10 receitas de tutu de feijão incríveis para evitar desperdícios

Por
Atualizado em 29.11.21

O tutu de feijão é um prato que consiste no grão amassado, engrossado com farinha de milho ou de mandioca e bem temperado com ingredientes como a cebola, alho, pimenta e cebolinha. Para incrementar mais ainda o sabor, algumas versões também ganham o acréscimo de bacon e calabresa, e até mesmo legumes, como o pimentão.

Publicidade

É um alimento muito comum em Minas Gerais, mas faz sucesso em diversos cantos do Brasil. Com ele, é possível reaproveitar as sobras de feijão da sua última refeição, assim, evitando o desperdício de comida. Mas é claro, você também pode fazer um tutu com um feijão fresquinho.

1. Tutu de feijão super fácil

A farinha usada para engrossar o feijão nessa receita é a de mandioca. Para o tempero você vai precisar de cebola, alho, cebolinha, pimenta e louro. Para incrementar mais ainda o sabor, o prato pede bacon e calabresa.

2. Tutu de feijão fácil e rápido

Publicidade

Receiteria


Nessa receita, o feijão é batido com seu caldo no liquidificador. Depois vai ao fogo com bacon e calabresa já fritos, e também farinha de mandioca e cebolinha. Para dar um toque final ao prato basta acrescentar um ovo cozido.

3. Tutu de feijão à mineira

Essa é uma receita de tutu simples, feito com feijão, farinha de mandioca, cebola, cebolinha e alho. Porém, a dica é servir o prato acompanhado de arroz, ovo cozido, arroz e bacon ou linguiça.

Publicidade

4. Tutu de feijão carioca

Essa é uma receita com um preparo bem prático. Você só precisa temperar bem o feijão, bater no liquidificador e depois levar ao fogo com bacon e farinha de milho em flocos para engrossar. Na hora de servir, a dica é acrescentar cebolinha picada.

5. Tutu de feijão

Essa é uma receita que além de bacon e calabresa, você também vai precisar de carne seca para incrementar o sabor do seu feijão. O resultado é um sabor bem marcante e super delicioso. Não se esqueça de dessalgar a carne antes do preparo.

6. Tutu de feijão com biju

Essa é uma versão de tutu incrementado, mas que não leva nenhum tipo de carne, nem ovo, mas sim pimentão verde. Por isso, é uma ótima opção para os vegetarianos ou veganos.

7. Tutu de feijão com farinha de mandioca

Para fazer essa receita, você vai precisar apenas de feijão, óleo, farinha de mandioca,cebola, salsinha, alho e sal. É um tutu de feijão bem simples, mas nem por isso deixa de ser saboroso. Além disso, o preparo é bem rapidinho.

Publicidade

8. Tutu de feijão com a carne na lata

Além de carne de lata, essa receita também é incrementada com torresmo. Esse último ingrediente é usado para cobrir o prato. Se você se importa com o sabor e não liga de comer um prato mais pesado, não deixe de experimentar essa opção.

9. Tutu de feijão preto

O feijão preto também pode render um tutu mais saboroso. Para quem prefere essa versão do grão, ou quer apenas inovar no gosto do prato, vale a pena testar essa receita em casa.

10. Bolinho de tutu de feijão

E que tal preparar um delicioso bolinho com as sobras do tutu de feijão? Essa é uma maneira criativa e saborosa de não desperdiçar comida. Além disso, esse petisco cai muito bem em diversos momentos, como para beliscar no fim da tarde, por exemplo.

O tutu é um alimento muito simples, mas que pode resultar uma refeição muito saborosa. Os ingredientes usados para a versão básica são poucos, mas se você quiser, também é possível acrescentar outros itens para um prato cheio de sabor.