12 receitas de queijo sem lactose para experimentar agora mesmo

Por
Atualizado em 27.08.20

O queijo sem lactose é uma ótima alternativa para os alérgicos ou intolerantes a esta substância, assim como para os veganos que não comem ingredientes de origem animal. Entretanto, mesmo que você não faça parte destes grupos, vale a pena conferir as receitas abaixo para inovar na cozinha e se surpreender com novos sabores.

Publicidade

1. Queijo sem lactose vegano de castanhas simples

Esta é uma receita que leva como principal ingrediente a castanha-de-caju. Além dela, você também vai precisar de água, suco de limão, azeite, sal, polvilho azedo e ágar-ágar. Para o preparo dar certo, é necessário deixar a oleaginosa de molho em água por 8 horas para que sua textura fique macia e seja mais fácil triturá-la.

2. Queijo sem lactose com leite animal

Este é um queijo que leva como base um leite de vaca zero lactose. É importante que ele seja integral, pois com o desnatado não é possível atingir a textura certa. Limão, sal e requeijão sem lactose também entram em cena nesta opção. Na hora de servir, a dica é adicionar azeite e orégano.

Publicidade

3. Queijo sem lactose com leite vegetal e Maizena

Para testar essa receita na sua cozinha, é possível utilizar qualquer leite de origem vegetal. Para deixar a textura do queijo firme, amido de milho entra em cena. Além disso, alecrim fresco também faz parte do preparo para que seu alimento fique aromatizado de uma maneira simples.

4. Queijo sem lactose vegano cremoso

Publicidade

Esta é uma receita extremamente rápida de ser preparada e que surpreende tanto pelo sabor quanto pela textura. Por ser cremoso, você pode usar este queijo para passar no pão do dia a dia, em molhos ou para incrementar qualquer outro prato que você preferir. Com tantas vantagens em um só lugar, vale a pena checar o modo de preparo no vídeo.

5. Queijo sem lactose vegano com castanha-de-caju

Além de ser sem lactose, este é um queijo probiótico com a textura parecida com a do cream cheese. Aqui, a lista de ingredientes é curta, assim como o passo a passo é simples. Contudo, a fermentação do queijo leva entre 2 a 3 dias. Além disso, o sabor é neutro e você pode usar temperos de sua preferência para deixar o resultado ainda melhor.

6. Queijo sem lactose vegano com castanha-do-pará

Esta é uma receita que conta com dois ingredientes usados como base para o queijo: castanha-do-pará e leite de coco. O modo de preparo é feito em parte no liquidificador e em parte no fogo. Já o tempo de descanso, leva cerca de 4 horas na geladeira.

7. Queijo vegano sem lactose de batatas

Já pensou em utilizar batatas para fazer um queijo? É isso que esta receita ensina. Para isso, é preciso começar fazendo um purê e, depois basta adicionar limão, sal, óleo de soja e polvilho azedo. Tem mais: ainda é possível acrescentar temperos de sua preferência.

8. Queijo sem lactose vegano tipo minas

Esta é uma receita em que o passo a passo inicia com um leite de amendoim. Acessível, esta sugestão conta com ingredientes que são encontrados facilmente e também são baratos. Para melhorar ainda mais, o modo de preparo não é complicado, só é preciso ter paciência, pois as etapas demandam horas de espera.

Publicidade

9. Queijo sem lactose vegano tipo mussarela

Quer um substituto para a tão tradicional mussarela? Então, esta receita é perfeita para você. Aqui, são usados purê de mandioca salsa, polvilhos doce e azedo, azeite, sal, limão, levedura de cerveja e açafrão em pó. A textura fica firme, mas ao mesmo tempo macia, enquanto o sabor é levemente azedo.

10. Queijo sem lactose vegano tipo ricota

Já ouviu falar do queijo de mandioca? Para encerrar a lista, esta versão que você aprenderá a preparar. Além da raiz, esta é uma receita que leva polvilhos doce e azedo, fermento biológico, açafrão, azeite, orégano, limão e sal. O modo de preparo pode soar descomplicado. Agora, o tempo de descanso na geladeira é de apenas 2 horas. Vale testar!

Agora que você já aprendeu diferentes maneiras de preparar um queijo sem lactose, que tal checar como fazer kefir? Este é um alimento versátil e ao mesmo tempo saudável que enriquece o preparo de várias receitas saborosas.