Como fazer mirepoix: uma combinação certeira para refeições suculentas

Escrito por    
Em 06.05.20

O mirepoix (se pronuncia “mirepoá”) é um prato típico da culinária francesa. Nada mais é do que uma combinação de legumes cortados em cubinhos. São eles: cenoura, cebola e aipo, também conhecido como salsão. Normalmente, utiliza-se como base para preparar caldos para sopas, molhos e risotos. Por isso, o formato é ideal para que os alimentos não se desmanchem durante o cozimento.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como fazer mirepoix

iStock

Fazer esta iguaria francesa em casa é uma tarefa extremamente simples, já que consiste apenas em cortar os legumes. Porém, o tamanho deve ficar entre 1 centímetro e 1,5 centímetro.

Ingredientes

  • 1 cenoura
  • 1 aipo
  • 1 cebola

Como fazer

  1. Corte a cenoura ao meio no sentido vertical. Remova os cantos arredondados. Corte o legume em cubinhos;
  2. Corte o aipo em cubos deixando-os na mesma espessura da cenoura;
  3. Corte a cebola ao meio, faça cortes na largura dos itens primeiro na vertical e depois na horizontal;
  4. Misture tudo e seu prato francês estará pronto.

Além de ser usado como base, seu mirepoix também pode servir como acompanhamento para carne bovina, aves ou peixes.

Mais formas de fazer mirepoix

Gostou da receita acima, mas ainda quer saber mais sobre o mirepoix antes de ir para a cozinha? Então, confira as receitas abaixo:

Mirepoix refogado

Nesta receita, o salsão, a cenoura e a cebola vão todos juntos ao fogo com um pouco de azeite. O óleo entra em cena apenas para que os legumes não grudem no fundo da panela. Depois disso, basta usar o mirepoix da maneira que você preferir.

Mirepoix refogado com manteiga

Para deixar sua combinação de legumes ainda mais saborosa, a proposta desta receita é que eles sejam refogados em uma frigideira junto à manteiga. Esta é uma dica simples, mas que faz toda a diferença no resultado. Veja o modo de preparo detalhado.

Mirepoix com alho-poró

Continua após o anúncio

Que tal ir além da combinação de cenoura, cebola e salsão? Nesta receita, alho-poró e alho também são picadinhos e entram em cena no preparo. Assim, você garante um toque aromático extra sem ter complicações na cozinha. Vale a pena experimentar.

Caldo mirepoix

Um caldo bem suculento e saudável não é difícil de ser preparado e esta receita está aqui para provar isso. Aqui, os legumes são refogados em óleo para depois serem cozidos.

Caldo de legumes com mirepoix

Além da base de cebola, cenoura e salsão, essa receita também leva alho, tomilho, louro e pimenta-do-reino. Assim, você garante um caldo extremamente perfumado. O tempo de cozimento fica entre 45 minutos a 1 hora em fogo baixo.

O mirepoix, além de ressaltar o sabor dos alimentos do seu prato, ainda agrega um toque aromático. Se você gosta da culinária francesa, aposte no molho béarnaise e aprenda também como preparar o bouquet garni, uma combinação de ervas para aromatizar ainda mais seus pratos.

PARA VOCÊ