e que merece um espaço na sua mesa. Se você adora alimentos verdes, confira também algumas receitas com ervilha para testar em casa.

PARA VOCÊ