Como usar amaciante de carne e obter a textura macia dos sonhos

Escrito por    
Em 18.05.20

Vive se perguntando como usar amaciante de carne? Por vezes, nos deparamos com cortes que precisam de uma textura mais macia ao cozinhar. Fazer isso não precisa ser um bicho de sete cabeças! Aprenda de uma vez como amaciar carne de maneira fácil:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como usar amaciante de carne

iStock

Passo a passo

  1. Separe a carne que será preparada;
  2. Passe o amaciante industrial por todos os lados da carne;
  3. Deixe descansar por 15 minutos;
  4. O amaciante químico já vem com tempero, mas é possível acrescentar outras especiarias se desejar;
  5. Utilize a carne como quiser.

O amaciante de carne industrial é uma opção prática para garantir que seus cortes fiquem com uma consistência bem agradável. No entanto, também é possível utilizar outros métodos para deixar as carnes macias.

Outras formas de amaciar a carne

O amaciante pronto não é a única forma de mudar a consistência das carnes. Você pode usar frutas, como abacaxi e mamão, deixar de molho e até fazer isso com “ferramentas”. Confira abaixo mais maneiras de amaciar carne:

Como amaciar carne com martelo

O martelo é um velho conhecido na hora de amaciar carnes. O instrumento faz com que o corte “aumente” 20% de tamanho, já que deixa os bifes mais finos. É preciso bater toda a superfície da carne para quebrar as suas fibras e mudar sua consistência.

Como amaciar carne com garfo

Um jeito diferente de amaciar carne é utilizando o garfo. Para isso, você precisa ir furando toda a superfície do bife. O corte fica menos amassado em comparação ao processo com o martelo e esta é uma boa opção para quem quer salvar uma carne durinha.

Como amaciar carne com mamão verde

Continua após o anúncio

A mistura deste amaciante caseiro é preparada no liquidificador e é composta por mamão verde ralado seco e tempero. Na hora de utilizar, é preciso passar o pó em toda a superfície da carne e deixar em um saco plástico por pelo menos 20 minutos.

Como amaciar carne com abacaxi

O abacaxi também pode ser usado para amaciar carnes. A fruta é batida no liquidificador e utilizada como molho para os cortes. Se a intenção é de amaciar bifes, deve-se deixar marinando por cerca de 2 horas. Já se for uma peça inteira, o processo precisa ocorrer por pelo menos 24 horas.

Como amaciar carne com leite

O leite é outro aliado na hora de deixar carnes macias, pois consegue quebrar as fibras dos cortes. Para isso, você precisar deixar o bife de molho com o ingrediente na geladeira por mais ou menos 12 horas. Depois, é preciso selar a carne e, então, pode temperar e utilizá-la.

Como amaciar carne com dry aged

O processo de dry aged dura pelo menos 1 semana e meia. A técnica consiste em embrulhar um pedaço de carne com gaze e colocar em uma travessa com sal grosso e papel toalha na geladeira. O papel deve ser trocado a cada dois dias e a peça é virada diariamente.

Viu como há muitos jeitos de amaciar carne? Além de ingredientes variados, você pode usar alguns instrumentos para conquistar a textura desejada nos cortes. Agora, você pode garantir que as carnes de suas refeições vão estar sempre macias. Veja também como fazer carne moída e como temperar bife!

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ