14 receitas de ragu de carne incríveis que vão te fazer dizer “mamma mia”

Escrito por                          

O ragu de carne é um prato com um molho denso e muito bem cozido. Isso faz com que a textura da carne fique bem macia e que o tempero se espalhe tanto pela carne, quanto pelo molho. Há opções em que o cozimento é lento, feito em uma panela comum. Porém, há também versões rápidas feitas na panela de pressão.

1. Ragu de carne moída

Extremamente famosa na culinária italiana, essa é uma receita de ragu à bolonhesa, que tem como base a carne moída. Cenoura, aipo, cebola, extrato de tomate, azeite, sal, vinho e farinha de trigo são os outros ingredientes necessários para testar essa opção em casa. O gostinho fica tão bom, que você vai se perguntar o porquê de nunca ter testado esse prato antes!

2. Ragu de carne com fraldinha

Feita na panela de pressão, essa é uma ótima receita para quem busca praticidade e não quer esperar muito tempo pelo cozimento do ragu. Para que o molho fique bem suculento, tomate pelado, salsão, cenoura, cebola, folha de louro e vinho tinto entram em cena. Mesmo com pouco tempo na cozinha, dá para se deliciar muito com essa versão.

3. Ragu de carne com ossobuco

Nessa receita, o ossobuco é temperado com sal, pimenta-do-reino e azeite. Cebola, alho, cenoura, salsão, orégano e louro são os responsáveis por aromatizar o prato. Já o tomate rende o caldinho. O tempo de cozimento na panela de pressão é de aproximadamente 50 minutos.

4. Ragu de carne com costela

Outra opção de carne que rende um ragu bem saboroso é a costela. Como esse é um tipo de corte em que a carne desfia após um longo cozimento, o resultado é uma textura bem macia. O tempo no fogo é de 3 horas, sendo necessário dar uma mexida a cada 30 minutos para que nada grude no fundo da panela.

5. Ragu de carne de javali

Que tal sair do comum no preparo do seu ragu? Para isso, essa receita propõe o uso da carne de javali. Com um gostinho marcante, a carne não precisa ser incrementada com muitos itens. Isso faz com que essa receita conte com uma lista de ingredientes curtinha, mas sem deixar o sabor de lado.

6. Ragu de carne de porco

A carne de porco também rende um ragu bem gostoso, o que é ótimo para quem quer inovar na cozinha. Aqui, o lombo é o corte escolhido. Após a carne ser cozida, o tempo no fogo é de apenas 20 minutos, o que é muito bom no caso de você estar procurando por um prato que fique pronto rapidinho. Além disso, a sugestão é servir um risoto de abóbora como acompanhamento.

7. Ragu de carne de frango

Feita apenas com sobrecoxa de frango, tomate pelado, azeite e temperos, essa é uma receita que fica pronta em menos de uma hora. É uma boa aposta para deixar a carne vermelha de lado e mesmo assim se deliciar com um prato suculento. Vale a pena testar essa opção e se deliciar com cada garfada.

8. Ragu de carne e linguiça

Bacon, coxão mole e linguiça calabresa são as três carnes escolhidas para fazer esse ragu. Porém, os embutidos são usados em menor quantidade do que a carne bovina, tá? Ela que é o destaque desse ragu, que ainda conta com cenoura, tomate pelado, vinho tinto e temperos.

9. Ragu de carne e bacon

Já pensou em combinar carnes bovina e suínas moídas para o preparo do seu ragu? Além disso, o bacon também entra em cena para dar um gostinho defumado ao prato. Porém, o grande diferencial dessa receita é que o molho conta com um pouco de leite, o que suaviza um pouco o sabor final.

10. Ragu de carne com nhoque

Nessa receita, além de aprender a preparar o ragu, você também confere como fazer um nhoque de mandioca salsa. Assim, você já obtém uma receita completa e cheia de sabor. A vantagem é que enquanto o ragu cozinha, você pode partir para o preparo da massa.

11. Ragu de carne com noodles de vegetais

O ragu de carne também pode fazer parte de uma refeição saudável. Para isso, a dica é fazer um macarrão com abobrinha e cenoura. Como os vegetais não precisam ser cozidos, você só precisa se preocupar em cortá-los. Então, a maior atenção será mesmo para o ragu.

12. Ragu de carne com vinho

Usar vinho faz toda a diferença para obter um ragu bem delicioso. Pensando nisso, essa receita conta com o vinho tinto como ingrediente. A carne escolhida é o acém, que deve ser cortado em pedaços. No final do cozimento, a carne fica bem molinha e desfiando.

13. Ragu de carne com cerveja

Se você não quer usar vinho, a cerveja pode ser uma alternativa para incrementar o sabor do seu ragu. Além disso, um toque de cachaça também faz parte do prato. Já a carne usada é o músculo bovino. Além desses itens, você também vai precisar de alho, cebola roxa, molho inglês, sal e páprica.

14. Ragu de carne na panela de pressão

Para fechar a lista, uma receita feita com pedaços de carne bovina cozida na panela de pressão por apenas 15 minutos. Se você quer um ragu que fique pronto bem rapidinho, que dê para ser feito até mesmo na correria do dia a dia, vale a pena conferir todas as dicas dessa receita.

Viu só como é possível variar bastante no sabor do ragu? Tudo vai depender do tipo de carne escolhida e também dos ingredientes usados para o molho e para o tempero. Agora, que tal aprender também como fazer algumas receitas de nhoque de batata?

PARA VOCÊ