36 receitas de carne de panela econômicas para variar no dia a dia

Escrito por                          

Para quem gosta de comida caseira, daquelas bem aconchegantes, carne de panela é sempre uma boa pedida. Acompanhada de arroz com feijão, legumes ou mesmo uma massa ou um purê, as carnes de panela são aqueles pratos que alegram as refeições do dia a dia com muito sabor.
E o melhor é que você pode variar bastante na receita, trazendo um gostinho novo em cada preparo. Você pode usar cortes, temperos e acompanhamentos diferentes para surpreender sempre na carne de panela! Qual será a sua receita preferida?

Receitas do dia a dia

receitas-de-carne-de-panela1

Foto: Reprodução/ Figos e Funghis

1. Carne de panela com batata e cenoura: essa receita tem gosto de comida de mãe. Leva carne, mandioquinha, batata, cenoura e muitos temperos para deixar o molho – e a carne – com aquele sabor inesquecível.

2. Carne de panela com batatas : mais uma receita que aposta na mistura clássica de batata e carne, ambas bem macias e temperadas. Já deu água na boca.

3. Ragú com bacon, cenoura e cebola roxa: essa é aquela carne de panela que fica super temperada e desfiada, para comer com arroz ou utilizar como molho de massas. O segredo do tempero fica por conta do molho chimichurri.

4. Patinho na panela com arroz e feijão: tem combinação com mais sabor de comida caseira que essa? O legal dessa receita é que além de aprender a fazer a carne, você aprende algumas dicas para preparar o arroz e o feijão. Corre lá!

5. Picadinho clássico: a receita leva acém, alho, cebola, cenoura, batatas, extrato de tomate, salsão, sal e pimenta. É rápida de preparar e fica muito gostosa.

6. Carne de panela com tomate e canela: para essa receita, você vai precisar de músculo. Essa carne fica super saborosa e desfiando depois de bem cozida. O cozimento pode ser na pressão ou sem pressa, na panela comum. O segredo, como você pode imaginar, é misturar canela no molho, que traz um sabor todo especial.

7. Carne de panela com pimentão: mais uma receita que aposta nos sabores tradicionais da carne com batata, bem cozidas. A adição do pimentão verde reforça o sabor do molho.

8. Carne de panela com legumes: essa receita leva coxão duro, bacon, cebola roxa, batata bolinha, abobrinha, cenoura, chuchu, pimenta dedo de moça, orégano, extrato de tomate, ketchup e molho inglês. Muitos legumes, muitos temperos e muitos molhos. O sabor fica forte e diferente. Vale experimentar.

9. Músculo com legumes: o princípio é o mesmo da receita anterior, muitos legumes e temperos. A variação fica por conta do corte da carne. Aqui você vai usar o músculo. E não vai se arrepender.

Receitas com cortes variados

receitas-de-carne-de-panela-2

Foto: Reprodução/ Aqui na cozinha

10. Cupim de panela: normalmente usamos carnes como músculo, coxão duro, patinho e acém para fazer carne de panela. Mas é possível variar. O cupim é uma ótima opção. O segredo é deixar a carne embebida no tempero por cerca de uma hora antes de levar ao fogo. A carne fica derretendo.

11. Lagarto de panela: o lagarto vai para a panela de pressão com cebolas, tomate, alho, sal, azeite e aceto balsâmico. Depois que pegar pressão, são mais 50 minutos no fogo. A carne fica suculenta e o molho bem grosso e saboroso.

12. Fraldinha de panela: esse corte pede menos tempo na panela de pressão e mesmo assim sai desmanchando.

13. Alcatra de panela: essa receita também é chamada de “carne ligeira”. O molho fica bem grosso e escuro, pois leva azeite, sal, pimenta, tomilho, vinho e shoyu. É muito rápido e fica bem gostoso. Se você está com pouco tempo para preparar o almoço, segue essa receita que não tem erro.

14. Costela de panela com cebolas: a costela sai desmanchando da panela de pressão e o sabor da cebola tempera toda a carne. Essa receita é para fazer já.

Carnes de panela na cerveja

receitas-de-carne-de-panela-3

Foto: Reprodução/ Diga Maria

15. Carne de panela com Malzebier: a cerveja não só dá um sabor especial ao molho como ajuda a amaciar a carne. Nessa receita, você deve usar a Malzebier, para trazer um sabor específico à carne, que vai muito bem acompanhada de purê de batatas.

16. Carne de panela com cerveja e cogumelos: a dica aqui é usar uma cerveja escura para harmonizar com os cogumelos. O tempero fica por conta de um creme de cebolas, que você pode comprar pronto.

17. Carne de panela com cerveja preta: esse prato foge ao sabor de comida caseira e se aproxima daquele gostinho único de comida de boteco. O molho vai muito bem com um pãozinho fatiado.

18. Carne de panela com cerveja preta caprichada no tempero: mais um molho que surpreende. A receita leva sopa de cebola, molho de tomate, shoyu, alho, azeite e cebola. É de raspar o prato com o pão.

19. Fraldinha com cerveja: você vai precisar de fraldinha, cerveja, cebola, alho, caldo de carne, pimenta do reino, champignon e salsa. O preparo leva 20 minutos na pressão e fica sensacional.

Com molhos diferentes

receitas-de-carne-de-ánela-4

Foto: Reprodução/ Cozinha dal Bó

20. Carne de panela com molho de mostarda: mostarda combina bem demais com carne e, quando você usa no preparo, colocando para cozinhar junto, o molho tem o sabor acentuado. Uma delícia. Vale experimentar.

21. Carne de panela com molho escuro com pimentão: essa receita apresenta um molho bem escuro, caprichado nos temperos e no pimentão amarelo.

22. Carne de panela a moda belga: a carne de panela não é comida caseira só aqui não. Em vários países ela tem essa pegada de comfort food, e é chamada de stew, como no caso da Bélgica. Para o molho da carne belga, você vai precisar de cerveja, cebola, alho, pão preto, mostarda, azeite, louro, tomilho e pimenta. Experimente essa delícia internacional.

23. Picadinho com molho agridoce: essa receita é para quem gosta de misturar os sabores. O agridoce é garantido pela adição de açúcar ao molho que leva mostarda. Preparado para inovar?

24. Carne de panela com molho barbecue: mais uma receita para quem aprecia o adocicado nos pratos salgados. Como esse prato vai para a panela de pressão, é preciso cuidar para não ficar doce demais.

25. Maminha na pressão com molho de mostarda: essa receita traz um molho diferente e um corte também menos tradicional para o preparo na panela. Mas a combinação é garantida.

26. Carne de panela ao molho de vinho: escolha um vinho tinto seco de boa qualidade para essa receita, pois seu sabor ficará bem acentuado após você cozinhá-lo com a carne, na pressão.

Combinações com carne de panela

receits-de-carne-de-panela-5

Foto: Reprodução/ Cozinha travessa

27. Ragú de carne com polenta: alguns preparos de carne de panela rendem excelentes molhos, como o dessa receita. A carne bem desfiada com molho encorpado vão super bem com uma polenta caseira. Para comer de joelhos.

28. Carne de panela com mandioca: tem coisa melhor que acompanhamento que vai a panela junto com o prato principal? Essa receita é rápida e perfeita para os dias mais frios.

29. Ragú de carne com macarrão: um bom molho de carne é a combinação perfeita para massas frescas, como você aprenderá nessa receita.

30. Carne de panela com purê de mandioquinha: o purê de mandioquinha é uma combinação incrível para essa carne de panela que leva tomates, cebolinha, linguiça, cebolas, músculos, alho, tomate, canela, chimichurri, molho inglês e sal.

31. Carne de panela com purê de abóbora: essa receita fica uma delícia e com sabor surpreendente. A carne leva molho de mostarda, que harmoniza com o delicado sabor do purê de abóbora. Vai surpreender os convidados.

32. Ragú de carne com purê de mandioquinha: nessa receita, você vai preparar a carne bem desfiada, como um ragu, e cobrir um purê cremoso de mandioquinha. Uma delícia.

33. Carne de panela no molho para massas: massas vão muito bem com molho de carne, ainda mais quando a carne é extremamente macia e bem temperada. Essa receita garante um molho bem encorpado e saboroso para acompanhar sua massa preferida.

Carne de panela para fazer sanduíche

receitas-de-carne-de-panela-6

Foto: Reprodução/ Aqui na cozinha

34. Lagarto ao molho de vinho: alguns preparos de carne de panela não mantêm muito molho, o que deixa as carnes perfeitas para serem utilizadas em sanduíches, como é o caso desse lagarto ao molho de vinho. Fica excelente em um lanche da tarde.

35. Carne desfiada na panela de pressão: mais uma receita que não leva muito molho. A carne fica saborosa e perfeita para um sanduíche.

36. Carne louca: o nome é ótimo, assim como o sabor. A carne desfiada, bem temperada e molhadinha, rende ótimos sanduíches. Não deixe de experimentar.

Viu como aquele prato do dia a dia pode ter sabores variados? A carne de panela vai bem em qualquer momento e não deixa de ter aquele gosto familiar que nós adoramos!

PARA VOCÊ