17 receitas de rabada que desmancham para um almoço bem brasileiro

Escrito por                          

Agora chegou a vez de você aprender a fazer uma receita tipicamente brasileira, criada aqui mesmo no país e amada por todo o território nacional. É a rabada, que está sempre na mesa do brasileiro em um almoço especial de fim de semana com a família.

Continua após o anúncio

Esse prato super tradicional no país é feito com o rabo do boi, por isso o nome. Ele é bem cozido na panela de pressão junto com legumes, temperos e verduras para pegar bastante sabor.

Confira abaixo deliciosas receitas desse maravilhoso prato e aprenda a fazer uma boa rabada para toda a sua família.

Rabada tradicional

Foto: Reprodução / Pitadinha

1. Rabada clássica: essa é uma receita bem tradicional do prato brasileiro para você aprender a cozinhar direito a carne até que ela chegue a uma consistência bem leve, que desmanche na boca, além de ser muito bem temperada. Para fazer essa delícia, é preciso do rabo de boi, cebola, tomate, cenoura, alecrim, salsão, cerveja preta e temperos.

2. Rabada com pimentão vermelho: receita muito gostosa e bem simples de ser feita, se você cozinhar de forma correta o rabo de boi. Além dele, você vai precisar de pimentão vermelho, amarelo e verde, cebola, tomate, sal, alho, extrato de tomate, azeite de oliva, cheiro verde e pimenta do reino. Fica sensacional!

3. Rabada super temperada: uma possibilidade muito boa de preparar o prato brasileiro, com bastante tempero, para que a carne fique bem saborosa e muito macia. Para fazer essa delícia, você vai precisar de ingredientes como o rabo de boi, pimentas, coentro, cebola, alho poró, alho, cenoura, tomilho, louro, molho de tomate e banana da terra.

4. Rabada com molho cremoso: para fazer essa receita é preciso ficar atento a uma preparação muito importante que é a marinada na carne. Você vai usar temperos como o vinho tinto seco, alho poró, cebola, cenoura, pimenta do reino em grãos, tomilho desidratado, alecrim, salsa, cebolinha e folhas de louro. Depois é só cozinhar a carne com outros ingredientes.

5. Rabada que desmancha: receita bem gostosa que vai te ensinar a cozinhar a carne até chegar ao ponto certo, que é aquele que desmancha na boca. Para montar esse delicioso prato tipicamente brasileiro, você vai ter que usar o rabo de boi, tomate, cebola, alho, folhas de louro, sal, pimenta dedo de moça, conhaque e óleo.

6. Rabada com agrião: receita muito apetitosa e relativamente simples de ser preparada, para fazê-la é preciso de ingredientes como o rabo de boi, agrião, batata, cenoura, cebola, cravo, pimenta do reino em grãos, cheiro verde, cachaça, folhas de louro, sal, óleo, extrato de tomate, alho e pimenta a gosto.

Continua após o anúncio

7. Rabada com milho e agrião: prato muito gostoso e simples de ser feito, com poucos ingredientes e todos muito utilizados no Brasil. Você vai usar o rabo de boi, agrião, espigas de milho, leite, cerveja, cebola roxa, molho inglês, vinagre de vinho branco, pimenta do reino em grãos, manjericão, azeite e sal.

Rabada em sabores especiais

Foto: Reprodução / Gastrolândia

8. Polenta com ragu de rabada: agora é hora de aprender a fazer refeições completas com a famosa rabada, como essa feita com polenta que combina perfeitamente com o prato de rabo de boi. Você vai fazer o ragu com sal, pimenta, azeite, alho, cebola, vinho tinto, folhas de louro, tomates e salsinha picada.

9. Arroz de rabada: receita completa para você fazer em um almoço de família no final de semana e agradar a todos que comem carne e gostam desse prato tipicamente brasileiro. Você vai precisar de ingredientes como o tomate cereja, agrião, cebolinha, molho rôti, molho de tomate, arroz cozido, tomate, rabada desfiada, cebola e azeite.

10. Rabada com mandioca e agrião: receita muito gostosa feita com mandioca para fazer a boa e velha combinação entre carboidrato e proteína. Para montar esse prato é preciso de ingredientes como o rabo de boi, mandioca, alho, tomates, passata de tomate, agrião, orégano, sal, azeite e pimenta do reino a gosto.

11. Ragu de rabada com polenta cremosa: mais uma possibilidade de aprender a fazer um delicioso ragu de rabada com polenta cremosa para acompanhar. Para preparar essa maravilha da culinária brasileira, você vai precisar de rabo de boi, folhas de louro, água, cebola, alho, tomates, caldo de carne em pó e outros ingredientes.

12. Bolinho de feijão branco com rabada: o momento é de fazer um aperitivo delicioso para um domingo em família com muita cerveja gelada, música boa e conversas intermináveis. Esse bolinho de feijão branco é o ideal para reunir isso tudo. Você vai precisar de farinha de mandioca, carne seca, linguiça, bacon, lombo e temperos diversos.

13. Papardelle com ragu de rabada: uma receita com nome chique, mas que, na verdade, é o bom e velho macarrão com rabada. Para preparar essa delícia, você vai ter que usar a massa do papardelle, pinolis, broto de agrião, sal, pimenta moída, óleo de canola, cebola, tomilho, alecrim, salsão, cenoura, alho poró, vinho tinto, shoyu e outros ingredientes.

14. Rabada com risoto: para fazer essa receita, você vai precisar de duas preparações distintas. Uma delas é a rabada que você já aprendeu a fazer, com a carne bem cozida e super temperada. Depois disso, é preciso cozinhar o risoto de açafrão-da-terra com curry. Fica muito gostoso, você vai devorar em poucos minutos.

15. Rabada com polenta mole: mais uma receita com polenta mole para não faltar opções para um almoço bem especial com a família e os amigos. Para montar esse delicioso prato, você vai usar rabo de boi, cebola, pimentão verde, tomate, alho, folhas de louro, salsinha, cebolinha, sal, pimenta do reino, flocos de milho, margarina e água fria.

Continua após o anúncio

16. Rabada na cerveja escura: uma receita bem especial que usa a cerveja escura para deixar o tempero da carne ainda mais gostoso. Para cozinhar esse prato é preciso de ingredientes como o óleo, alho, folhas de salsão, cebola, cenoura, tomate, cheiro verde, alecrim, folhas de louro, sal, pimenta do reino, além da carne.

17. Rabada com pirão: uma opção também bem feita, de uma refeição completa, para os almoços de domingo em família. Você vai precisar primeiramente fazer a rabada e depois adicionar sal, pimenta do reino, corante de urucum, legumes e vegetais variados, além da farinha de mandioca para engrossar o pirão.

A rabada pode ser preparada de diversas formas, desde que o resultado seja uma carne super macia e muito bem temperada. O sabor e a textura precisam conversar muito bem entre si, por isso capriche nos temperos e cozinhe no tempo certo. Para aprender mais receitas como esta, visite a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo no mundo da culinária.

PARA VOCÊ