15 receitas com ervas finas para refeições repletas de sabor

Escrito por    
Em 27.05.20

O tempero utilizado no preparo das refeições faz toda a diferença no sabor final do prato. Isso vale desde um simples petisco até para a refeição principal. Pensando nisso, as ervas finas podem ser grandes aliadas na cozinha. Além disso, há diversas combinações que podem ser feitas de acordo com o seu paladar. Aprenda como usá-las com as receitas abaixo:

Continua após o anúncio

1. Manteiga vegana de ervas finas

Livre de ingredientes de origem animal, esta receita leva como base óleo de coco sem sabor derretido. Para o tempero, além do mix de ervas finas, você vai precisar de sal, alecrim, orégano, açafrão e alho em pó. O preparo consiste em misturar todos os ingredientes e levar a combinação para a geladeira para endurecer.

2. Manteiga de ervas finas com alho assado

Nesta receita, uma manteiga em temperatura ambiente é misturada com alho assado, as ervas, sal e azeite. O passo a passo é simples, mas rende um resultado bem saboroso. Seja para passar no pão ou incrementar o sabor dos seus pratos, esta é uma receita que vale a pena ser testada.

3. Patê de ervas finas

Um patê feito com ricota e creme de leite é curinga na cozinha, porém, para deixar o seu sabor ainda mais gostoso, esta receita propõe temperá-lo com salsinha, cebola, pimenta-do-reino e alho. Tudo isso vai junto para um processador ou liquidificador, o que garante praticidade na hora do preparo.

4. Chips de batata-doce com ervas finas

Os chips de batata-doce caem bem tanto na hora do lanche como acompanhamento para as suas refeições principais. Para obter um resultado saudável, esta é uma receita em que o legume vai ao forno coberto apenas por azeite, sal e as ervas. A textura fica crocante e o sabor simplesmente irresistível.

Continua após o anúncio

5. Pão vegano de ervas finas

Com uma textura bem fofinha e um aroma que dá água na boca, esta é uma receita que não conta com um passo a passo complicado. Os líquidos são misturados no liquidificador. Depois, a farinha de trigo é incorporada com o auxílio de uma espátula. Então, basta sovar, esperar a massa crescer, moldar seus pães e levá-los para assar.

6. Muffin de alho com ervas finas

Esta receita de muffin salgado pode deixar a sua hora do lanche muito mais gostosa. Além disso, essa é uma opção saudável, livre de glúten e para lá de saborosa. Como se isso tudo já não fosse suficiente, o preparo é bem simples: só é preciso misturar todos os ingredientes e levar a massa para assar em forminhas por aproximadamente 30 minutos.

7. Ravioli de ricota na manteiga com ervas finas

Que tal aprender a fazer um ravioli do zero? Aqui, você começa fazendo a massa que é recheada com ricota e ervas frescas. Para que o sabor fique divino, a massa recheada ainda é refogada na manteiga junto a mais ervas. Tudo isso faz com que seja difícil resistir ao sabor deste prato. Vale a pena conferir todas as dicas no vídeo!

8. Berinjela assada com ervas finas

Para variar na hora do churrasco, que tal levar um legume para a grelha? Assim, sua refeição fica mais completa e você ainda garante uma opção diferenciada tanto para quem não come carne como para quem come. Para isso, a proposta é fazer uma berinjela bem temperadinha enrolada em papel-alumínio.

9. Salmão ao molho de ervas finas

Continua após o anúncio

Se você quer fazer uma refeição bem especial, o salmão é um ótimo ingrediente para compor a mesa. Aqui, o peixe é grelhado em uma frigideira e coberto por um molho feito com creme de leite, azeite, ervas, raspas e suco de limão siciliano, sal, pimenta tabasco e, opcionalmente, vinho branco.

10. Sobrecoxa assada com ervas finas

Para deixar a sobrecoxa assada mais saborosa, a proposta desta receita é temperá-la com suco e raspas de limão, orégano, tomilho, pimenta-do-reino, azeite e sal. A lista de ingredientes é curta, mas o resultado fica extremamente saboroso, pode apostar!

11. Filé com crosta de ervas

Fazer uma carne gostosa não precisa ser uma tarefa difícil e esta receita está aqui para provar isso. A carne é temperada apenas com sal e pimenta-do-reino e é selada em uma frigideira com manteiga. Na sequência, ela é coberta por mostarda e um mix de alecrim, hortelã e salsinha bem picadinhas com farinha de rosca. Depois, é só levar para assar!

12. Maminha com ervas

Extremamente suculenta, esta é uma receita em que são feitos cortes na maminha, preenchidos com pedaços de alho. Além disso, a carne fica marinando por 20 minutos em uma combinação de alecrim, tomilho e manjerona, sal e pimenta-preta refogados em manteiga. Para fechar com chave de ouro, a carne é cozida em cerveja.

13. Filé de costela com ervas finas

Tem gente que gosta de temperar a carne que vai para a churrasqueira apenas com sal grosso. Se você não faz parte deste time e prefere um resultado mais aromático, confira todas as dicas desta receita.

14. Picanha com ervas finas

Nesta opção, a picanha é temperada com cheiro-verde, alecrim, orégano, pimenta-do-reino, azeite e sal. São ingredientes simples, mas que já te ajudam a sair do básico e dão um toque extra de sabor para a carne.

15. Bisteca com ervas finas

Para encerrar a lista, uma receita de bisteca bovina feita na churrasqueira. Aqui, o tempero fica por conta de ervas finas desidratadas, azeite e sal. Você usa apenas quatro ingredientes, mas já garante um resultado de sucesso. Vale a pena experimentar!

Viu só quantas receitas gostosas você pode preparar utilizando as ervas finas? Agora, se você é do tipo que adora uma refeição bem aromatizada, aprenda também como fazer o bouquet garni, uma combinação de ervas usada para temperar os mais variados pratos.

PARA VOCÊ