17 receitas da dieta mediterrânea para uma alimentação mais saudável

Baseada no consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, a dieta mediterrânea evita o consumo de produtos industrializados e comidas congeladas. Com pratos diferentes e incrivelmente deliciosos, essa dieta promete deixar todo mundo satisfeito e feliz! Dá só uma olhadinha nas opções a seguir:

Publicidade

Entradas e lanches

1. Bruschetta de figo com ricota e mel: extremamente simples de se fazer, essa bruschetta de figo com ricota e mel é uma ótima opção de entrada. Mais refinada, ela tem aquele toque agridoce muito gostoso e intenso. O segredo para uma boa apresentação é cortar o figo em fatias médias e bem uniformes.

2. Antepasto de berinjela: receita típica italiana, o antepasto é aquela aposta certeira para servir com petiscos, saladas, como entrada de um jantar especial ou apenas para saborear junto com um pãozinho. Totalmente vegana, essa versão de berinjela é bem prática de preparar e vai agradar todo mundo.

3. Sanduíche mediterrâneo: perfeito para levar em um piquenique ou saborear em um dia mais quente, esse sanduíche mediterrâneo é leve, refrescante e incrivelmente delicioso. Confira os ingredientes e corra para a cozinha preparar o seu.

Publicidade

4. Terrine de queijo, tomate e abobrinha: colorida, fácil de fazer e muito diferente, essa receita de terrine é ótima para servir como entrada naquele almoço com os amigos. A dica para deixar tudo ainda mais gostoso e bonito é caprichar na hora da montagem: vale acrescentar mais folhinhas de manjericão e tomilho.

5. Sopa mediterrânea de tomate e pimentões assados: com essa receita, você consegue preparar uma sopa que é, ao mesmo tempo, muito fresquinha e quentinha. E isso se deve aos ingredientes leves e com aquele toque mediterrâneo que são usados – destaque para o pimentão vermelho e o manjericão.

Saladas e acompanhamentos

iStock

6. Salada mediterrânea com rúcula: extremamente benéfica para a saúde, a rúcula é aquela folhinha que precisa estar inclusa em qualquer dieta. Ela é rica em ácido fólico, antioxidantes, vitaminas, ferro, cálcio e potássio. E aqui é a estrela principal de uma deliciosa salada mediterrânea.

Publicidade

7. Abobrinha refogada mediterrânea: ótima para quem prefere uma salada refogada, essa opção é bem prática e rápida de fazer. Basta refogar a cebola com o alho no azeite e acrescentar a abobrinha e os tomates. Para acompanhar, um mix de folhinhas temperadas e bem macias. Está prontinho!

8. Salada mediterrânea com quinoa: além de ser muito gostosa, a quinoa também é supersaudável, pois não possui glúten, é rica em proteínas e um dos poucos vegetais que contém todos os nove aminoácidos essenciais. E aqui, ela entra em cena e ajuda a compor uma salada mediterrânea bem saborosa e diferente.

9. Salada grega: e claro que não poderia faltar a famosa salada grega nesta lista. Simplesmente espetacular, ela é bem leve e fácil de fazer. Basta ter em mãos tomate, pepino, pimentão, cebola roxa, azeitona preta e queijo feta. Não tem como dar errado, não é mesmo?

10. Babaganoush de berinjela: com aquele saborzinho gostoso de comida árabe, o babaganoush leva poucos ingredientes e é uma ótima opção para você acrescentar no seu cardápio e comer acompanhado de pães, torradas e saladas. Para dar aquele gostinho bom de defumado, a dica é assar a berinjela diretamente no fogo.

11. Cuscuz marroquino: mais uma receita obrigatória de salada mediterrânea, esse cuscuz marroquino promete surpreender todo mundo que experimentar. Bem leve e saboroso, ele pode ser servido no almoço ou na janta. Ficou com vontade de provar? Então, confira o modo de preparo certinho e corra para a cozinha!

Pratos principais

12. Espaguete de abobrinha e cenoura: esqueça aqueles espaguetes comprados e industriais. Aqui, você aprende a fazer uma versão bem mais saudável e diferente, que leva apenas quatro ingredientes: abobrinha, cenoura, ervilhas e alho. O resultado final é de deixar todo mundo com água na boca.

13. Mjadra ou arroz com lentilhas: se você está procurando uma refeição completa, então deve apostar nesse mjadra com lentilhas. Colorido, saboroso e muito saudável, ele é ótimo para quem quer preparar apenas um prato e não tem muito trabalho na cozinha.

14. Penne mediterrâneo com abobrinha e berinjela: ficou encarregado de preparar o prato principal do almoço com a família? Que tal deixar todo mundo feliz e surpreso com essa receita refrescante e incrivelmente deliciosa de penne mediterrâneo com abobrinha e berinjela? O passo a passo é bem simples e você vai tirar de letra.

15. Peixe com legumes na panela: por ser uma carne mais magra, o peixe é sempre procurado em dietas que visam reduzir o consumo de alimentos gordurosos. E quem gosta dessa delícia não pode deixar de experimentar essa receita marroquina saborosa, leve e muito saudável de peixe com legumes na panela.

Publicidade

16. Peixe ao forno mediterrâneo: outra receita com aquele gostinho delicioso de mar, essa opção é feita com garoupa, robalo ou pargo. Uma dica muito importante é certificar-se que o seu peixe é de boa qualidade e fresco. Isso faz toda a diferença no resultado final do prato!

17. Peixe mediterrâneo com limão siciliano: uma explosão de sabores, esse peixe mediterrâneo com limão siciliano é ideal para servir naquele jantar especial com quem você ama! Um ponto bem interessante é que ele pode ser preparado antecipadamente e, na hora de comer, levado ao forno.

Com essas receitas fica fácil se alimentar bem e de forma gostosa, não é mesmo? E para outras dietas bem diferentes, confira essas receitas de shake para emagrecer, pizza fit e dieta cetogênica.