Como fazer carne de sol para sentir o gostinho da culinária nordestina

Escrito por    
Em 05.08.20

A carne de sol é típica do Nordeste brasileiro e esse método de desidratar ajuda a conservar o alimento. Geralmente, o preparo é feito com carne bovina e os cortes podem variar. A seguir, confira o passo a passo de como fazer uma carne de sol de respeito:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como fazer carne de sol

iStock

Ingredientes

  • 2 kg e 1/2 de coxão mole cortado em manta
  • Sal grosso

Como fazer

  1. Limpe a carne e tire as gorduras;
  2. Faça cortes transversais em toda a superfície da carne, tomando cuidado para não atravessar;
  3. Repita o processo do outro lado;
  4. Seque bem a carne com ajuda de um pano limpo;
  5. Coloque as mantas em uma assadeira e vá colocando sal grosso por cima delas;
  6. Disponha o sal também nos cortes;
  7. Vire para salgar o outro lado;
  8. Cubra a forma com um plástico e leve para a geladeira;
  9. Deixe o preparo descansar por pelo menos 24 horas;
  10. A carne ficará com uma coloração marrom e desidratará;
  11. Dispense a água fora e lave bem a carne para tirar o sal;
  12. Utilize como quiser.

Viu como é possível fazer carne de sol de maneira prática? Seguindo os passos, você conquistará uma carne bem saborosa e que poderá ser preparada de várias formas. Abaixo, confira outras alternativas para realizar o procedimento.

Outras formas de fazer carne de sol

Apesar de ser um processo tradicional, pode-se variar no modo de desidratação da carne. Acrescentar temperos, pendurar a peça ou até utilizar outras carnes, como a suína, são exemplos disso. Outro diferencial pode ser utilizar leite, que deixa os cortes mais macios. Acompanhe:

Carne de sol com sal e pimenta

Essa receita mostra o passo a passo de como secar uma alcatra. O preparo leva sal refinado e tem como diferencial o uso da pimenta-do-reino. A carne pode ser disposta para desidratar no varal ou, então, permanecer pela mesma quantidade de tempo na geladeira.

Carne de sol serenada

Aqui, o corte escolhido é o lagarto, e a peça deve ser desidratada sem tirar a gordura. Depois de cortar, você vai passar o sal na carne e levar para descansar na geladeira por 5 horas. A finalização é feita pendurando a carne por uma noite no sereno.

Carne de sol com sal e leite em pó

Continua após o anúncio

O leite em pó é o ingrediente diferencial dessa carne de sol, que tem inspiração na culinária nordestina. Ele ajuda a quebrar as fibras das peças escolhidas e dá um gostinho todo especial ao preparo. Os cortes utilizados na receita são maminha e picanha.

Carne de sol de porco

Nessa receita, o corte suíno escolhido é o lombo, mas é possível realizar o procedimento com outras carnes. A carne é cortada para o sal penetrar bem e é preciso deixá-la descansar antes de pendurar. Se o descanso ocorrer na geladeira, dura 12 horas e, se for fora dela, apenas 6.

A carne de sol é a garantia de pratos saborosos. Escolha um modo de fazer e leve todo o potencial desse preparo para a sua mesa. Aproveite e dê também uma olhada nas nossas receitas de carne de sol na nata e rosbife!

PARA VOCÊ