20 receitas de mousse de limão capazes de melhorar o seu dia

Escrito por                          

O mousse de limão é uma delícia dos deuses super fácil de ser feita e com um sabor bem especial, porque mistura o doce da receita com a acidez inconfundível do limão. Esse prato nasceu na França, uma das principais referências gastronômicas de todo o mundo, e se espalhou por todo o planeta com o passar dos anos. O mousse é uma técnica que transforma alguns ingredientes em uma espuma estável que é servida sempre gelada.

Continua após o anúncio

No Brasil, principalmente em épocas de calor, o mousse de limão e de outros sabores é sucesso no país inteiro, tanto pela facilidade de ser feita a receita, quanto pelo sabor e frescor que causa ao ser ingerido. Por isso, saber fazer um bom mousse é sempre um coringa na hora de escolher qual sobremesa fazer.

Veja abaixo as melhores receitas de mousse de limão com os mais variados ingredientes e modos de preparo, é cada um mais gostoso que o outro, pode acreditar. Escolha os pratos que mais te agradem e pode começar a por a mão na massa.

Mousse de limão tradicional

Foto: Divulgação / Segredos da Tia Emilia

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emilia

1. Mousse de limão taiti: essa primeira receita é super simples de ser feita, usa apenas dois ingredientes que são o leite condensado e o limão taiti. Você vai usar o suco da fruta para fazer o doce e as raspas da casca para enfeitar e dar o sabor final ao prato.

2. No copinho: uma receita também bem simples e prática para poder dar de sobremesa para as crianças, elas podem, inclusive, ajudar a fazer o prato. Chocolate, creme de leite, leite condensado e suco de limão, tudo isso dentro de um copinho para deixar tudo mais divertido.

3. Mousse de limão siciliano: receita rápida com apenas três ingredientes para um mousse de limão dos deuses. A mais tradicional possível, leite condensado, creme de leite e o suco de limão siciliano com as raspas para finalizar. Fica uma delícia sem igual.

4. Mousse de limão com gelatina: a diferença dessa receita para as outras é mais o uso de gelatina que dá uma outra consistência para o mousse, além de fazer ele render muito mais. É preciso saber fazer bem a gelatina para que o prato dê certo.

5. Mousse de limão tradicional: receita tradicional do mousse de limão, com leite condensado e creme de leite, mais o suco do limão taiti, que é o mais utilizado na casa dos brasileiros. O preparo é só colocar tudo no liquidificador e bater. Depois congela e a sobremesa está pronta.

6. Com tofu: uma receita bem mais magra para aqueles que gostam de uma sobremesa, mas querem manter o corpo em forma. Tofu, adoçante, suco de limão e raspas. A textura fica bem diferente do mousse de limão tradicional, mas o sabor é bom, nada espetacular demais.

Continua após o anúncio

Com novos sabores

Foto: Divulgação / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

7. Mousse de limão com gelatina de abacaxi: nessa receita, você vai adicionar ao mousse de limão tradicional a gelatina de abacaxi ou maracujá, ou qualquer outra fruta cítrica. O resultado é uma sobremesa bem consistente, com textura de gelatina mesmo e um sabor menos doce e mais ácido.

8. Mousse de limão com chocolate: muito simples de ser feita, sem segredo nenhum. Só juntar o chocolate meio amargo com o creme de leite na receita tradicional de mousse. Fica muito bom, é rápida e com certeza vai agradar a todos que provarem essa gostosura.

9. Vaso de chocolate: o complicado dessa receita é exatamente fazer o vaso de chocolate, a pessoa precisa ter certa destreza para conseguir fazer direito. Depois de conseguir essa parte, adicionar o mousse fica fácil. Uma forma bem divertida de trabalhar na cozinha.

10. Mousse de limão com merengue: o sabor do merengue fica muito bom em praticamente toda sobremesa, o problema é fazer um merengue de respeito, isso é para poucas pessoas que tenham muita prática no assunto. A receita é simples, faz o mousse de limão e depois adiciona o merengue por cima.

11. Mousse de limão com capim santo: essa receita talvez é a mais complexa de toda a lista, já que possui uma série de ingredientes e para ficar como está na foto do site, é preciso bastante delicadeza. O capim santo é uma delícia se bem feito, o problema é se exagerar na mão, então, tome cuidado.

12. Mousse de chocolate e limão: na verdade, essa são duas receitas em uma. Você vai fazer o mousse de limão e o de chocolate e depois misturar os dois em um recipiente dividido pelas camadas de ambos. O modo de preparo é um pouco complicado, mas se seguir direitinho, vai dar certo.

13. Ganache de chocolate com mousse de limão: uma última opção com chocolate é fazer uma boa ganache para adicionar ao mousse. É muito simples e rápido de ser feito e fica uma delícia. Finalize com cereja e raspas da barra de chocolate meio amargo.

14. Sequilhos de coco: alguns biscoitos ficam especiais com determinadas sobremesas, é o caso do Sequilhos com o mousse de limão. Fica muito bom e é bem simples de ser feito. Basta intercalar o mousse com os biscoitos quebrados e depois cair pro abraço.

Doces diversos

Foto: Divulgação / TPM Pra Que Te Quero

Foto: Reprodução / TPM Pra Que Te Quero

15. Ovo de Páscoa com mousse de limão: uma das principais críticas ao ovo de colher é o fato dele ser extremamente doce. No caso dessa receita, ela acaba com esse estereótipo, porque mistura o doce do ovo com a acidez deliciosa do mousse.

Continua após o anúncio

16. Bolo Mousse: um bolo de limão com recheio de mousse de limão. Receita bem tranquila: primeiro faz o bolo e o divide em três camadas que serão preenchidas com o mousse ainda com consistência líquida. Depois é só levar para gelar e está pronto.

17. Torta com crème au citron: uma tortinha bem pequena, sutil e delicada, mas muito complicada de ser feita. São três receitas, mais a decoração da sobremesa. Primeiro você faz o mousse, depois a base com massa de amêndoas, o creme e por fim a finalização com chocolate branco.

18. Torta com Oreo: essa receita também vai merengue na finalização do prato, primeiro você faz uma base com Oreo e manteiga, bem simples mesmo, e depois adiciona o mousse por cima e o merengue para terminar. Use raspas de limão que dão um toque a mais muito bom.

19. Torta com framboesa: receita bem complexa, com vários processos e uma finalização de chef de cozinha. É preciso fazer o bolo, depois o mousse, a calda e o creme. Todos com muitos ingredientes e diversos detalhes importantes para sair bem feito. Faça quando estiver com tempo mais ocioso.

20. Torta Colomba: por fim, uma famosa torta Colomba, com biscoitos de champanhe e o mousse de limão ao meio, finalizado com raspas de chocolate branco. Excelente para a ceia de Natal e festividades de final de ano. Fica uma delícia!

O mousse de limão, assim como o de maracujá, é uma receita que agrada a qualquer paladar. Por não ser muito doce, ele serve como uma sobremesa curinga. Com essas possibilidades, agora você vai poder variar e fazer cada vez mais pratos deliciosos.

PARA VOCÊ