Como fazer pimenta-síria e adicionar esse condimento de vez ao menu

Escrito por    
Em 04.05.20

A pimenta-síria é um tempero composto por especiarias, como pimenta-do-reino e canela. O condimento é feito de uma maneira simples e pode ser utilizado para temperar quibes, kaftas e esfihas. Seu sabor é marcante e vai deixar seus pratos árabes ainda mais gostosos. Confira o passo a passo:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como fazer pimenta-síria

iStock

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino preta
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • ½ colher (sopa) de cravo
  • 1 colher (chá) de noz-moscada ralada
  • 1 colher (sopa) de pimenta-da-jamaica

Como fazer

  1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente;
  2. Misture bem;
  3. Conserve em um pote ou saco plástico para que não fique em contato com o ar;
  4. Utilize como quiser.

Este preparo mostra como é possível fazer pimenta-síria em casa e de um modo bem fácil. Agora que você já aprendeu, que tal conferir algumas receitas que contam com o gostinho marcante da especiaria?

Receitas com pimenta-síria

A pimenta-síria pode ser utilizada para incrementar e temperar uma série de pratos. Além de estar presente nos preparos inspirados na cozinha árabe, o condimento pode deixar seus refogados e saladas mais saborosos. Veja algumas opções:

Tabule salada síria

O tabule é aquele prato que quem gosta de culinária árabe simplesmente ama. O preparo é fresquinho e funciona bem para os dias quentes. Nesta versão, o tempero é feito com ervas frescas, salsinha, hortelã, pimenta-síria e sal. Para o sabor cítrico, deve-se utilizar suco de limão.

Berinjela refogada com pimenta-síria

Quer um prato de preparo simples, mas com gostinho irresistível? Esta berinjela é uma boa opção. O refogado leva o vegetal, azeite, cebola, pimenta-síria e sal. O toque crocante da textura fica por conta da finalização com nozes picadas.

Falafel de grão-de-bico com pimenta-síria

O falafel desta receita fica com um gostinho bem tradicional por conta do tempero com pimenta-síria. A base da massa é feita com grão-de-bico e farinha de trigo. Para dar um toque verde ao preparo, você deve adicionar coentro e salsinha a gosto.

Continua após o anúncio

Escarola refogada com pimenta-síria

Busca um refogado diferente para o dia a dia? Então, esta receita pode ser uma boa pedida. A escarola é preparada em uma panela e é combinada com uvas passas hidratadas no limão. Nosso tempero aparece para fechar com chave de ouro.

Arroz árabe com pimenta-síria

Este arroz é quase um mexidão à moda árabe. Entre os ingredientes utilizados no preparo, destacam-se a berinjela, o músculo e as castanhas. O tempero é feito com pimenta-síria e canela. A manteiga ainda ajuda a dar mais brilho e sabor para o prato.

Quibe cru com pimenta-síria

O quibe cru é um preparo clássico da culinária árabe e também pode ficar mais temperadinho com a pimenta que aprendemos como preparar. O condimento é adicionado após a mistura da carne com o trigo. A sugestão para dar um toque fresquinho é finalizar com folhas de hortelã.

A pimenta-síria é um daqueles temperos que potencializam o sabor dos pratos. Além de ser muito versátil, o condimento faz sucesso, pois é apimentado na medida certa. Será o toque especial que estava faltando para deixar os seus preparos com aquele gostinho característico da culinária árabe. Aproveite e confira receitas de pão sírio e homus!

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ