Uma versão que foge bastante do tropeiro tradicional, esse preparo usa ervilha seca no lugar do feijão e muda completamente a textura do prato. O resultado fica mais encorpado, com os ingredientes aparecendo bem no meio da mistura e aquele sabor mais forte vindo do bacon e da farinha. É daquelas receitas simples, mas com cara de comida bem servida de interior.
Lista de ingredientes
3porções
Conversor de Medidas
Publicidade
Modo de preparo
Receiteria
Reúna todos os ingredientes;
Receiteria
Leve uma panela funda ao fogo médio, adicione as ervilhas, as folhas de louro, o sal, cubra tudo com água e deixe cozinhar por cerca de 35 a 40 minutos;
Receiteria
Leve outra panela ao fogo, e frite o bacon;
Receiteria
Assim que ele ficar crocante, acrescente a cebola e refogue até que elas comecem a ficar douradinhas;
Receiteria
Escorra o excesso de óleo e reserve o bacon e a cebola;
Receiteria
Quando as ervilhas cozinharem, escorra a água, junte o bacon e a cebola, coloque a salsa, a farinha de mandioca e misture;
Rica em fibras, favorecendo a digestão. Potássio contribui para a saúde cardiovascular. No entanto, o alto teor de sódio merece atenção, especialmente para quem monitora a pressão arterial. Saborear sem exagero é uma boa dica!
Esses valores são aproximações e podem variar dependendo das marcas dos produtos usados e da precisão das medidas. Se você está seguindo uma dieta médica restritiva, por favor consulte seu médico ou nutricionista antes de preparar esta receita para consumo próprio.
tabela nutricional completa por 100g
quantidade
% VD*
gorduras totais
9.5g
14.6%
gorduras saturadas
2.8g
14.0%
colesterol
0g
0%
sódio
1563.3mg
65.1%
carboidratos
13.1g
4.4%
fibras
5.6g
22.4%
açúcares totais
2.6g
5.2%
proteínas
5.4g
10.8%
vitamina C
5mg
5.6%
cálcio
37.2mg
2.9%
ferro
1.13mg
8.1%
potássio
210.4mg
4.5%
* Valores diários baseados numa dieta de 2.000 kcal. Podem variar conforme sua necessidade.
gostou? receba mais saladas criativas
saladas leves e cheias de sabor no e-mail.
Pronto! Sua inscrição foi confirmada — em breve as receitas chegam no seu e-mail.
ReceiterIA
Olá! Eu sou o assistente culinário do Receiteria. Se tiver alguma dúvida sobre a receita, é só perguntar!
Este assistente de IA pode cometer erros. Saiba mais.
Enviar feedback
Publicidade
explore mais receitas de saladas e acompanhamentos
Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.