56 receitas com queijo coalho para refeições cremosas e bem brasileiras

Escrito por    

O queijo coalho é o retrato da produção de queijos no Brasil, especialmente na região Nordeste. Ele contém uma boa quantidade de gordura maturada, isso faz com que tenha bastante resistência ao calor e possa ser utilizado assado, tostado ou frito, em diversas receitas.

Continua após o anúncio

Além de poder ser consumido puro, ele também serve como base para saladas, petiscos, lanches e espetinhos. Serve, também, como acompanhamento para diversos pratos, como carnes, frangos ou o tradicional baião de dois.

A seguir, você confere uma lista incrível de receitas com queijo coalho para não passar vontade e provar essa delícia.

Saladas com queijo coalho

Receitas com queijo coalho

Foto: Reprodução / Simplesmente delícia

1. Salada de abobrinha e queijo coalho: o queijo, nessa salada, forma uma combinação perfeita com as abobrinhas grelhadas. Alguns ingredientes, como os tomates, as azeitonas pretas e o manjericão, ajudam a compor a mistura de sabores e texturas.

2. Salada de tapioca, carne seca e queijo coalho: esse prato reúne uma série de elementos que vai te fazer se sentir no sertão do Brasil. A salada leva tapioca, carne seca, queijo e melaço de cana. Para acompanhar, um delicioso vinagrete de maxixe com pimenta-dedo-de-moça.

3. Salada de escarola, maçã verde e queijo coalho: essa salada cheia de sabor é feita com escarola, funcho e maçã verde, além dos temperos. O diferencial está no queijo cortado em cubos e dourado com azeite até ficar bem crocante.

4. Salada de feijão verde com queijo coalho: o feijão não precisa ser preparado sempre da mesma forma e a prova disso é essa salada de feijão verde. Já refogado, o feijão é misturado aos vegetais picados – cenoura ralada, queijo, ovos de codorna e requeijão. Pode ser servida fria ou gelada.

5. Salada de queijo coalho, tomate e azeitona: o queijo é o elemento principal dessa salada, combinando-se com outros ingredientes como manjericão, tomate seco e azeitona preta. Na hora de servir, acomode no prato a salada temperada, os pedaços de queijo, as amêndoas tostadas e um fio de azeite.

6. Salada de alface, manga e queijo coalho: para quem não quer nem chegar perto do fogão, esse prato é uma ótima alternativa. A salada, com base de alface, leva também manga, queijo e pimentão. O tempero fica por conta de suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino.

Continua após o anúncio

Aperitivos com queijo coalho e mel

Receitas com queijo coalho

Foto: Reprodução / Pitadinha

7. Queijo coalho dourado com mel: nessa receita, o queijo é dourado com manteiga e azeite. A dica é, antes colocar no fogo, misturar as fatias de queijo com farinha de trigo. Ele vai ficar molhadinho por dentro e crocante por fora. Depois, é só regar o mel por cima.

8. Queijo coalho grelhado com mel e pimenta rosa: que tal um petisco fácil e que todo mundo gosta? Para prepará-lo, basta dourar o queijo em uma frigideira e montá-lo em um palitinho. Depois, é só acrescentar o mel e a pimenta.

9. Queijo coalho com molho de damasco e mel: o primeiro passo da receita é dourar o queijo na frigideira. Para o molho, os damascos são batidos no liquidificador com água e o mel, depois, fervidos em uma panela e levados à geladeira. A dica é servir o queijo quentinho com o molho gelado.

10. Queijo coalho empanado com molho de mel e balsâmico: nessa receita, o queijo é empanado com ovo batido e semolina. Depois de frito, é adicionado ao molho de mel e vinagre balsâmico. O gergelim polvilhado por cima deixa tudo ainda mais gostoso e crocante.

11. Espetinho de queijo coalho e mel: para quem quer algo muito fácil de fazer e com poucos ingredientes, essa receita é ideal. Basta cortar o queijo em tiras, colocá-los no espeto e levar à churrasqueira para assar por cerca de 3 minutos de cada lado. Depois, é só regar com mel antes de servir.

Aperitivos variados com queijo coalho

Receitas com queijo coalho

Foto: Reprodução / Cozinha dal bó

12. Queijo coalho assado com uva e melado: esse prato é ótimo para quem quer algo rápido, fácil e muito gostoso. O queijo é cortado em cubos e adicionado em uma assadeira junto com metade das uvas. Depois de assados, são servidos com o restante das uvas e com o melado de cana.

13. Dadinho de tapioca com queijo coalho: nada como a combinação infalível do queijo com a tapioca. Os dois ingredientes são misturados ao leite quente e aos temperos até formarem uma massa. Depois de levar à geladeira, corte em cubinhos e frite no óleo quente até dourar. Pode ser servido com um delicioso molho de pimenta.

14. Polenta frita com queijo coalho: a tradicional polenta frita, nessa versão, ganha toda a cremosidade do queijo. O coalho é polvilhado por cima das polentas já prontas, enquanto o parmesão é utilizado na massa junto com fubá, creme de leite e manteiga.

15. Bolinho de charque com queijo coalho: o charque, desfiado, é refogado com azeite e cebola roxa. Então, é misturado com a batata amassada, o queijo e a salsa. Depois de formar os bolinhos, eles devem ser empanados em farinha de trigo, ovo e farinha Panko, para ficarem bem crocantes.

Continua após o anúncio

16. Camarão no azeite com queijo coalho: esse é um daqueles petiscos rápidos e fáceis para as reuniões em casa. Os camarões, já temperados com sal, limão e pimenta, são colocados na frigideira até ficarem bem rosados. Na hora de servir, eles são combinados com o queijo bem douradinho e decorados com pimenta, raspas de limão e manjericão.

17. Dadinho de queijo coalho com pimenta rosa: para quem gosta de receitas fáceis, essa leva apenas 3 ingredientes. Depois de cortar o queijo em cubinhos e dourar bem na frigideira, em porções individuais, ele é complementado com o sabor da pimenta rosa e da salsinha.

18. Queijo coalho à milanesa com geleia de cebola: esse queijo é cortado em quadrados, empanado com ovo e farinha de rosca e, depois, frito em óleo quente até dourar. Na hora de servir, é coberto por uma deliciosa geleia de cebola, feita também com vinho, açúcar e vinagre.

19. Canapé de queijo coalho e melaço de café: o diferencial dessa receita está no melaço de café, feito com café expresso, suco de limão-cravo e melaço de cana. A montagem é bem simples: coloque um cubo de queijo em cada pedacinho de casca de abóbora e regue com o melaço de café.

20. Queijo coalho com melado e pesto de salsinha: feito com ingredientes simples, mas saborosos, esse aperitivo conquista qualquer um. O pesto é feito com azeite, salsinha, cebolinha, sal e pimenta. Ele serve de acompanhamento para o queijo, que é dourado na frigideira e regado com melado de cana.

21. Queijo coalho grelhado com banana: a combinação da banana com o queijo já é um clássico da culinária brasileira. Nessa receita, o passo a passo é bem simples: grelhar o queijo e a banana da terra na frigideira e servi-los espetados em um palito. A dica é escolher ingredientes mais firmes e maduros para que não desmanchem na hora preparo.

22. Queijo coalho com molho de goiabada: nessa receita, o queijo é combinado com um delicioso e surpreendente molho de goiabada. Com uma textura bem cremosa, ele é feito com goiabada, água, vinagre e ketchup e servido junto com o queijo bem crocante.

23. Dadinho de queijo coalho com geleia de manga: esse dadinho de queijo, perfeito para servir em festas, é dourado com o auxílio do maçarico. A geleia de manga por cima dos cubinhos ajuda no sabor e na harmonização do prato.

Carnes com queijo coalho

Receitas com queijo coalho

Foto: Reprodução / Não sei cozinhar

24. Bacalhau com jerimum e queijo coalho: uma ótima opção para os dias sem carne vermelha, o sabor desse bacalhau surpreende. O peixe é refogado com azeite, manteiga e cebola. A montagem é feita com jerimum, molho branco, bacalhau e queijo coalho.

25. Bife rolê com queijo coalho e bacon: bife rolê é sempre uma boa pedida para um jantar a dois. A carne é enrolada com o bacon e o queijo. O cozimento é feito na panela de pressão, junto com água e molho de tomate.

26. Frango recheado com queijo coalho: o frango, além de empanado, também é preparado no forno. O tempero é o ponto forte do prato, feito com cebola, alho, cheiro-verde, manjericão, colorau e sal. Depois de assada, a coxa de frango pode ser servida com arroz e salada.

27. Lagosta com purê de batata doce, milho e queijo coalho: essa receita reúne uma seleção de ingredientes diferentes e saborosos. A lagosta, temperada com limão, é grelhada no forno. Para acompanhar, além do arroz de jaca com castanhas, um delicioso purê de batata doce com creme de milho e cubos de queijo são uma aposta certeira.

28. Frango à parmegiana com queijo coalho: em uma versão assada, esse frango à parmegiana é ideal para quem está evitando a fritura. O frango é empanado no ovo e na farinha de linhaça. Depois de dourar no forno, é coberto por queijo, orégano e molho de tomate e levado ao forno até o queijo derreter.

29. Rolinho de frango com queijo coalho e calabresa: para quem quer variar no preparo de filé de frango, esse rolinho é uma ótima opção. Para temperar, cebola, alho, sal e manjericão. Os rolinhos são recheados com queijo e calabresa e levados ao forno até dourar.

30. Rolinho de carne seca e queijo coalho: a carne seca desfiada é refogada com alho, cebola e coentro. Ela é usada como recheio em uma tortilha, acompanhada do queijo ralado. A tortilha deve ser colocada na frigideira até ficar bem dourada dos dois lados.

31. Almôndega de carne recheada com queijo coalho: quer uma almôndega bem saborosa e suculenta? Então essa é a receita certa. A carne, já temperada, é acrescentada à aveia, ao ovo e ao azeite, até formar uma massa. Depois, é só rechear com um pedaço de queijo e cozinhar as almôndegas com molho de tomate.

Arroz com queijo coalho

Receitas com queijo coalho

Foto: Reprodução / Marola com carambola

32. Risoto de frango com queijo coalho: o risoto sempre é um queridinho das culinárias. Esse, com o frango como elemento principal, leva alguns ingredientes interessantes. Entre eles estão queijo coalho, cenoura, alho-poró, alecrim e vinho branco.

33. Risoto de legumes com queijo coalho e bacon: esse prato pode ser feito, basicamente, com vários daqueles ingredientes que sobram na geladeira. O queijo e a manteiga dão sabor e cremosidade para o risoto. A dica é não exagerar no sal, e acrescentá-lo, se necessário, ao final da receita.

34. Arroz carreteiro com queijo coalho: o passo a passo desse prato é bem prático e fácil. Bacon, linguiça, alho e cebola são dourados na frigideira com óleo. Depois, são acrescentados o restante dos ingredientes e, por último, o queijo. O risoto pode ser servido em uma caçarola ou dentro de um pimentão.

35. Baião de dois com queijo coalho: um baião de dois vegetariano pode ser algo surpreendente para servir em qualquer almoço. No lugar das carnes, a mistura do arroz e feijão leva apenas alguns ingredientes como cebola, alho, coentro, tomate e queijo coalho.

36. Risoto de carne seca e queijo coalho: o diferencial desse risoto delicioso é ele ser servido em minimorangas. Além do queijo coalho, o queijo parmesão ralado também traz consistência e cremosidade ao prato.

37. Arroz de forno com queijo coalho: o arroz de forno é um prato bem versátil e quase sempre pode ser feito com ingredientes que temos em casa. Nessa receita, depois de cozinhar o arroz, ele é levado ao forno com ervilha, milho, molho de tomate, creme de leite e queijo para gratinar.

Pratos variados com queijo coalho

Receitas com queijo coalho

Foto: Reprodução / Não sei cozinhar

38. Cuscuz com charque e queijo coalho: o charque dentro da massa do cuscuz e o creme de queijo por cima formam uma combinação saborosa e surpreendente. A carne é bem temperada com cebola e pimenta biquinho. Já o creme é feito com queijo, leite, requeijão e manteiga.

39. Pirão de queijo coalho: para esse prato, são utilizados apenas 4 ingredientes. A farinha de mandioca, o leite, a manteiga e o queijo são fervidos em uma panela até formarem um creme bem denso. A cremosidade desse pirão combina bem com um baião de dois.

40. Minicuscuz com queijo coalho: que tal fazer um cuscuz com pouquíssimos ingredientes e em porções individuais? Para isso, você vai precisar apenas de flocos de milho, água, sal e queijo coalho. Depois de prepará-lo em uma cuscuzeira individual, basta servi-lo com um pouco de manteiga por cima.

41. Escondidinho de mandioca com carne seca e queijo coalho: escondidinho de mandioca com carne seca é um clássico dos almoços em família. Na montagem, o refratário é untado com azeite. Então, é colocado o purê de mandioca, a carne seca, a mussarela e o requeijão. Depois, é finalizado com o queijo coalho e levado ao forno para gratinar.

42. Rolinho de berinjela recheado com queijo coalho: esse prato é a prova de que a berinjela não precisa ser usada apenas em pratos mais saudáveis. Nessa receita, depois de cozidas, elas são moldadas em rolinhos e recheadas com o queijo. Ainda, são regadas com azeite, polvilhadas com orégano e queijo e levadas para gratinar.

43. Omelete de cogumelos e queijo coalho: fazer omelete é um daqueles preparos que não tem muitos segredos. Após aquecer azeite e manteiga em uma frigideira antiaderente, os cogumelos são acrescentados e dourados. Depois, o ovo batido e o leite são adicionados ao queijo e aos temperos.

44. Abobrinha com queijo coalho: para essa receita, as abobrinhas são cortadas em lascas bem finas. O tempero é feito com azeite, orégano e mel. Depois, é só fazer rolinhos com a abobrinha, recheá-la com muito queijo, prender as pontas com um palito e assar por cerca de 10 minutos.

45. Viradinho de banana, queijo coalho e carne seca: nesse prato, a dica é usar a banana-da-terra que é mais firme e menos doce. A banana é dourada com manteiga e, depois, acrescida do queijo e farinha de trigo. Na hora de servir, é acompanhada de arroz, feijão e carne seca refogada.

46. Cuscuz com carne seca, banana e queijo coalho: nessa receita, dois ingredientes roubam a atenção e o sabor – o queijo e a carne seca. Eles são incorporados à massa do cuscuz ainda crua, apenas temperada com sal. As bananas também são incluídas na mistura e, depois, a massa é levada para a cuscuzeira por 15 minutos.

Lanches e salgados com queijo coalho

Receitas com queijo coalho

Foto: Reprodução / Pitadinha

47. Pão de queijo coalho: em uma versão das mais fáceis, esse pão de queijo leva apenas 3 ingredientes. O polvilho azedo, o creme de leite e o queijo ralado formam uma massa firme e homogênea. Depois, basta modelar as bolinhas e levar para assar até ficarem bem douradas.

48. Bolo salgado de queijo coalho: esse bolo se parece com uma torta e fica bem fofo e saboroso. Em um liquidificador, são batidos ovos, manteiga, cebola, leite e parmesão. Nessa mistura, é adicionada a farinha de trigo, o queijo coalho, tomate, manjericão e fermento químico. Então, é só colocar para assar até dourar e servir.

49. Quiche de abobrinha, queijo coalho e champignon: seja qual for o recheio, as quiches são sempre sinônimo de sabor. Nessa, a massa básica de torta é coberta pelo recheio de abobrinha, queijo coalho e champignon. Além desses ingredientes, a receita também traz creme de leite, ovos e cebolinha.

50. Tapioca com queijo coalho: ao invés de estar presente no recheio, nessa receita, o queijo aparece do lado de fora da tapioca. O queijo ralado é colocado no centro da frigideira e, depois, coberto com a goma da tapioca. Ele cria uma crosta crocante com um desenho trançado, lembrando uma renda.

51. Suflê de brócolis e queijo coalho: o brócolis, já refogado e temperado, é misturado com requeijão light e cubos de queijo coalho. Ele serve como base na forma para receber a mistura de clara em neve, gema, páprica picante e açafrão. O resultado é um suflê bem cremoso e saudável.

52. Empada de queijo coalho: a massa da empada é feita com farinha de trigo, manteiga, sal e cachaça e fica bem sequinha e quebradiça. Nas forminhas individuais, ela é coberta pelo recheio de creme de leite, ovo, pimenta-do-reino e queijo.

53. Tortilha de batata frita e queijo coalho: essa versão abrasileirada de tortilha é superfácil de fazer e fica tão gostosa quanto a original. A massa é feita com ovos, queijo, salsinha, sal, pimenta e batata frita. Ela é colocada em um frigideira para cozinhar até ficar bem macia.

54. Pão recheado com queijo coalho: essa receita é perfeita para quem não tem aquela superhabilidade para fazer pães. A massa precisa descansar por apenas 20 minutos e, depois, é só modelar as bolinhas, recheando com o queijo. Na hora de assar, é só pincelar com o ovo e polvilhar com parmesão ou orégano.

55. Muffin de calabresa e queijo coalho: os muffins salgados já conquistaram o paladar dos brasileiros. Esse muffin de calabresa e queijo é tão fácil que dispensa o uso de batedeira e liquidificador. Os ingredientes são todos batidos à mão em um tigela. Entre eles, estão a azeitona verde, cebola, salsinha, iogurte natural e cream cheese.

56. Minihambúrguer com queijo coalho e mel: essa receita é daquelas que até a criançada pode ajudar a preparar. O hambúrguer é feito com carne moída, parmesão ralado e temperos. Na montagem, minipão de hambúrguer, queijo coalho, mostarda, mel e alface americana.

Independente da forma de preparo, o queijo coalho é dessas iguarias que vão bem em quase todas as ocasiões. Então, separe um tempinho para fazer e experimentar todas as delícias!

PARA VOCÊ