40 receitas de paçoca incríveis com gostinho de Festa Junina

Docinho super tradicional brasileiro e de origem indígena, a paçoca é feita à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, e se tornou um dos alimentos mais típicos em datas especiais como Festas Juninas e Semana Santa.

Publicidade

Apesar disso, é possível preparar diversas receitas com paçoca, tanto doces quanto salgadas, a qualquer hora do dia e para qualquer ocasião, desde festas de aniversário, até para somente comer em casa sozinha ou com a família.

O doce é super saboroso, muito fácil de preparar em casa, e com certeza vai garantir muito mais sabor à sua mesa. Confira abaixo!

Paçocas caseiras

1. Paçoca tradicional: essa aqui é uma receita tradicional de paçoca, feita com amendoim torrado (sem pele e sem sal), farinha de mandioca torrada, açúcar refinado e sal. Dica: polvilhe paçoca por cima do pavê ou monte camadas de frutas e creme de leite com essa farofinha deliciosa.

2. Paçoca versão 2.0: essa é uma nova versão da paçoca, pois não leva farinha de mandioca no preparo e é um pouco mais úmida, assim como aquelas em formato de rolha industrializadas.

Publicidade

3. Paçoca de colher: a paçoca de colher pode ser feita de duas maneiras: com amendoim torrado e moído, cozido com leite condensado, gema e leite, ou usando a própria paçoca em rolha ou quadradinha apenas com leite condensado, como se fosse um brigadeiro mole.

4. Paçoca no potinho: para quem gosta de doces cremosos e aerados essa receita é perfeita, pois ela transforma a tradicional paçoquinha em rolha em uma versão creme, para colocar no potinho e comer de colher.

5. Paçoca com leite condensado: essa é uma paçoca super simples e fácil de preparar, que leva leite condensado, amendoim e bolacha maisena entre seus ingredientes. Corte em quadradinhos ou da forma que preferir e sirva!

Publicidade

6. Paçoca de amendoim: essa receita é ideal para quem ama paçoca mas acha a versão industrializada doce demais. Aqui, foi adicionado leite em pó, que garante uma textura perfeita e ajuda a deixar doce na medida certa.

7. Farofa de paçoca diet: essa receita demora apenas 20 minutos para preparar e resulta em uma farofinha de amendoim diet, feita com amendoim torrado, leite em pó, leite desnatado e adoçante culinário.

8. Paçoca de whey protein: especial para as fãs de paçoca que estão em uma dieta regradinha, essa receita é preparada com whey protein, amendoim torrado e descascado, e óleo de coco. Para incrementar, acrescente um pouco de canela em pó.

9. Paçoca de Oreo com doce de leite: já imaginou preparar uma paçoca com bolacha Oreo, doce de leite e castanha-do-Pará? Fica super gostosa, um pouco mais úmida e menos “esfarelenta” que a paçoca original.

10. Paçoca cremosa: a versão cremosa da Paçoquita, com sabor bem fiel ao doce original porém um pouco mais doce, é ideal para rechear ou preparar diversas sobremesas, como sorvetes, milk shakes, bolinhos, mousses e panquecas.

Sobremesas com paçoca

11. Brownie de paçoca: o brownie simples e tradicional já é uma delícia, porém com aquele sabor incrível da paçoca ele pode ficar ainda melhor. Dica: quando formar uma casquinha por cima, retire do forno e logo depois deixe 15 minutos no freezer. Esse choque térmico fará com que ele fique macio por dentro e crocante por fora.

12. Brigadeiro de paçoca: esse é um brigadeiro de paçoca delicioso e doce na medida certa, feito com chocolate amargo, leite condensado e paçoquinhas trituradas.

13. Picolé e sorvete de paçoca: este sorvete de paçoca é delicioso, fica bem cremoso e não leva leite na composição. A receita é bem fácil de fazer e ele pode ser servido de duas formas: como picolé e como sorvete de massa.

14. Pavê de paçoca vegano: o pavê é uma das melhores sobremesas para degustar com a família, pois é fácil de fazer e rende bastante. Essa receita de pavê de paçoca vegano é deliciosa e também saudável, pois é preparada com leite de amendoim, açúcar demerara, leite vegetal, essência de baunilha, bolachas tipo maisena e paçoca esfarelada.

Publicidade

15. Barrinhas de paçoca e chocolate: essas barrinhas são ótimas opções para o lanche da tarde. Apesar do sabor da paçoca não ser o maior destaque, ela está ali e dá um gostinho especial a esse delicioso recheio cremoso. A receita rende até 12 unidades.

16. Brigadeiro de paçoca com creme de avelã: é praticamente impossível resistir à combinação leite condensado + amendoim + chocolate, certo? Essa receita ensina a preparar um prático brigadeiro de paçoca com creme de avelã e é ótima pedida para aniversários e ocasiões especiais.

17. Pavê de brigadeiro com paçoca: esse pavê de brigadeiro com paçoca é outra sobremesa super gostosa que com certeza vai agradar toda a sua família. É fácil de fazer, rende até quatro porções e fica super cremoso.

18. Brigadeiro de paçoca com farofa de pipoca: essa é mais uma receita de brigadeiro de paçoca, porém aqui ela chega ainda mais incrementada, com farofa de pipoca, além de ser vegana e saudável. É uma combinação de ingredientes perfeita que resulta em um delicioso gostinho de Festa Junina.

19. Bolo de paçoca e doce de leite: essa receita é ideal para quem não dispensa um bom bolinho em casa e é apaixonada por coberturas feitas com paçoca e doce de leite. Ela rende até 12 porções.

20. Torta de paçoca: essa torta de paçoca pode ser consumida a qualquer hora do dia, desde o café da manhã, até o lancinho da tarde ou da madrugada. Sua base é feita com pão de ló, ovos, açúcar, farinha e fermento; seu recheio com leite condensado, leite, amido de milho, uma gema e paçocas; e a cobertura com creme de leite fresco, leite condensado e mais paçocas.

21. Brigadeiro gourmet de paçoca: para não deixar de lado a moda das sobremesas gourmet, aqui vai uma deliciosa receita de brigadeiro gourmet de paçoca, que rende de 40 a 50 unidades pequenas. Para enrolar, utilize farinha de amendoim (amendoim torrado e moído) ou paçocas de rolha esfareladas.

22. Bolo de chocolate com creme de paçoca: versão brasileira do americano Chocolat Peanut Butter Cake, este bolo recebe recheio de creme de paçoca e cobertura de ganache de chocolate meio amargo.

23. Canjica com paçoca: ótima receita de sobremesa para esquentar nos dias mais frios, essa ensina a preparar uma saborosa canjica com paçoca. Dica: para quem não quiser uma canjica muito doce, pode diminuir na metade o leite condensado e ir acertando depois de colocada a paçoca.

Publicidade

24. Torta de chocolate, café e paçoca: essa deliciosa torta leva chocolate amargo e café e é coberta por paçoca caseira. É uma mistura perfeita de cremosidade, doçura e amargor.

25. Pudim de paçoca de castanha de caju: sobremesa tão brasileira que ficou ainda mais gostosa com a adição de castanha de caju e da calda feita com cachaça de jambú, erva amazônica que dá a sensação de “pinicar” os lábios. A receita rende 10 porções.

26. Cone de brigadeiro de paçoca e chocolate: essa é outra incrível receita que leva brigadeiro de paçoca, porém desta vez ele chega no recheio de um delicioso cone. Dica: se preferir, recheie o brigadeiro com o leite condensado direto da lata, sem levar ao congelador.

27. Bombom de paçoca vegano: nada melhor do que matar aquela vontade de doce com um delicioso bombom, não é mesmo? Esse aqui ainda pode ser consumido sem culpa, já que é feito com ingredientes veganos e mais saudáveis, como margarina vegetal, chocolate vegano e paçoca.

28. Torta de brigadeiro de paçoca: paçoca e brigadeiro: quer uma combinação mais saborosa e brasileira do que essa? É uma torta feita em menos de 20 minutos que você com certeza vai se apaixonar!

29. Colomba Pascal com gotas de chocolate e paçoca: essa é uma deliciosa colomba que mistura chocolate e paçoca e fica com um sabor bem parecido com o de panetones, mesmo não indo nada de essência ou frutas cristalizadas na receita. Experimente!

30. Cookies de paçoca: os cookies são bolachinhas super versáteis que podem ser preparados com inúmeros ingredientes. Aqui, a receita que rende cerca de 55 unidades foi feita com chocolate Hershey’s sabor paçoca e essência de baunilha.

31. Bolo paçoca de micro-ondas: esse é um bolo feito em apenas cinco minutos no micro-ondas perfeito para acompanhar um bom cafezinho, pois conta com uma incrível cobertura de pasta de amendoim com duas paçoquinhas sem açúcar esfareladas por cima. Além de saboroso, ele é também sem glúten e sem lactose.

32. Cheesecake com massa de paçoca: cheesecake é bom de qualquer jeito e com massa feita com paçoca fica ainda mais irresistível. É uma receita curinga que vale ter no caderninho.

33. Cupcake de manteiga de amendoim e paçoca: se você gosta de amendoim, não pode deixar de conhecer essa receita de cupcakes, já que o mesmo vai na massa, no recheio e duas vezes na cobertura. Entre os ingredientes, estão também chocolate e paçoca esmigalhada.

34. Brigadeiro vegano de paçoca: aqui você aprende a preparar um incrível brigadeiro vegano, que pode ser consumido tanto de colher, como também enroladinho. A receita leva leite condensado de soja, quatro unidades de paçoquitas e margarina vegetal.

Pratos salgados com paçoca

35. Paçoca de carne seca moderninha: para quem gosta de receitas com carne seca, essa aqui combinada com paçoca fica super saborosa, crocante e aromática, feita com ingredientes como folha de louro, alecrim, cebola, alho, farinha de mandioca, entre outros. Sirva com qualquer preparo como uma farofa. Também vai bem como tempero para saladas.

36. Paçoca de carne: prato muito comum nas grandes fazendas, a paçoca de carne pode ser feita com carne seca, carne de sol, ou com o lagarto, que foi a escolhida para esta receita, que leva também farinha de milho com biju, limão, laranja, sal, alho e cebola.

Bebidas com paçoca

37. Milkshake de paçoca: nada melhor do que um bom milkshake para refrescar e fugir da dieta com estilo, né? Esse é feito com sorvete de creme, leite, paçoca ou manteiga de amendoim e calda de chocolate.

38. Vitamina de paçoca: fácil e rápida de preparar, essa vitamina de paçoca é muito gostosa, cremosa, e fica ainda melhor quando servida bem geladinha. Além disso, se colocada no freezer, ela pode se tornar um delicioso sorvete.

39. Café com paçoca e doce de leite: especial para as amantes de café, essa deliciosa bebida é preparada com uma dose de expresso, paçoca e doce de leite. É uma mistura de dar água na boca!

40. Café cremoso: outra receita de bebida com café super saborosa e cremosa, esta receita fica uma delícia. Faça e comprove.

Agora você já pode escolher a opção de receita que mais te agrada e correr para a cozinha, afinal quem disse que precisamos esperar a temporada de Festas Juninas para se deliciar com uma boa paçoquinha?