Aprenda a como fazer macarrão colorido, um prato alegre e saboroso

Por                                
Em 07.05.21

Que tal servir um almoço que agrada tanto o paladar quanto a visão? Aprenda como fazer macarrão colorido para servir um prato divertido e que todos vão amar! Apesar do modo de preparo mais trabalhoso, o resultado é surpreendente e vale a pena experimentar. Confira:

Índice do conteúdo:

Como fazer macarrão colorido

iStock

Ingredientes

  • Ingredientes para macarrão de cor roxa: 1/4 de repolho roxo; 1 xícara de água; 150 g de farinha de trigo; 50 g de semolina; 1 ovo.
  • Ingredientes para macarrão de cor azul: 1 pitada de bicarbonato de sódio; 150 g de farinha de trigo; 50 g de semolina; 1 ovo.
  • Ingredientes para macarrão de cor rosa: 1 beterraba cozida; 150 g de farinha de trigo; 50 g de semolina; 1 ovo.
  • Ingredientes para macarrão de cor verde: 1 maço de manjericão; 1/4 de xícara de água; 150 g de farinha de trigo; 50 g de semolina; 1 ovo.
  • Ingredientes para macarrão de cor amarela: 1 colher de sopa de açafrão; 1 colher de sopa de água morna; 150 g de farinha de trigo; 50 g de semolina; 1 ovo.
  • Ingredientes para macarrão de cor laranja: 1 colher de sopa de extrato de tomate; 150 g de farinha de trigo; 50 g de semolina; 1 ovo.

Como fazer

  1. Para fazer o corante natural roxo, coloque o repolho em uma panela com a água e cozinhe em fogo baixo, com tampa, por 40 minutos;
  2. Coe para outra panela e deixe reduzir o líquido por mais 10 minutos em fogo baixo. Divida o líquido em dois potes;
  3. Para fazer a cor azul, em um dos potes, adicione o bicarbonato de sódio e misture. Reserve a cor roxa e azul;
  4. Para a cor rosa, em um mixer, bata a beterraba cozida, formando um purê. Passe na peneira e reserve;
  5. Para a cor verde, em um mixer, bata o manjericão com a água, formando uma pasta. Passe na peneira e reserve;
  6. Para a cor amarela, em uma tigela, hidrate o açafrão com a água morna. Misture bem e reserve;
  7. Com os corantes prontos, misture cada um deles com a farinha, a semolina e o ovo até formar uma massa homogênea. Se necessário, use corante artificial para dar mais cor na massa azul;
  8. Sove um pouco as massas coloridas e embale elas em plástico filme. Deixe descansar por 30 minutos;
  9. Passe as massas em uma máquina para abrir, deixando elas com o mesmo comprimento e espessura;
  10. Reserve a massa roxa, que ficou sem tanta cor. Corte as outras em tagliatelle, uma por uma, passe em um pouco de farinha e reserve embaixo de um pano úmido;
  11. Coloque a massa roxa aberta na bancada, pincele água nela e faça um arco-íris, dispondo tagiatelles de cores diferentes um ao lado do outro;
  12. Corte os excessos de massa, deixando o arco-íris bem uniforme. Espalhe mais farinha por cima e passe um rolo pra fixar;
  13. Abra essa massa na máquina, corte em retângulos e depois em tagliatelle, de forma a ficar colorido;
  14. Depois é só cozinhar a massa e servir da forma que preferir.

Para deixar essa receita mais nutritiva, você utiliza corantes naturais para preparar a massa. Além disso, você pode fazer o tipo de macarrão que quiser, o resultado será lindo de qualquer forma.

Receitas com macarrão colorido

Seja com a massa feita em casa ou industrializada, é possível servir um prato bem divertido. Por isso, veja a seguir outras ideias de macarrão colorido para você diversificar o seu cardápio.

Macarrão de 3 cores com corante

Publicidade

Se você não tem muito tempo para preparar os corantes naturais, nesse vídeo você aprende um jeito mais simples de cozinhar o macarrão colorido. Usando 3 cores de corante artificial, você serve a massa industrializada de um jeito que a criançada vai amar.

Macarrão colorido para ceia de Natal

Que tal preparar um prato que vai deixar a sua ceia de Natal mais bonita? Usando macarrão colorido pronto, cebola, tomate, grão-de-bico, pimentão, agrião, óleo, alho, sal e queijo, você prepara uma opção saborosa, nutritiva e cheia de cores.

Salada de macarrão colorido

Publicidade

Nem sempre é fácil fazer as crianças comerem salada, não é? Mas essa aqui elas com certeza vão querer experimentar! Com macarrão colorido, presunto, mussarela, azeite, legumes, maionese, azeitona e cheiro-verde, esse vídeo te ensina uma opção deliciosa para toda as idades.

Enquanto você prepara essa massa incrível, que tal investir no acompanhamento? Veja receitas de molho de macarrão que deixarão o seu prato ainda mais saboroso.