40 receitas de panqueca americana para começar o dia muito bem

Escrito por                          

A panqueca americana, além de ser muito gostosa, pode contar com uma apresentação muito charmosa. Comum em cafés da manhã, também pode cair muito bem como lanche intermediário ou até mesmo prato principal, por que não?

A massa pode ser simples, feita com fubá, farinha de trigo integral e muitos outros ingredientes, como também mais incrementada, com combinações de sementes e ainda mais. O que não falta também são opções de coberturas e recheios para deixar seu prato ainda mais gostoso, as opções vão desde frutas até caldas de chocolate!

Se você quer comer panquecas gordinhas e bem fofinhas, não deixe de conferir a lista abaixo que conta com opção para todos os gostos.

Massa de panqueca americana simples

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

1. Panqueca americana leve: para testar essa receita em casa, primeiro, é preciso misturar farinha de trigo, açúcar, fermento em pó e sal. Depois disso, acrescente ovos, leite e manteiga. Quando a mistura estiver homogênea, basta colocar sua massa na frigideira e se deliciar com o resultado final.

2. Massa básica de panqueca americana: essa é uma receita que deve começar com a mistura de farinha de trigo, fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal e açúcar. Em outra tigela, você precisa combinar leite, creme de leite, gemas, mel e sementes de baunilha e misturar tudo. O próximo passo é bater claras em neve para serem acrescentadas à massa e levar para fritar.

3. Panqueca americana fofinha: nessa opção, a mistura não começa pelos ingredientes secos. Primeiro, você deve bater os ovos e adicionar leite e óleo. O próximo passo é acrescentar farinha de trigo, açúcar, sal e fermento em pó.

4. Panqueca americana com baunilha: essa é uma receita bem parecida com a primeira opção da lista, porém, aqui, a diferença está no acréscimo de essência de baunilha. Com um toque extra, o gostinho das suas panquecas pode ficar bem melhor.

Panqueca americana com chocolate

Foto: Reprodução / marola com carambola

5. Panqueca americana com Nutella: para testar essa receita em casa, você precisa misturar primeiro os ingredientes secos e acrescentar os outros até que a massa fique homogênea. Quando suas panquecas estiverem prontas, basta cobri-las com Nutella e pedaços de morangos.

6. Panqueca americana dukan chocolate: se você busca praticidade, essa receita pode ser uma ótima pedida, já que, aqui, todos os ingredientes são misturados de uma vez. Além disso, essa é uma opção da dieta Dukan, ideal para quem quer se deliciar com uma panqueca que não seja cheia de calorias, mas conte com um gostinho pra lá de especial.

7. Panqueca americana com brigadeiro: que tal combinar um prato americano com o brigadeiro brasileiro? Essa combinação de culturas no prato pode gerar um sabor que agrada os mais variados paladares. Além disso, o passo a passo não conta com segredo nenhum. Para melhorar ainda mais, morangos também entram em cena.

8. Panqueca americana de chocolate: nessa receita, chocolate em pó é usado para o preparo da massa, ideal para quem adora esse ingrediente. Para incrementar o sabor do prato, a sugestão é acrescentar uma calda, também de chocolate e frutas de sua preferência.

9. Panqueca de cacau: essa é uma receita que tem uma aparência bem parecida com a da panqueca americana, mas que conta com alguns toques diferentes, como o uso de banana combinada com cacau para o preparo da massa. Além disso, essa é uma opção funcional, ideal para quem não quer uma panqueca cheia de calorias.

10. Panqueca com gotas de chocolate: uma ótima maneira de incrementar suas panquecas é acrescentar gotas de chocolate quando a massa já estiver na frigideira. Com o acréscimo de um ingredientes simples, sua refeição pode ficar muito mais gostosa.

11. Panqueca americana com brigadeiro: essa é uma opção de receita um pouco mais complicada do que as ateriores, pois é preciso, primeiro, preparar o brigadeiro, colocá-lo no congelador, fritar as massas e recheá-las. O resultado é tão gostoso, que cada minuto na cozinha vale a pena.

Panqueca americana com frutas

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

12. Panqueca americana com morango e mel: essa é uma receita de panqueca um pouco diferente, pois a massa não é feita com farinha de trigo e sim com a de arroz. Para quem quer deixar o glúten de lado ou não pode consumir essa substância, essa opção pode ser uma ótima pedida. Além disso, aqui, a sugestão é servir o prato com mel e morango.

13. Panqueca americana de cereja: nessa receita, além dos ingredietens comuns da massa de panqueca, a calda de cereja também é usada para incrementar seu sabor, mas o toque da fruta não para por aí, já que a dica é usar cerejas em calda na cobertura do prato também.

14. Panqueca americana com frutas vermelhas: se você está procurando por uma receita de panqueca que seja leve e bem fofinha, essa pode ser a opção ideal. Para esse resultado, é preciso bater claras em neve para serem adicionadas ao preparo do massa. Além disso, essência de amêndoas também entra em cena para um toque extra de sabor. Para completar o prato, a sugestão é servi-lo com frutas vermelhas.

15. Panqueca americana de banana e aveia: essa é uma receita de panqueca americana que não leva farinha de trigo, óleo e farinha. A massa é feita apenas com a combinação de banana, aveia em flocos, fermento e canela. Mesmo assim, o resultado é bem leve e docinho.

16. Panqueca americana de banana: essa é outra receita em que a banana é o ingrediente principal, porém, aqui, a fruta é combinada com ovo, açúcar, farinha de trigo, fermento em pó, essência de baunilha e leite. Depois que a mistura estiver pronta, basta fritar a massa.

17. Panqueca americana de banana diferente: essa é uma panqueca de banana que conta com mais ingredientes do que as opções anteriores, mas isso faz com que seu gostinho seja especial. Um dos itens que entra aqui é a canela, que deixa a massa aromatizada e com sabor de quero mais.

18. Panqueca americana de maçã: se você adora maçãs caramelizadas, pode se encantar com o resultado dessa receita. A textura do prato fica bem levinha, mas o sabor pode surpreender qualquer um. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes não é nada extensa.

19. Panqueca de laranja: saborear uma panqueca quentinha simples já é uma ótima pedida, mas se ela levar iogurte na massa, para uma textura bem macia e uma calda de laranja depois de pronta, melhor ainda, não é mesmo? Além disso, a sugestão é servir o prato com morangos.

20. Panqueca de maçã e mirtilos: se você está procurando por uma receita de panqueca saudável para começar o seu dia, essa pode ser a receita ideal. Para isso, algumas substituições são feitas em relação a opção tradicional. O leite usado, por exemplo, é o desnatado.

21. Panqueca com várias frutas: essa é uma receita que você pode usar como base tanto para fazer panquecas americanas, quanto para waffles. A massa é básica, por isso, a sugestão é caprichar na quantidade de frutas usadas na cobertura. Assim, você terá uma refeição leve, colorida e com um sabor único.

22. Panqueca americana com morango e chantilly: agora, se você está procurando por uma receita de panqueca bem gordinha, só se preocupando com o sabor e nem ligando para as calorias, precisa conhecer essa receita em que as panquecas são servidas com chantilly, morangos e calda de chocolate.

23. Panqueca americana com framboesa: essa é uma receita bem simples, em que só é preciso misturar farinha de trigo, leite, ovo, açúcar, fermento em pó e sal. Depois que a massa estiver homogênea, basta levar ao fogo.

Panqueca americana especial

Foto: Reprodução / dani noce

24. Panqueca americana semi-integral: não se assuste ao ver o tamanho da lista de ingredientes dessa receita, já que todos os itens são de fácil acesso. Para que o resultado seja saudável, é feita uma combinação de farinha de trigo branca, integral, linhaça e aveia. Além disso, banana é usada na massa para um toque extra de sabor.

25. Panqueca americana vegana: para fazer deliciosas panquecas americanas sem ingredientes de origem animal você vai precisar de farinha de trigo, açúcar demerara, sal, leite de soja, óleo, vinagre branco e fermento químico em pó.

26. Panqueca americana sem glúten/lactose: as panquecas sem glúten e sem lactose são feitas com farinha de arroz, açúcar, fermento em pó, sal, ovos, óleo, leite de soja e extrato de baunilha. Se você é alérgico ou tem intolerância a essas substâncias, pode testar sem medo essa opção em casa, pois o resultado será um grande sucesso.

27. Panqueca americana integral: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de leite, ovo, farinha de trigo integral, sal, açúcar e fermento em pó. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, é possível preparar panquecas que são gostosas e ao mesmo tempo nutritivas.

28. Panqueca americana funcional: se você quer uma panqueca que seja rica em fibras e ainda conte com uma textura bem fofinha, essa pode ser a receita ideal. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena experimentar.

29. Panqueca americana com mel e banana: a principal farinha usada para fazer essa panqueca é a de arroz – que é livre de glúten -, mas amido de milho e linhaça também fazem parte da receita. Aqui, o leite de vaca também é deixado de lado e dá lugar para o leite vegetal de sua preferência. Para incrementar o sabor do prato, a dica é servir com fatias de banana e mel.

30. Panqueca de chia: essa é uma receita de panqueca comum, mas que conta com o acréscimo de sementes de chia e essência de baunilha. Para quem quer um sabor extra e ainda deseja acrescentar um toque saudável ao prato, essa pode ser uma ótima escolha.

31. Panqueca integral com calda: café da manhã com panqueca é tudo de bom, certo? Se a massa for integral e ela ainda vier acompanhada por uma calda de mirtilos, melhor ainda! A lista de ingredientes é extensa, mas o sabor é tão gostoso, que compensa testar essa opção em casa.

32. Panqueca de aveia com calda: nessa receita, você aprende a preparar panquecas americanas de aveia aromatizadas com laranja e uma calda de caramelo e maçã para servir como acompanhamento.

33. Panqueca de banana sem glúten: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de bananas, ovos e canela em pó. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, é possível se surpreender com o sabor final desse prato.

Panqueca americana de sabores variados

Foto: Reprodução / na minha panela

34. Panqueca americana de iogurte: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de iogurte, farinha de trigo, ovos, açúcar, manteigal, sal, limão e fermento. Aqui, a sugestão é fazer as panquecas em miniatura para comer cada uma com uma cobertura diferente.

35. Panqueca americana de milho: que tal deixar a panqueca americana com uma cara bem brasileira? Aqui, o fubá entra em cena no preparo da massa e a sugestão é servir o prato com a calda de sua preferência. Como o fubá é um ingrediente livre de glúten, os celíacos podem se esbaldar com essa receita.

36. Panqueca americana de fubá: essa é outra opção que leva o fubá no preparo da massa, mas conta com outros toques que ajudam a dar um gostinho especial ao prato, como a erva doce e o iogurte natural. Aqui, a sugestão é servir as panquecas com uma calda de goiabada e pedacinhos de queijo minas.

37. Panqueca americana Romeu e Julieta: se você adora pratos mais incrementados, pode adorar essa receita. Aqui, a massa da panqueca é recheada com goiabada e coberta com uma calda feita com cream cheese e creme de leite.

38. Panqueca americana com caramelo: se você está com tempo para cozinhar, pode adorar essa receita em que você aprende não só a fazer a massa de panqueca, mas também um delicioso caramelo caseiro. A combinação fica tão gostosa, que você vai querer repetir sempre que possível.

39. Panqueca americana com caramelo salgado: para quem adora caramelo, mas quer deixar o prato com um toque especial, essa versão salgada pode ser uma boa pedida. Além disso, o tempo na cozinha não é muito grande, o que é ótimo para aquele momento em que a fome aperta e você quer comer rapidinho.

40. Panqueca de ricota: essa é uma receita de panqueca um pouco trabalhosa, pois é preciso preparar claras em neve para deixar a massa bem fofinha. Além disso, o gostinho da ricota faz com que essa opção seja muito especial.

Uma ótima pedida para começar bem o dia é saborear uma panqueca americana logo no café da manhã. Mesmo que seu tempo não seja muito grande, você pode anotar essas receitas para testá-las durante o fim de semana, que pede por refeições especiais. Se você adora panquecas e quer conhecer mais opções, confira algumas receitas de panqueca de aveia, panqueca proteica e panqueca de frango.

PARA VOCÊ