Como fazer tomate seco: uma opção gostosa e para lá de refinada

Por
Atualizado em 16.06.20

Ótima opção para acompanhar pratos mais especiais, o tomate seco é aquele tipo de ingrediente que dá um toque todo especial. Entretanto, trata-se de um produto caro que nem sempre cabe no nosso bolso. Para economizar, a dica é preparar uma versão caseira bem gostosa. Aprenda como fazer tomate seco aí na sua cozinha e se delicie!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como fazer tomate seco

Receiteria

Ingredientes

  • 1 kg de tomates maduros
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • Orégano
  • Azeite

Como fazer

  1. Lave bem os tomates, corte em quatro partes e retire toda a polpa e sementes;
  2. Transfira para uma bacia e acrescente o sal, o açúcar e o orégano;
  3. Misture bem para pegar o tempero em tudo e coloque em uma forma forrada com papel alumínio;
  4. Acomode com a cavidade voltada para baixo e regue com um pouco de azeite;
  5. Leve para assar em forno preaquecido a 200°C por uma hora e vinte minutos;
  6. Vire os tomates na metade do tempo;
  7. Assim que esfriar, coloque em um pote com tampa e acrescente um pouco de azeite e mais orégano.

Esta é uma receita básica e muito fácil de fazer. Você só precisa lembrar de virar os tomates na metade do tempo estipulado. Assim, eles assam de todos os lados e ficam bem macios. Capriche nos temperos e aproveite!

Outras formas de fazer tomate seco

Outras maneira de fazer esta delícia é assar no micro-ondas, na Airfryer e, até mesmo, na frigideira. Confira diferentes modos de preparar o clássico tomate seco e escolha a versão que você mais gostar!

Tomate seco na frigideira

iStock

Muito prática e rápida de preparar, esta receita não é feita no forno, mas, sim, em uma frigideira! Outro grande diferencial está no tempero: muito alho picadinho na parte interna dos tomates! Armazene em um potinho com tampa e coloque bastante azeite para que ele mantenha uma textura ideal.

Publicidade

Tomate seco no micro-ondas

iStock

Receitas no micro-ondas são sempre uma mão na roda para quem não quer ter muito trabalho na cozinha, não é mesmo? Se você deseja preparar um tomate seco que fique pronto em questão de minutos, então, invista nesta versão. Todo mundo vai adorar!

Tomate seco com ervas secas

iStock

Com um temperinho delicioso e muito marcante, esta versão vai conquistar os mais variados paladares. Para isso, você precisa ter em mãos tomates italiano, sal, pimenta-do-reino, azeite, ervas secas e alho picadinho. Confira o modo de preparo certinho e aproveite!

Tomate seco em conserva

iStock

Quer ter um acompanhamento muito gostoso para usar em diferentes receitas? Com esta opção em conserva, as suas refeições do dia a dia nunca mais serão as mesmas. Para que ele dure mais tempo e mantenha um sabor delicioso, você precisa colocar em um vidro bem limpinho com tampa!

Publicidade

Tomate seco na Airfryer

iStock

Quem tem a famosa Airfryer em casa vai se apaixonar por esta receita. Muito fácil, ela não suja panelas e tem um sabor incrível! Uma dica importante é usar tomates bem maduros, isso garantirá uma textura melhor e mais firminha. Capriche no orégano e se delicie!

Tomate seco na estufa caseira

iStock

Um pouco mais elaborada, esta receita precisa de um equipamento especial: uma estufa caseira. Se engana quem pensa que é algo caro de se fazer: com materiais bem acessíveis e econômicos, você consegue montar a sua própria estufa e fazer muitos tomatinhos secos de sucesso!

São tantas opções gostosas que fica difícil escolher a sua preferida. Aproveite para preparar as melhores receitas com tomate seco e aproveite!