15 receitas de carne-de-sol para fazer até debaixo de chuva

Escrito por                          

Uma forma de conservar alimentos é desidratá-los. A técnica milenar de usar sal é a mais comum. O resultado é a deliciosa carne-de-sol, que, apesar do nome, não precisa ser exposta ao astro-rei para ficar pronta. Abaixo listamos receitas para você aprender a preparar sua própria carne-de-sol e usá-la em pratos variados.

Receitas caseiras de carne-de-sol

iStock

1. Carne-de-sol serenada: carne, sal e tempo são os únicos ingredientes necessários. São dois momentos de preparo. Primeiro você cobre a carne com sal e a deixa na geladeira por 5-8 horas. Depois disso é a hora de pendurar a carne para que ela se banhe no sereno até a manhã seguinte.

2. Carne-de-sol na geladeira: mesmo que você não tenha como nem onde pendurar a carne, você ainda pode preparar a carne-de-sol usando sua geladeira. Leva mais tempo para ficar pronta (4 dias e 4 noites), mas o sabor faz a espera valer a pena.

3. Carne-de-sol em 24h: se você não quiser esperar 4 dias e 4 noites para comer carne-de-sol, essa receita quebra seu galho e te ajuda a matar sua vontade em pouco mais de 24 horas. E sem precisar contar com geladeira nem clima/temperatura. Um recipiente onde colocar a carne com o sal e um pano de prato para cobrir é tudo que você precisa.

4. Carne-de-sol com sal grosso: com um pouco de criatividade, você prepara essa carne-de-sol na geladeira. Palitos para churrasco (ou uma grelha pequena, caso você tenha) sustentam a carne para que ela possa desidratar com o sal sem ficar em contato com a assadeira de metal. Aí é só deixar o sal agir por dois dias na geladeira.

5. Carne-de-sol congelada: essa receita traz a dica de maturar a carne com outros temperos e não somente sal. Uma mistura de alho, pimenta-do-reino, cheiro verde, açúcar, azeite e, claro, sal para desidratar a carne e deixá-la com um sabor surpreendente. Outra dica é congelar a carne para que suas fibras “quebrem” e ela fique bem macia.

6. Carne-de-sol na churrasqueira: toda essa conversa sobre carne… estava faltando falar em churrasco, né? Nesse vídeo, você vai aprender a preparar uma carne-de-sol que sai da geladeira direto para a churrasqueira. O importante é planejar, já que ela precisa maturar por 6 horas. Mas, não desanime com o tempo, pode confiar: ela vai ser a estrela do churrasco!

Recheios de carne-de-sol

iStock

7. Escondidinho de carne-de-sol: outro prato brasileiríssimo com carne que não pode faltar é o escondidinho. Nessa receita, o purê é de mandioca, por isso fica bem macio e com sabor amanteigado. Já no recheio, entre os temperos, para dar uma aquecida no paladar, tem pimenta dedo-de-moça. Irresistível, não é mesmo?

8. Abóbora com carne-de-sol: abóbora é parceira constante da carne-de-sol no nordeste e não é difícil entender o sucesso dessa parceria. A doçura e maciez da abóbora complementam o sabor mais salgado da carne e sua textura que desmancha a cada mordida. Deliciosa como comida do dia a dia, caseira, tradicional!

9. Empadão de carne-de-sol: eu sei que você já ficou com vontade só de ler empadão. É irresistível mesmo. Nessa receita, a massa podre, sequinha e amanteigada, é acompanhada por um recheio beeeeem cremoso de carne-de-sol. O segredo da cremosidade é usar nata e bastante mussarela. Impossível ficar qualquer coisa menos que delicioso!

10. Batata recheada de carne-de-sol: uma opção prática e deliciosa para fazer um lanche ou jantar fora da rotina. Muito fácil de fazer, você prepara o recheio de carne-de-sol enquanto as batatas assam. Depois é só recheá-las, cubri-las com queijo e levar ao forno para gratinar. Lindas e muito gostosas!

11. Caldo de mandioca com carne-de-sol: um prato daqueles que trazem conforto, como um abraço a cada colherada. A base é um creme bem aveludado de mandioca. A carne-de-sol acrescenta sabor e textura ao prato. Por fim, o requeijão e o queijo coalho contribuem para a cremosidade e equilibram os sabores.

12. Risoto de carne-de-sol: risoto é receita curinga, sempre salva quando temos pouco tempo, mas queremos comer algo delicioso. Uma opção que sempre deixa bastante espaço para a criatividade, permitindo diferentes combinações de ingredientes. Nessa receita, a carne-de-sol ganha a companhia do açafrão, que, além do sabor, traz uma cor bem bonita para o prato.

13. Nhoque com carne-de-sol: uma receita com a cara e o sabor do Brasil, o nhoque é de banana-da-terra e servido com carne-de-sol refogada com coentro. Um prato leve, rápido e simples de preparar, que encanta com suas cores e sabor único. Ótima opção para surpreender convidados num almoço.

14. Lasanha de carne-de-sol: um prato simples, mas perfeito para encher os olhos. Essa lasanha com carne-de-sol junta vários ingredientes deliciosos: molho de tomate, bacon, mussarela e presunto. Não tem erro, para saciar a fome e a vontade de comer, já sabe que essa é a receita.

15. Bolinho de carne-de-sol: comida para comer como aperitivo, lanche ou aos montes para acompanhar uma roda de conversa. O recheio é de carne-de-sol refogada com temperos e pimenta. A massa de mandioca é fácil de preparar e manusear. Aí é só dar forma aos bolinhos, fritá-los e escolher a bebida para acompanhar. Já pode chamar os amigos!

Agora que você já sabe preparar carne-de-sol e alguns pratos com ela, que tal conhecer receitas com queijo coalho, já que eles sempre formam uma dupla deliciosa? Assim você se inspira e cria pratos irresistíveis com os dois. Bora?

PARA VOCÊ