Como fazer massa sablée: aprenda esse clássico da culinária francesa

Escrito por    
Em 13.11.20

O nome afrancesado pode dar medo, mas a massa sablée é supertranquila de preparar e fica boa tanto com recheios doces quanto salgados. Por ser mais arenosa, ela desmancha na boca, provocando uma explosão de sensações maravilhosas. Ficou com vontade de experimentar? Então, confira um passo a passo bem simples de como fazer essa massa!

Índice do conteúdo:

Como fazer massa sablée

iStock

Ingredientes

  • 1 gema de ovo
  • 50 g de açúcar de confeiteiro
  • 5 colheres de sopa de água
  • 250 g de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • 125 g de manteiga gelada

Como fazer

  1. Em uma tigela, coloque a gema, o açúcar de confeiteiro, a água e misture bem. Reserve;
  2. Em outra tigela, coloque a farinha de trigo, uma pitada de sal, a manteiga gelada e misture com as mãos, para amassar bem a manteiga;
  3. Em seguida, adicione a mistura com a gema e amasse com as mãos, até formar uma massa bem lisa e homogênea;
  4. Embrulhe em um plástico-filme e leve à geladeira por duas horas antes de usar.

Viu como é fácil fazer a tão famosa massa sablée? Você só precisa estar atento à temperatura da manteiga, que deve ser sempre gelada. Se quiser, você também pode peneirar a gema, assim evita o sabor forte do ovo.

Continua após o anúncio

Outras formas de fazer massa sablée

Se você gosta de ter várias cartas na manga, então conheça outras formas de fazer massa sablée. A seguir, te apresentamos opções variadas: tem desde uma versão bem gostosa com um toque especial de baunilha até outra totalmente vegana e democrática!

Massa sablée com baunilha

Quem gosta de sabores mais doces vai se encantar com essa versão de massa sablée. Aqui, o toque de baunilha deixa tudo ainda mais intenso e gostoso. E o modo de preparo é muito simples: basta seguir o passo a passo certinho que não tem erro. Confira e teste hoje mesmo aí na sua casa!

Massa sablée com glaçúcar

Com um sabor e uma textura incríveis, essa versão de sablée leva glaçúcar na sua composição. Já os outros ingredientes usados são farinha de trigo, manteiga sem sal, gema de ovo, sal e água. Lembre-se de que a manteiga e a água devem estar bem geladas, ok? Isso faz toda a diferença no resultado.

Massa sablée com farinha de amêndoas

Para deixar a sua massa mais levinha e com um sabor delicioso, a dica é apostar nesta receita! Aqui, a farinha de amêndoas entra em cena e dá aquele toque todo especial para a massa. Mas atenção, celíacos: essa versão é feita com farinha de trigo também. Então, ela não é liberada para quem é intolerante a glúten.

Continua após o anúncio

Massa sablée vegana

Os veganos não vão ficar de fora dessa lista! Megagostosa, essa versão sem ingredientes de origem animal agrada aos mais variados gostos e paladares. E, para preparar essa maravilha, você precisa ter em mãos farinha de trigo, óleo de coco, óleo de girassol, canela em pó, sal, açúcar de confeiteiro e água.

Agora que você já sabe preparar uma massa sablée de respeito, que tal rechear essa delícia? A nossa dica é utilizar estes recheios de panqueca deliciosos e muito versáteis!