15 receitas de sal de ervas para diminuir o consumo de sódio

Por                                
Em 13.03.20

Quer reduzir o consumo de sódio e levar uma vida mais leve e saudável? Então, que tal começar por um ingrediente presente em qualquer prato salgado? Com a receita ideal de sal de ervas, você consegue preparar refeições mais balanceadas sem perder o sabor gostoso de determinados temperos. Mas lembre-se: sempre consulte um médico e nutricionista!

Publicidade

1. Sal de ervas simples

Ideal para quem é hipertenso ou apenas quer diminuir o sal na alimentação, esse sal de ervas é muito facinho de fazer e pode ser usado na sua alimentação do dia a dia. Aqui, uma nutricionista ainda te dá algumas dicas bem legais sobre o preparo e uso desse tipo de sal.

2. Sal de ervas com raspas de limão

Além das raspas de limão, essa receita também leva um temperinho muito famoso e usado no preparo dos mais diversos pratos: o orégano – que é rico em vitaminas, minerais, cálcio e magnésio. Na hora de armazenar, lembre-se de colocar em um pote com uma tampa bem vedado.

Publicidade

3. Sal de ervas com estragão

Um ótimo ingrediente aromatizante, o estragão também é antioxidante, digestivo e contém uma boa porcentagem de vitaminas. Ou seja, perfeito para incluir na sua dieta. E nessa receita, você também pode utilizar um pouquinho de orégano e alecrim. Fica uma delícia!

4. Sal de ervas com flor de sal

Você já deve ter ouvido falar de flor de sal, mas você sabe o que é? Mais gourmet, ele é um sal marinho composto por delicados cristais formados na superfície da água e recolhidos de forma artesanal, que secam ao sol. É importante lembrar que ele não deve ir ao fogo, ok? Use apenas para ressaltar o sabor dos pratos.

Publicidade

5. Sal de ervas com semente de coentro

Feito com um mix bem gostoso de ervas, – com destaque para o coentro – essa receita é muito simples e fica pronta em questão de minutos. Basta colocar todos os ingredientes em um liquidificador e bater bem, até ficarem moídos e fininhos.

6. Sal de ervas com chimichurri

Tempero muito tradicional e famoso dos hermanos argentinos, o chimichurri é muito usado em churrascos e preparos de carnes no geral. Mas aqui, ele entra em cena e ajuda a compor um sal de ervas muito refinado e gostoso. Prepare aí na sua casa e aproveite!

7. Sal de ervas com noz moscada

Mega refinada, a noz-moscada sempre dá um saborzinho mais interessante para as receitas, certo? E quem gosta dessa delícia vai se apaixonar por essa opção. A dica é ralar na hora, nada de comprar a versão moída! Acredite, isso faz toda a diferença no resultado final.

8. Sal de ervas com alecrim e manjerona

Planta medicinal muito utilizada no tratamento de problemas digestivos, a manjerona tem ações anti-inflamatória e digestiva. E nessa receita, ela é uma das ervas que compõem um sal mais balanceado e perfeito para quem precisa diminuir a quantidade de sódio.

9. Sal de ervas com tomilho

iStock

O tomilho traz uma série de benefícios para a saúde, entre elas: relaxantes, sedativas, vermicida e antibacteriana. Só coisa boa, né? E além desse ingrediente, essa receita também leva manjericão, orégano, alecrim e cebola desidratada.

10. Sal de ervas com salsinha desidratada

Publicidade

Muito presente nos pratos do a dia a dia, a salsinha normalmente é usada em sua forma fresca, recém colhida. Mas aqui, ela entra em cena na versão desidratada, o que garante uma maior durabilidade ao seu sal de ervas. Para deixar tudo ainda mais saudável, você deve usar o sal marinho ou light.

11. Sal de ervas com sal marinho

Para quem segue uma dieta anti-inflamatória, a dica é incluir essa receita nos pratos e saladas. Fácil de preparar, ela é bem curinga e pode ser armazenada por um longo período de tempo – desde que esteja em um pote bem vedado!

12. Sal de ervas com sal grosso

Quer ter um sal de ervas bem natural e fresquinho aí na sua casa? Então, separe os seguintes ingredientes: salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, azeite e sal grosso. Com tudo isso em mãos, você só precisa bater no liquidificador ou em um triturador de alimentos e está pronto!

13. Sal de ervas com alho e cebola em flocos

Crocantes e muito saborosos, o alho e a cebola em flocos sempre dão um saborzinho especial em qualquer receita que são utilizados. E se você quer acrescentar essas delícias aos seus alimentos, então invista nessa opção maravilhosa de sal de ervas!

14. Sal de ervas com sementes de gergelim

Cheias de benefícios para a saúde, as sementes de gergelim são excelentes fontes de magnésio, cálcio, zinco e fósforo, além de serem antioxidantes naturais. E para incluir todas essas propriedades à sua alimentação, você precisa preparar essa receita e ter sempre na sua casa!

Publicidade

15. Sal de ervas com mostarda em grãos

E para finalizar, uma receita simples de preparar, mas muito potente em benefícios e propriedades naturais. Você só vai precisar de salsinha, manjericão, alecrim, orégano, mostarda em grão e, claro, sal grosso. Vale a pena testar!

Uma alimentação balanceada só traz benefícios para a sua saúde. E que tal experimentar algumas receitas da dieta mediterrânea ou da dieta cetogênica?