11 receitas de escondidinho de bacalhau que vão conquistar seu paladar

Escrito por                          

O bacalhau é um peixe de sabor inconfundível e que também conta com propriedades benéficas à saúde. Ele é utilizado de diversas formas na culinária de todo o mundo, sempre surpreendendo pela textura marcante.

Um dos pratos que pode ser feito com bacalhau é o escondidinho, um preparo que consiste em combinar o peixe com algum purê, levando a mistura ao forno para dourar. É uma opção prática, que funciona bem para ocasiões especiais, e muito gostosa!

Confira uma seleção de receitas de escondidinho de bacalhau que você precisa conhecer:

1. Escondidinho de bacalhau simples

Foto: Reprodução / PITADINHA

Essa receita de escondidinho de bacalhau é prática e vai te conquistar pelo sabor delicioso. Aqui, o peixe é cortado em lascas e refogado com azeite, cebola, alho, pimenta-do-reino, coentro picado e leite de coco. O purê dessa versão é feito com batata, alho e requeijão. Depois, são combinados na assadeira o bacalhau refogado e o purê. Deve-se acrescentar queijo parmesão por cima e levar a combinação ao forno. Um preparo rápido e que precisa entrar para seu cardápio culinário!

2. Escondidinho de bacalhau com cream cheese

Foto: Reprodução / TERETETÊ NA COZINHA

Aqui, o escondidinho de bacalhau conta com um ingrediente que dá um sabor especial ao prato, o cream cheese. O recheio do escondidinho é feito com o peixe, alho-poró, louro, mussarela ralada, sal, cream cheese e pimenta-do-reino. O purê é feito com batata, leite, manteiga e queijo parmesão ralado. A finalização do preparo é feita no forno e a sugestão é servir bem quentinho.

3. Escondidinho de bacalhau com purê de aipim

Foto: Reprodução / AROMAS E SABORES

Essa receita de escondidinho de bacalhau conta com vários ingredientes deliciosos, resultando em uma explosão de sabores. Aqui, o purê é feito com aipim, leite, manteiga, noz moscada, sal, parmesão e gema de ovo. O peixe é refogado no azeite com cebola, pimentão, alho, tomate pelado, azeitona preta, requeijão, sal, pimenta-do-reino e salsinha fresca. Em um refratário são adicionados o recheio e o purê, levando a combinação com queijo parmesão ao forno para dourar.

4. Escondidinho de bacalhau com alcaparras

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

Esse escondidinho de bacalhau é feito com alcaparras, que deixam o prato ainda mais gostoso já que harmonizam bem com o peixe. Para compor essa versão, são utilizados ingredientes como o bacalhau desfiado, alcaparras, tomate, mandioquinha, requeijão, manteiga, leite e queijo parmesão ralado. O tempero fica por conta do azeite, do alho, do sal e da pimenta-do-reino. É uma opção gostosa e que vai te deixar com água na boca!

5. Escondidinho de bacalhau com pimentão e batata baroa

Foto: Reprodução / AROMAS E SABORES

O bacalhau dessa versão de escondidinho é preparado com azeite, pimentões vermelho e amarelo, cebola, alho, extrato de tomate e requeijão. O peixe é temperado com salsinha e pimenta-do-reino, que dão um sabor marcante ao recheio. O purê leva batata baroa, também conhecida como mandioquinha, leite, creme de leite, sal, manteiga, noz moscada e queijo parmesão. O prato fica com uma textura cremosa incrível e a finalização é feita no forno com mais queijo por cima!

6. Escondidinho de bacalhau e batata doce

Foto: Reprodução / NA MINHA PANELA

Essa receita combina o sabor inconfundível do bacalhau com o da batata doce. O resultado é um prato bem equilibrado e que surpreende pelo gostinho delicioso. Os ingredientes utilizados são azeite, cebola, bacalhau, creme de leite, batata doce e requeijão. O tempero é feito com pimenta moída na hora, sal e noz moscada. Um fator diferencial dessa opção de escondidinho é o uso da combinação da farinha de rosca com o queijo parmesão ralado para cobrir o preparo.

7. Escondidinho de bacalhau com purê de moranga

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

O escondidinho de bacalhau dessa receita conta com um purê gostoso feito de moranga. Para compor o prato, deve-se refogar o peixe com azeite, cebola, alho, tempero, salsinha e cebolinha. O purê é feito cortando a moranga em cubos, cozinhando-a com caldo de legumes, misturando, então, com manteiga, cebola, requeijão e sal. Uma opção prática e perfeita para quem quer inovar no preparo desse prato delicioso!

8. Escondidinho de bacalhau com azeitona e purê de macaxeira

Foto: Reprodução / AQUI NA COZINHA

O purê delicioso dessa versão de escondidinho de bacalhau é feito com macaxeira, manteiga, leite de coco, mussarela, leite e sal. O peixe é dessalgado e refogado com azeite, coentro, cebola, alho e azeitona. O recheio é colocado na travessa e coberto pelo purê, finalizando a montagem com queijo. É uma versão deliciosa e que vai deixar seus convidados com água na boca por causa do sabor agradável!

9. Escondidinho de bacalhau com mandioquinha

Aqui, o escondidinho de bacalhau é preparado com mandioquinha e azeitona, ingredientes que harmonizam bem com o peixe. Os ingredientes usados para compor o prato são cebola, bacalhau, creme de leite, manteiga, tomate, azeitona, mandioquinha, azeite e parmesão. O tempero leva sal, pimenta-do-reino, noz moscada e salsinha. É uma opção que conta com sabor e textura marcantes, deixando um gostinho de quero mais!

10. Escondidinho de bacalhau light

Foto: Reprodução / JANTINHA DE HOJE

Essa é uma receita mais leve de escondidinho de bacalhau. O preparo é feito com leite em pó desnatado, farelo de aveia, gemas de ovo, requeijão zero, claras em neve, cottage e bacalhau. O tempero leva sal, cebola picada e cebolinha. A massa é combinada com o peixe refogado e a mistura é levada ao forno. É uma versão gostosa e que você poderá comer sem preocupações!

11. Escondidinho de bacalhau com purê de mandioca

Foto: Reprodução / COZINHA A DOIS

O escondidinho de bacalhau dessa receita é feito com um purê delicioso de mandioca. O peixe é refogado no azeite com cebola, pimentão vermelho, salsinha, pimenta e sal. O preparo do purê consiste em cozinhar a mandioca e amassá-la combinando com creme de leite, sal e pimenta. A montagem é feita colocando o purê por cima e o bacalhau refogado por baixo. Essa é uma opção gostosa e que vai te surpreender pela textura marcante!

O escondidinho de bacalhau é um prato prático e versátil. Os ingredientes que podem compor o recheio e os purês são inúmeros, sempre contando com sabor e textura deliciosos. Experimente!

PARA VOCÊ