Como fazer panqueca: o jeito certo de fazer massas soltinhas e gostosas

Escrito por                          

Quer aprender como fazer panqueca? Então você está no lugar certo. Ideais para um almoço mais caprichado, para um jantar descontraído ou, ainda, para cafés da manhã ou lanches da tarde mais especiais, elas são fáceis de fazer, muito gostosas e podem ser incrementadas de formas diferentes e com ingredientes variados.

Panqueca simples

iStock

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Sal a gosto

Como fazer:

  1. Em um liquidificador, bata o leite, os ovos, o óleo e um pouquinho de sal;
  2. Vá adicionando a farinha aos poucos, enquanto continua batendo;
  3. Leve uma frigideira ao fogo com um tiquinho de óleo para não grudar e deixe esquentar;
  4. Despeje um tanto da massa na frigideira, em forma de panqueca, e espere dar uma fritadinha;
  5. Vire e deixe fritar do outro lado também;
  6. Repita o mesmo processo com o restante da massa;
  7. Essa receita rende aproximadamente seis panquecas finas.

Depois de preparar a massa de suas panquecas, você pode incrementá-las, recheando-as com os ingredientes que você quiser. Surpreenda sua família inovando a cada preparo!

Outras receitas de panqueca

Você pode conferir, ainda, outras opções de receitas de panqueca. Vá testando em casa todas elas e escolha a sua preferida em sabor, textura e manuseio. Veja:

Panqueca básica

Aprenda a fazer deliciosas panquecas de uma maneira fácil e rápida. Sem óleo, a receita leva apenas leite, farinha de trigo, ovo e manteiga ou margarina. A dica é não colocar sal nessa receita, porque assim sua massa fica neutra e você pode preparar recheios doces ou salgados para complementar. Aproveite!

Panqueca de carne moída

A massa dessa panqueca leva leite, ovo, azeite, amido de milho, farinha de trigo e sal. Já o recheio é feito com cebola, alho, carne moída, extrato de tomate, molho de soja, azeitonas, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino. O resultado é leve e delicioso e vai conquistar seu estômago.

Panqueca de frango no forno

Com uma massa simples e um recheio bastante prático de frango, esse preparo vai ganhar um lugar privilegiado no seu caderninho de receitas. Tempere o frango com cebola, alho, pimentão, pimenta-do-reino, curry em pó, sal, tomate, molho de tomate, requeijão, cebolinha e mussarela ralada para investir no sabor. Sirva essas panquecas no almoço ou no jantar.

Panqueca de chocolate

Quer uma receitinha doce? Essa panqueca de chocolate é incrível! Prepare sua massa com leite, ovo, margarina, fermento em pó, farinha de trigo e achocolatado em pó no liquidificador e leve para fritar com o auxílio de uma frigideira. Use sua criatividade e recheie a massa com outros ingredientes doces saborosos.

Panqueca americana

Se você está com vontade de comer as famosas panquecas americanas, basta misturar, em uma vasilha, os seguintes ingredientes: ovo, óleo, leite, açúcar, sal, farinha de trigo e fermento em pó. Depois, leve para fritar em uma frigideira untada com manteiga e sirva com mel ou xarope para panquecas.

Panqueca integral

Perfeita para quem está controlando as calorias da alimentação, essa panqueca integral mistura duas colheres de farinha de trigo branco com dez colheres de farinha de trigo integral. Se quiser experimentar, adicione linhaça ou outros grãos na massa, mas, se quiser um preparo doce, substitua o sal e a pimenta por adoçante.

Aprendeu todas as receitas acima, mas quer conhecer outras sugestões de recheio? Então confira uma lista com vários recheios de panqueca para não cair na mesmice.

PARA VOCÊ