Como fazer bala de caramelo para saborear um doce caseiro e fácil

Por
Atualizado em 13.08.21

As balas caseiras são uma ótima opção para saborear um docinho ao longo do dia. A mais popular é a de coco, muito utilizada em festas, mas, para quem busca algo diferente, a de caramelo é perfeita. Veja, a seguir, como fazer bala de caramelo para deixar seu dia mais doce e saboroso.

Índice do conteúdo:

Como fazer bala de caramelo

iStock

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • Óleo

Como fazer

  1. Em uma panela grande, adicione o leite condensado, o leite e o açúcar. Mexa em fogo baixo até ficar com uma textura mais cremosa;
  2. Coloque em fogo médio e continue mexendo até chegar na cor de caramelo, parecendo doce de leite. O ponto correto é quando o doce estiver parecendo uma massa grossa e soltar completamente da panela;
  3. Espalhe óleo em uma bancada e despeje a massa por cima. Quando a massa estiver morna, corte em formato de balas com o auxílio de uma faca untada;
  4. Espere esfriar por completo e estão prontas as suas balas de caramelo!

Essas balas são perfeitas para chupar. Se você preferir uma opção mastigável, fique atento ao ponto do doce, pois você deve cozinhá-lo menos.

Publicidade

Outras formas de fazer bala de caramelo

Além do passo a passo acima, você pode optar por outras formas de preparo ou ingredientes para fazer uma versão diferente do doce. Confira outras receitas a seguir:

Bala de caramelo no micro-ondas

Se você gosta de praticidade na cozinha, preste atenção nesse vídeo que ensina a usar o micro-ondas nessa receita. Para isso, você vai precisar de manteiga com sal, açúcar branco, açúcar mascavo, glucose de milho, leite condensado e sal. Assista ao vídeo para saber o passo a passo completo.

Bala de caramelo com 2 ingredientes

Esse passo a passo ensina como preparar uma receita deliciosa de bala de caramelo com apenas dois ingredientes: açúcar refinado e leite condensado. Além de superfácil, essa receita é muito econômica e o resultado é surpreendente.

Bala de caramelo com creme de leite

Publicidade

Está querendo sentir aquele gostinho de infância? Então, já separa o açúcar, a manteiga e o creme de leite para aprender como fazer uma opção de bala simples e cheia de sabor para comer a qualquer hora.

Bala de caramelo com baunilha

Diferente das outras versões, aqui você vai usar extrato de baunilha para dar um toque especial para o sabor da sua bala. Além disso, você vai precisar de creme de leite fresco, manteiga, água, glucose e açúcar para fazer uma opção mais macia e mastigável.

Bala de caramelo salgado

Se você prefere uma receita menos doce, essa é a escolha certa para você! Com flor de sal, nesse vídeo você aprende a preparar uma bala caramelizada que tem um toque salgado perfeito para os amantes de uma sobremesa menos adocicada.

Agora é hora de começar os preparos! Escolha sua opção favorita e experimente uma bala de caramelo incrível. E, se você quiser apostar em um sabor mais tradicional, veja como fazer bala de brigadeiro!