Como limpar camarão: aprenda a deixar o crustáceo pronto para o preparo

Escrito por                          

Não sabe como limpar camarão? Então, confira algumas maneiras simples e que vão te mostrar como esse procedimento pode ser descomplicado. Itens como palitos de dente e faca podem ajudar no processo e você vai aprender a limpar diferentes tipos do crustáceo. Veja como fazer:

Como limpar camarão fácil

  1. Com a mão, solte a casca do camarão puxando as “perninhas”;
  2. Depois, com as laterais já soltas, puxe o rabo e tire a casca por inteiro;
  3. Em seguida, arranque a cabeça e a pele que fica grudada nela;
  4. Com ajuda de uma faca, faça um corte leve por toda a extensão das costas e da frente do camarão;
  5. Retire o intestino do crustáceo – as “linhas” pretas que vão aparecer – em ambas as partes;
  6. Repita esse processo em todos e prepare como quiser.

Viu como não é difícil limpar esse fruto do mar? Alguns macetes de como ir soltando a casca aos poucos e apenas cortar o crustáceo superficialmente ajudam a aproveitar cada pedacinho de sua carne.

Outras formas de limpar camarão

Há também jeitos de tirar o intestino do camarão com apenas a ajuda de um palito e também maneiras distintas de separar a casca de tipos maiores do crustáceo. Confira mais algumas formas de deixá-lo pronto para suas receitas!

Como limpar camarão com rabo

Nesse passo a passo, a cabeça do camarão cinza é a primeira parte retirada. Então, é hora de puxar as “perninhas” e já descascá-lo. Tirar ou não o rabo do fruto do mar é opcional e depende do preparo desejado. Para descartar o intestino, você vai usar um palito de dente para espetar o centro e puxar.

Como limpar camarão com palito

Aqui, o camarão de tamanho médio deve ter sua cabeça puxada e descartada. Em seguida, a casca é quebrada nas costas e retirada por inteiro, com as “perninhas”. O rabo também é puxado e dispensado. Com um palito, você vai puxar o intestino da parte superior e também inferior do fruto do mar.

Como limpar camarão-rosa

O camarão rosa é um crustáceo grande e requer uma limpeza um pouco diferente. O primeiro passo é tirar a cabeça. Depois, você vai separar as perninhas e tirar a casca. Se quiser, é possível deixar o rabo, mas se a opção for retirá-lo, é só puxar apertando para não perder carne. Para tirar o intestino é preciso cortar superficialmente as costas do camarão e puxar.

Os modos de limpar camarão são básicos e podem ser reproduzidos facilmente. Apesar de algumas diferenças por causa de tipos e tamanhos, os procedimentos de higienização não demandam muito tempo, nem esforço. Aproveite e veja também receitas de camarão internacional e à milanesa!

PARA VOCÊ