Como fazer carne na lata para saborear um autêntico prato sertanejo

Por                                
Em 15.02.21

Uma das técnicas mais antigas quando o assunto é armazenamento, a carne na lata traz o autêntico sabor da culinária sertaneja e tradicional. Aprenda como fazê-la e descubra uma forma deliciosa de conservar um prato pronto para ser saboreado por muito mais tempo do que você imagina!

Índice do conteúdo:

Como fazer carne na lata

iStock

Ingredientes

  • 1,5 kg de pernil de porco sem osso em pedaços
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 3 dentes de alho triturados
  • 2 xícaras de banha de porco
  • 1 lata

Como fazer

  1. Coloque a carne de porco em uma vasilha e tempere com sal, pimenta-do-reino e alho, misturando com as mãos;
  2. Em uma panela grande, derreta a banha de porco até ficar líquida;
  3. Em seguida, coloque a carne na panela e deixe cozinhar com tampa em fogo baixo;
  4. Cozinhe até que a água da carne comece a secar e a gordura passe a fritar a carne. Depois, retire a tampa e refogue até que a carne fique douradinha;
  5. Quando a carne chegar ao ponto ideal, coloque os pedaços na lata com uma escumadeira;
  6. Por fim, despeje a gordura da panela por cima da carne na lata, até que todos os pedaços fiquem cobertos;
  7. Caso seja necessário, derreta mais um pouco de banha (esse ingrediente é essencial para conservar a carne dentro da lata);
  8. Armazene a carne na lata fechada em temperatura ambiente e saboreie como desejar!

Quando armazenada corretamente, a carne na lata pode durar até 6 meses! Agora, é só botar a mão na massa para aproveitar os benefícios desse preparo.

Continua após o anúncio

Outras formas de fazer carne na lata

Versátil e deliciosa, a carne na lata pode ser feita de diversas maneiras. Inclusive, é possível escolher diferentes cortes para deixar o preparo do jeitinho que você gosta. Olha só:

Pernil de porco simples na lata

Com apenas 4 ingredientes, é possível preparar uma carne na lata de dar água na boca: a dica é temperar o pernil de porco apenas com sal e noz-moscada, realçando o sabor intenso do corte. Daí, é só fritar na banha de porco, armazenar na lata e saborear!

Carne na lata marinada no alho

Quem acredita que o alho é um ingrediente essencial para qualquer preparo de pratos salgados precisa experimentar essa receita. Além do sabor irresistível do pernil frito em banha de porco, o ingrediente traz um gostinho que faz toda a diferença no resultado.

Costelinha na lata

Continua após o anúncio

Uma das carnes mais versáteis do porco, a costelinha também é um corte que combina muito bem com o preparo na lata. Para aumentar o período de armazenamento da carne, a receita ainda ensina a quantidade ideal de sal que é necessária para equilibrar sabor e conservação!

Carne na lata com torresmo

Além do pernil – corte tradicional da carne na lata -, essa receita ensina a preparar o prato com lombo, copa lombo e costelinha, além da barriga de porco com pele e gordura, que vão ajudar no processo de fritura da carne. Dessa forma, o sabor fica ainda mais intenso e delicioso!

Para acompanhar a sua carne na lata, que tal experimentar uma destas deliciosas receitas de arroz vermelho que têm o gostinho do sertão?