54 receitas com ervilha para incluir esse ingrediente em suas refeições

Escrito por                          

Com um sabor bem docinho e uma cor verde vibrante, a ervilha é um legume delicioso, de fácil digestão e super saudável, que pode ser consumido tanto fresco quanto em versões enlatadas e ser utilizado em diferentes receitas, já que combina muito bem com outros ingredientes.

Além de adicionar cor e sabor às refeições, a ervilha é também uma incrível fonte de nutrientes de primeira qualidade, conta com poucas calorias e traz benefícios como garantir a ação antioxidante do corpo, que favorece não apenas a sua boa forma, como também a saúde em geral.

Entradinhas e saladas costumam levar o legume em suas preparações, porém você pode incorporá-lo também em diversas receitas quentes, como sopas, massas, risotos e outras receitas simples do dia a dia. Confira abaixo!

Entradas com ervilha

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

1. Tropeiro de ervilha seca: já ouviu falar no tropeiro de ervilha seca? É uma entradinha diferente e super saborosa que leva os seguintes ingredientes: bacon, cebola, salsa, folhas de louro, sal, farinha de mandioca e ervilha seca. É também um excelente acompanhamento para frangos, picadinhos ou assados.

2. Pasta indiana de lentilha e ervilha: aqui, você aprende a preparar uma pasta de origem indiana daquelas que é bem difícil identificar os ingredientes, já que o sabor marcante da lentilha e da ervilha com os temperos a deixa com sabor único e diferenciado. Ela é perfeita para servir de entrada com pão sírio!

3. Pãozinho de ervilha sem glúten: um pãozinho feito com farinha de ervilha que é diferente, delicioso e fácil de preparar em casa, que em mais ou menos 20 minutos está pronto para servir. Você pode fazer deliciosos e coloridos mini sanduíches com ele, adicionando pastinhas e legumes frescos.

4. Rolinho de ervilhas: para um lanchinho bem especial, uma festa infantil ou um piquenique caprichado, aposte nessa receita de rolinhos de pão de forma e ervilhas, que leva ingredientes simples como pão 100% integral, ervilhas, creme de ricota, sal e gergelim para polvilhar em cima e enfeitar!

5. Pastinha de ricota com ervilha: que tal incrementar uma pastinha de ricota simples e aprender essa versão linda, fresca e deliciosa feita com ervilhas? Tenha em mãos outros ingredientes como azeite, hortelã, sal e pimenta. É uma receita que combina com um vinho tinto no inverno e com um vinho prosecco no verão!

6. Crostini de pesto de ervilha e hortelã com queijo cottage: super fácil de fazer, já que basta apenas misturar os ingredientes em um processador de alimentos (um socador de caipirinha também funciona), esse crostini de pesto de ervilha e hortelã com queijo cottage é muito saboroso e é uma entrada perfeita para um jantar especial.

7. Quibe de abóbora recheado com ervilha, alho poró, cenoura e queijo cottage: esse quibe de abóbora recheado com ingredientes repletos de sabor é uma deliciosa opção vegetariana para aqueles dias em que queremos dar um tempo na carne. A receita é simples de preparar e rende dez porções.

Saladas com ervilha

Foto: Reprodução / Pitadinha

8. Salada de ervilha torta e maçãs assadas: se você ama misturar saladas com frutas, conheça essa receita que fica simplesmente perfeita, já que o doce da maçã assada, o crocante da ervilha torta e o molho fazem juntos uma combinação irresistível. Tenha em mãos também gergelim, sal e pimenta.

9. Quinoa com ervilha: para essa receita gostosa e super saudável de quinoa, foram usados ingredientes clássicos da primavera, como ervilha, hortelã e limão siciliano. O resultado é um prato que pode ser servido quente ou frio como acompanhamento de um peixe, o salmão assado é uma ótima opção.

10. Salada de ervilhas e vagens com amêndoas: o resultado dessa salada é uma deliciosa combinação de ervilhas cozidas com raspas de laranja e amêndoas tostadas. A receita conta também com vagens, cebolinha, alho, azeite e óleo de amêndoas, que ajuda a acentuar o perfume do prato.

11. Salada de verdes com cogumelos, ervilha torta e molho de coalhada seca: essa é uma deliciosa salada de ingredientes verdes com cogumelos, ervilha torta e molho de coalhada seca. As ervilhas e os cogumelos são salteados no alho e na pimenta do reino e colocados ainda quentes sobre as folhas verdes frescas. Depois, tudo é arrematado pela acidez cremosa do molho bem temperado.

12. Vinagrete de ervilhas: que tal preparar um vinagrete bem colorido, simples e super saboroso para incrementar os seus pratos? Você vai precisar apenas de tomate sem semente picadinho, cebola roxa, ervilhas frescas e cheiro verde. Tudo isso temperado com vinagre, sal, pimenta moída e azeite.

13. Salada morna de brócolis, ervilhas e queijo feta: aprenda a preparar em casa uma salada morna bem gostosa de brócolis, ervilhas e queijo feta, que mistura ingredientes quentes e frios e é uma ótima pedida para um jantar leve! Tempere com azeite, vinagre de vinho branco, sal e pimenta do reino.

14. Salada quente de ervilhas com alface e cebolinha: deliciosa, rápida e fácil de fazer, essa é uma salada quente de ervilhas com alface e cebolinha combinada com ingredientes repletos de sabor como o caldo de legumes caseiro, manteiga, azeite de oliva, cebolinha e suco de limão. Tempere com sal e pimenta do reino.

Sopas e cremes com ervilha

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

15. Sopa de ervilha: o resultado dessa receita é uma sopa de ervilha super cremosa que fica ainda mais especial com os quadradinhos de bacon bem fritinhos que dão uma crocância irresistível ao prato. Além de deliciosa, é uma sopa leve, fácil de fazer e também nutritiva, perfeita para um jantar em dias frios!

16. Sopa de ervilha com hortelã: cremosa, saborosa, prática e muito saudável, essa sopa de ervilha é versátil e pode ser servida bem quentinha em dias frios ou gelada em dias quentes, pois fica gostosa em qualquer temperatura e leva poucos ingredientes, entre eles inhame orgânico, ervilha, hortelã, sal e azeite de oliva.

17. Sopa de ervilha com sorbet de aipo: para preparar essa sopa deliciosa e requintada de ervilha com sorbet de aipo, que é ideal para uma ocasião especial, você vai precisar de ingredientes como azeite, cebola, alho, espinafre, caldo de vegetais, sal, pimenta calabresa, ervilhas, açúcar, aipo, limão e tomilho.

18. Creme de ervilha com linguiça calabresa: além de saboroso, esse creme de ervilha com linguiça calabresa é uma comidinha bem confortável para preparar naqueles dias frios que você está sem tempo de ficar na cozinha. A receita rende quatro porções e, se você preferir, pode substituir a calabresa por bacon em cubinhos.

19. Caldinho de ervilhas: esse é um caldinho de ervilhas super gostoso, nutritivo, fácil de preparar e que conta com uma linda cor. Ideal para os dias frios do inverno, ele conta com ingredientes saudáveis como alho, cebola, folha de louro, caldo de legumes caseiro, cheiro verde, ervilha seca, azeite e sal.

20. Sopa de ervilha com bacon: aqui, você aprende a incrementar a tradicional sopa de ervilha com bacon utilizando mussarela de búfala, que confere muito mais sabor e uma textura diferente ao prato. A receita leva também água quente, alho, cebola, sal e pimenta moída. Vale a pena experimentar!

21. Creme de ervilha simples: essa é uma receitinha de creme de ervilha especial para bebês que ainda estão sendo introduzidos aos alimentos sólidos. O creme conta com textura e sabor incríveis, possui uma consistência menos líquida e ainda apresenta alguns pedacinhos macios do legume.

22. Creme de batata com frango e ervilha: ideal para um jantar em dias frios bem caprichado para toda a família, essa receita ensina a preparar um incrível creme de batata com frango e ervilha, que serve duas porções e conta com ingredientes como caldo de galinha, alho, sal, pimenta e ervilhas de sua preferência.

23. Caldo de ervilha, bacon e salsão: se o objetivo é preparar um prato gostoso e confortante para o almoço ou jantar, não deixe de conferir essa receita de caldo de ervilha, bacon e salsão, que além de deliciosa faz super bem para a saúde. Tenha em mãos outros ingredientes como batatas, hortelã, caldo de legumes, azeite, cebola, alho e sal.

24. Sopa de ervilha e funghi: o resultado dessa receita de sopa é surpreendente e sem dúvidas vai fazer o maior sucesso na sua casa, pois a combinação da ervilha com o funghi fica perfeita e com um sabor bem marcante. Dica: comece pelo refogado de cebola e alho no azeite, que vai fazer uma super diferença no final.

25. Creme de ervilhas light: se você quer preparar uma sopinha de ervilhas bem gostosa para tomar de noite, aposte nessa receita light que não leva uma única gota de óleo ou azeite e nenhum outro tipo de gordura. Entre os ingredientes, estão ervilha seca, água, caldo de legumes, alho, pimenta, sal e salsa fresca.

26. Creme de ervilha com alho poró e coalhada seca: esse é um delicioso creme de ervilha com alho poró e coalhada seca, perfeito para servir em um jantar entre amigos e para combinar com uma boa garrafa de vinho. Você pode montar as porções em xícaras, copos ou taças diferentes para ficar charmoso e criativo.

27. Creme de ervilhas com costelinha: simples de preparar, quentinho e com gosto delicioso de comida caseira, esse é um creme de ervilhas incrementado com costelinha defumada digno de dar água na boca! Anote os ingredientes: ervilha seca, cebola, água, sal e temperos a gosto.

28. Creme de ervilha com alho poró e pesto: essa receita é uma ótima alternativa para quem adora sopinhas variadas nos dias frios. É um incrível creme de ervilha com alho poró e pesto que leva apenas ingredientes simples como suco de limão, alho poró, sal, água, ervilhas congeladas e o molho.

29. Creme de ervilha, bacon e frango: fácil de fazer e muito gostosa, essa receita de creme de ervilha, bacon e frango é totalmente “comfort food” e conta com um sabor apaixonante que vai te surpreender! Dica: você pode substituir a batata doce por mandioquinha, que também fica deliciosa.

Massas com ervilha

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

30. Penne ao molho de iogurte com ervilhas e nozes: esse delicioso penne ao molho de iogurte com ervilhas e nozes é inspirado em uma receita palestina, porém preparado com ingredientes fáceis de serem encontrados por aqui. O resultado é uma massa com molho delicado, leve e incrivelmente saboroso.

31. Talharim com lombinho, milho e ervilhas: que tal uma receita bem gostosa para um final de semana preguiçoso em família? Aprenda o passo a passo desse talharim com milho, ervilhas e lombinho, que quando assado fica super suculento e confere um toque ainda mais especial ao molho cremoso.

32. Espaguete ao molho vermelho com frango desfiado e ervilhas: para quem não dispensa o espaguete em reuniões familiares, essa é uma receita suculenta feita ao molho vermelho com frango desfiado e ervilhas, que além de simples e muito prática de preparar, fica perfeita quando combinada com o queijo parmesão.

33. Macarrão à carbonara com ervilhas frescas: aprenda a preparar em casa uma das receitas mais tradicionais e maravilhosas da Itália, o macarrão à carbonara. Anote os ingredientes e corra para a cozinha: fusilli ou outra massa de sua preferência, bacon, ovos, queijo parmesão ralado, ervilhas frescas, azeite, sal, pimenta preta moída e creme de leite, que deixa o prato mais molhadinho.

34. Macarrão com brócolis e ervilhas: esse macarrão é uma versão do alho e óleo, só que um pouco mais incrementado, já que leva brócolis e ervilha, que conferem mais sabor e textura ao prato. Se preferir, no lugar do espaguete, você pode usar o parafuso ou o penne, ou um macarrão de arroz, para uma versão sem glúten.

35. Macarrão com presunto, queijo e ervilhas: com ingredientes simples e de fácil preparo, você vai levar apenas 20 minutinhos para fazer esse delicioso macarrão, que conta com um molho incrível e super versátil que combina também com outros diferentes pratos, como carnes ou batatas ao forno.

Arroz com ervilha

Foto: Reprodução / Pimenta no Reino

36. Risoto de risoni com calabresa e ervilha: para quem ainda não conhece, risoni é uma deliciosa massa em formato de arroz, que combina com pratos variados. Aqui, você aprende a fazer um risoto que leva o ingrediente combinado com calabresa defumada, ervilhas e outros itens simples como queijo parmesão, caldo de legumes e vinho branco.

37. Risoto de ervilhas frescas e queijo brie: para um almoço em casa bem caprichado, aposte nesse suculento risoto de ervilhas frescas com queijo brie que conta com os seguintes ingredientes: caldo de legumes caseiro, vinho branco seco, cebola, manteiga, azeite, pimenta, sal e queijo ralado.

38. Risoto de bacalhau com ervilhas frescas e salsão: se você é apaixonado por frutos do mar e pretende preparar um prato gostoso e leve, não deixe de conhecer essa receita de risoto de bacalhau com ervilhas frescas e folhas de salsão, que têm um gosto forte e deixa o prato muito mais saboroso e fresco.

39. Risoto de frango, ervilha, limão siciliano e manjericão: essa receita ensina a preparar um risoto de frango, ervilha, limão siciliano e manjericão muito perfumado e com uma ótima combinação de sabores, que aqui é acompanhado de uma deliciosa farofa de pão incrementada com amêndoas.

40. Arroz com ervilha: nada melhor do que inventar moda e variar um pouquinho o arroz branco tradicional de todos os dias, né? Então aqui vai uma receita deliciosa, nutritiva e fácil de fazer de arroz com ervilhas, que leva ingredientes básicos como alho, azeite, sal e água. Dica: quanto menos cozida a ervilha, melhor.

41. Arroz com açafrão e ervilha: essa é outra alternativa incrível e cheia de charme para substituir o arroz básico do dia a dia. A receita conta com ervilhas e açafrão em pó (ou cúrcuma), que é um ingrediente perfeito que deixa o arroz com uma cor amarelinha, além de mais perfumado e muito mais saboroso.

42. Arroz com frango, ervilha, cenoura e pimenta: para incrementar esse delicioso arroz com frango, ervilha e cenoura, utilize pimenta vermelha, que sem as sementes fica super suave, aromática, saborosa e levemente picante. Para acompanhar, faça um purê de batata bem cremoso.

43. Arroz com linguiça e ervilha: esse arroz com linguiça e ervilha é uma receita simples e fácil para o dia a dia, além de muito gostosa. O adocicado da ervilha combina perfeitamente com o picante da linguiça e outros ingredientes dão o toque final, como o tempero caseiro e o azeite de oliva.

44. Arroz vermelho com cogumelo, ervilha torta e castanhas do Pará: você já preparou receitas com arroz vermelho? Além de contar com uma bela cor, ele é super saboroso e pode ser incrementado com cogumelos, ervilhas e castanhas do Pará. Adicione também pimenta dedo de moça, cebolinha verde, sal e pimenta do reino.

Outros pratos quentes com ervilha

Foto: Reprodução / Gastrolândia

45. Cuscuz com beterraba, ervilha e frutos do mar: esse cuscuz marroquino com beterraba, ervilha e frutos do mar é uma receita colorida, fresca, vibrante e deliciosa. Ele serve seis pessoas e conta com os seguintes ingredientes: polvo, lula, agrião, limão, óleo, sal e vinagrete de limão siciliano.

46. Frango cremoso com ervilhas: simples de fazer e muito prático, esse frango cremoso com ervilhas pode ser preparado para o almoço ou jantar e é ideal para dias friozinhos, pois é uma comida quentinha e saborosa. A receita leva também alho poró, creme de ricota, cebola, erva seca, pimenta e sal.

47. Batata com ervilhas na manteiga: existe coisa mais gostosa do que a combinação de batatas com ervilhas salteadas na manteiga e azeite com alho e salsinha? É um acompanhamento simples e perfeito para servir com carne de porco ou outro qualquer prato de sua preferência. Tempere com sal e pimenta do reino.

48. Hambúrguer de ervilha: além de ter uma cor lindíssima e ser fácil de preparar em casa, esse hambúrguer de ervilha é super saboroso, nutritivo e conta apenas com ingredientes saudáveis, como ervilhas, alho, cebola, caldo de legumes, salsinha, orégano, cominho, suco de limão e farinha integral.

49. Guisado de lentilha com ervilha: aprenda a preparar esse delicioso guisado de lentilha com ervilhas, um único prato que une esses dois ingredientes e agrada a todos os paladares, além de ser uma opção barata, nutritiva e repleta de sabor para o dia a dia. É um prato perfeito para servir em dias de semana!

50. Feijão com lombo e ervilha torta: se você é daquelas pessoas que adora dar uma incrementada no feijãozinho de todos os dias, conheça essa receita que leva lombo de suíno cru e algumas ervilhas tortas, que fazem uma combinação muito gostosa. Para ficar ainda melhor, adicione sal, pimenta e cominho.

51. Ervilha seca com cenoura: a ervilha seca é uma ótima opção de grão para substituir o feijão nos almoços do dia a dia, pois além de muito saborosa, fica perfeita junto com cenouras picadinhas. Aposte em outros ingredientes simples como cebola, alho, tomate, cheiro verde, azeite e sal.

52. Dahl de ervilhas: o dahl de ervilhas é um prato delicioso típico da culinária indiana que tem um sabor super marcante e ainda é vegano. Entre seus ingredientes principais, estão ervilhas, tomates, pimentão (você escolhe a cor), batata inglesa, cenoura, alho, cebola, curry e sal. Depois, utilize temperos a gosto, como coentro, pimenta do reino, cominho ou chimichurri.

53. Cevadinha com atum e ervilhas: apesar de ainda não ser muito comum nas preparações do dia a dia, a cevadinha é uma ótima opção para substituir o arroz branco tradicional. Nessa receita, ela é acompanhada do atum em óleo, ervilhas, cebola, alho, manteiga, cebolinha, sal e pimenta.

54. Picadinho de alcatra com cenoura e ervilhas: esse picadinho de alcatra com cenoura e ervilhas é mais uma daquelas receitas rápidas que são uma mão na roda em dias cheios durante a semana. Um prato que combina carne e legumes de forma gostosa, bastando um arroz branco soltinho para acompanhar.

Apesar das ervilhas serem muito mais especiais e saborosas quanto estão fresquinhas, você dificilmente irá encontrá-las fora da temporada da primavera. Portanto, em outras estações você deve apostar em ervilhas secas, congeladas ou enlatadas.

PARA VOCÊ