Como fazer manteiga de garrafa e se deliciar com o sabor do Nordeste

Por                                
Em 02.01.20

Com uma textura líquida, a manteiga de garrafa, também conhecida como manteiga da terra, é feita a partir do creme de leite fresco. Muito consumida no Nordeste, esse é o tipo de ingrediente que pode deixar qualquer prato com um gostinho especial.

Como fazer manteiga de garrafa

iStock

Com apenas um ingrediente, um preparo simples e um pouco de paciência, você consegue sua manteiga de garrafa caseira. Veja só como é fácil:

Ingredientes

  • 1 L de creme de leite fresco

Como fazer

  1. Coloque o creme de leite na panela;
  2. Cozinhe em fogo médio a alto mexendo sem parar por aproximadamente 30 minutos ou até toda a água evaporar;
  3. Desligue o fogo, retire da panela e deixe a manteiga decantar e esfriar por 15 minutos;
  4. Filtre a manteiga em uma peneira com filtro de papel;
  5. Coloque em um recipiente de vidro e pronto!

Para obter um resultado de sucesso o creme de leite deve ser fresco e contar com, no mínimo, 35% de gordura.

Publicidade

Receitas com manteiga de garrafa

Agora que você já sabe como fazer a manteiga, confira pratos deliciosos para usar esse ingrediente e aproveitar todo o seu sabor.

Carne de sol grelhada na manteiga de garrafa

Grelhar a carne de sol na manteiga é um trabalho extremamente simples. Mesmo assim, o resultado é um prato suculento e que pode deixar qualquer um com água na boca. Para aprender como fazer em casa, basta ver todas as dicas no vídeo.

Baião de dois

Essa é uma receita de baião de dois mais incrementada, também conhecida como rubacão. Nessa versão, o prato é composto por uma combinação de arroz, feijão de corda, bacon, linguiça, carne de sol, queijo, manteiga de garrafa, requeijão e temperos.

Penne ao creme com manteiga de garrafa

Um simples macarrão pode ter um sabor surpreendente e essa receita está aqui para provar isso. Com uma textura cremosa do molho, tomate-cereja, manjericão e outros temperos você pode ficar salivando.

Publicidade

Abóbora com carne-seca e manteiga de garrafa

Nessa receita, a abóbora é assada com ervas, o que faz com que o legume fique bem aromático. Ela é servida com carne-seca na manteiga de garrafa e creme de queijo coalho. Bem brasileira, essa receita aposta em ingredientes do país.

Risoto de arroz negro com manteiga de garrafa

iStock

Com uma pegada sofisticada, essa é a receita perfeita para surpreender com um prato, mesmo sem ter muito trabalho na cozinha. Com uma textura extremamente cremosa, além da manteiga, o catupiry também entra em cena para contribuir com esse resultado.

A manteiga de garrafa é um ingrediente que pode fazer toda a diferença no sabor dos seus pratos, por isso, vale a pena utilizá-la. Ah, e se você quiser se aventurar ainda mais pela culinária nordestina, dê só uma olhada nessas receitas com carne-de-sol.