10 receitas de chambaril que comprovam o potencial incrível dessa carne

Escrito por                          

O chambaril é um corte bovino de músculo com tutano. A carne possui um sabor bem singular e um ponto alto é o seu baixo custo. As versões mais tradicionais a combinam com legumes e molho, mas pode-se compor até um ragu com ela. Confira uma seleção imperdível de receitas:

1. Chambaril de Tocantins

Essa é uma versão de chambaril típica do estado de Tocantins. O preparo é bem fácil e realizado na panela de pressão. O prato fica com bastante caldo e os vegetais utilizados são tomate, pimentão, cebola e cheiro-verde. Se quiser incrementar, é possível acrescentar batata e cenoura.

2. Chambaril com legumes cozidos

Aqui, a carne é preparada com um molho feito no liquidificador. Para deixar o prato bem completo, você também vai fazer um cozido de legumes como vagem, batata-doce, abobrinha, cenoura, batata-inglesa, jerimum e repolho. Com o caldo que restar, pode-se fazer um pirão para acompanhar.

3. Chambaril com mandioca

Essa receita vai trazer todo o sabor da culinária do norte do país para a sua mesa. A carne deve ser temperada a gosto e é levada para cozinhar na panela de pressão com os temperos. A mandioca só é adicionada após o cozimento, para não correr o risco de derreter.

4. Chambaril com cerveja

O tempero é o diferencial dessa receita de chambaril e deve ocorrer por pelo menos 12 horas antes de cozinhar. Além da cerveja, outros ingredientes especiais usados são extrato de tomate, suco de limão, louro, colorau, molho inglês e cominho em pó. O resultado é uma carne bem suculenta e supersaborosa!

5. Chambaril com conhaque

Essa receita traz uma marinada para temperar a carne. O preparo é feito com conhaque, sal e pimenta dedo-de-moça. O cozimento na pressão dura mais ou menos 40 minutos. Para finalizar o prato, pode-se salpicar coentro ou salsinha e a sugestão é servir com pirão ou cuscuz.

6. Chambaril com vinho tinto

O vinho tinto é utilizado para dar um toque diferente de sabor e textura nessa receita. Os outros ingredientes usados são o tomate, o alho, a água, o azeite e os temperos. O preparo pode ser no forno ou na panela de pressão. Uma dica é servir com uma massa ou até como sanduíche, desfiando a carne.

7. Chambaril ao molho madeira com xerém

O xerém é um “molho” feito à base de farinha de milho e utilizado para acompanhar a carne nessa versão. O chambaril é preparado na panela de pressão e o molho madeira dá ainda mais sabor, além de uma consistência única ao preparo. O resultado é um prato completo e que vai te dar água na boca!

8. Macarrão com chambaril

Nessa receita, a carne deve ser cozida na pressão com temperos a gosto. Depois, é hora de acrescentar o macarrão espaguete e mais água para cozinhar. O prato fica com um gostinho especial por conta do cozimento conjunto e a finalização fica por conta do cheiro-verde.

9. Ragu de chambaril

O ragu é um molho clássico, que pode ser preparado com a carne e usado como base para outras receitas. Os três ingredientes principais são o molho de tomate,o vinho tinto e a cenoura. Nessa receita, o preparo é servido com macarrão parafuso.

10. Pirão de Chambaril

Aqui, a carne deve ser cozida com temperos e vegetais picados. O caldo do prato é usado para compor o pirão, junto com a farinha de mandioca. Para acompanhar, a dica é servir com um arroz branco, que harmoniza bem com os preparos. É uma opção de refeição completa e bem apetitosa!

O chambaril é uma carne que pode ser utilizada de diversas formas na culinária, igualmente gostosas. Seu sabor e textura são únicos e podem ser explorados com vários temperos e modos de preparo. Com certeza há uma versão perfeita para ir para sua mesa. Veja também receitas de ragu de carne e rabada!

PARA VOCÊ