30 receitas de bolo sem lactose para comer quando quiser

Escrito por                          

O bolo sem lactose é uma sobremesa que pode ser feita de muitas formas e é uma alternativa para intolerantes ao leite. Há opções com caldas e coberturas, mas também versões mais básicas. Confira uma seleção de receitas que deixam qualquer um com água na boca:

Simples

iStock

1. Bolo fácil e fofinho: esse é um bolo de textura bem macia e muito gostoso. Para dar o ponto deve-se utilizar água ou suco de frutas. A farinha usada é a de trigo. É uma boa pedida para quem está iniciando na cozinha e busca preparos fáceis!

2. Bolo de chocolate: esse é aquele clássico que todo mundo ama. Essa é uma versão da sobremesa sem glúten, sem lactose e sem açúcar. A base é feita com chocolate 50%, ovos e coco ralado. Há ainda uma cobertura incrível e que vai te dar água na boca!

3. Bolo de fubá fofinho: outro bolo tradicional que tem uma opção sem lactose é o de fubá. A massa do bolo é preparada no liquidificador e leva ingredientes como o açúcar demerara, goma xantana e fubá fino. Para finalizar, você vai usar sementes de chia.

4. Bolo de laranja: um diferencial dessa receita é que ela leva arroz como base. O preparo também conta com o suco de laranja e ingredientes como coco ralado e amido de milho. É uma versão prática e que vai deixar seu lanche da tarde mais completo!

5. Bolo de banana: esse bolo traz a combinação incrível da banana com a canela. O farelo de aveia, o ovo, o açúcar demerara e o óleo de coco funcionam como base para a massa. A dica é polvilhar açúcar de confeiteiro para finalizar.

6. Bolo de maçã: o preparo dessa receita leva maçã verde e vai te encantar. A farinha utilizada é a de amêndoas e a uva passa branca também incrementa a sobremesa. Uma sugestão é decorar com canela em pau, que harmoniza bem com o prato!

7. Bolo de abóbora: a abóbora também pode ser utilizada para o preparo de bolos e essa receita é a prova disso. Além da farinha de trigo, a massa também conta com a farinha de fubá, que dá aquele gostinho característico para a sobremesa. O tempo de forno é de mais ou menos 45 minutos.

8. Bolo de milho: essa é uma excelente opção para acompanhar um café. O milho utilizado é o em conserva, mas acompanhado de água filtrada. Além disso, você vai usar milharina e leite sem lactose para compor o preparo. É um doce prático e muito saboroso!

9. Bolo de abacaxi: aqui, o bolo de abacaxi aparece em uma versão sem lactose e sem glúten. Para deixar o preparo mais nutritivo, você pode usar linhaça ou chia. Outro diferencial é a pimenta-síria, que agrega mais sabor para a sobremesa. A massa é preparada no liquidificador.

10. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate: esse bolo vai te fazer se sentir na casa da vovó. A farinha escolhida para a receita é a de painço e ela é acompanhada pelo polvilho doce e a aveia em flocos. Para a calda, você vai precisar de leite de coco, cacau 100%, açúcar demerara, óleo de coco e sal.

Especiais

iStock

11. Bolo de prestígio: essa receita traz um bolo com massa, recheio e cobertura. O creme de coco é feito com leite de coco, gema, amido de milho e açúcar. A essência de baunilha é adicionada depois de retirar do fogo. A massa deve ser preparada na batedeira e a finalização fica por conta da cobertura de chocolate e do coco ralado.

12. Bolo de Natal: essa é a versão ideal para quem quer surpreender os convidados do Natal com uma sobremesa irresistível. O preparo é bem aromático e conta com ingredientes como o gengibre, o suco de limão e o grão-de-bico. A dica é decorar com frutas secas e glacê de açúcar de confeiteiro.

13. Bolo de chocolate com coco para aniversário: aqui, o bolo de chocolate aparece em uma versão geladinha, perfeita para os dias mais quentes. A sobremesa conta com um recheio cremoso de coco que é delicioso e a cobertura é feita com cacau 100%. A dica é finalizar com granulado para ficar com um aspecto de bolo festivo.

14. Bolo gelado de coco: o bolo do tipo toalha felpuda faz sucesso pela textura molhadinha. Aqui, você pode usar o leite vegetal de sua preferência – amêndoas, aveia e arroz são exemplos. A calda usada para dar a consistência característica da massa é feita com leite de coco, açúcar e mais leite vegetal.

15. Bolo de iogurte com limão: o bolo de iogurte é uma opção saudável e bem saborosa. Nessa versão, o prato é feito com a combinação de farinha de arroz, amido de milho e polvilho doce. Para a cobertura especial, você vai reunir suco de limão com açúcar demerara, leite de coco e amido de milho.

16. Bolo de cenoura americano: a cobertura é o ponto alto desse bolo e é feita com sementes de girassol. Para dar mais sabor para a massa, é possível acrescentar ingredientes como canela e noz-moscada. A sobremesa conta com o uso dos açúcares mascavo e demerara. É uma opção interessante para os que gostam de inovar!

17. Bolo de Oreo: o merengue suíço é o destaque dessa receita e é usado tanto no recheio, quanto na cobertura do bolo. Para compor o creme, você vai precisar de claras, açúcar refinado e extrato de baunilha. Na massa, o gostinho de chocolate fica por conta do cacau black e do cacau 100%.

18. Bolo floresta negra: nessa receita o bolo é feito com massa de pão-de-ló de chocolate. A base do recheio utilizado é a gelatina. A sobremesa também conta com chantilly como cobertura. Para finalizar, deve-se dispor raspas de chocolate e cerejas em calda. O doce fica com um aspecto bonito e pra lá de gostoso!

19. Bolo vulcão de Nutella com Ninho: a Nutella desse bolo é caseira e pode ser feita com o leite vegetal de sua preferência. O preparo também leva um brigadeiro branco com leite em pó vegetal e a massa tem como ingrediente principal o chocolate em pó. É uma ótima pedida para servir em aniversários!

20. Naked cake de chocolate: esse é aquele bolo que além de chamar atenção pelo visual também combina sabores deliciosos. Nessa versão, a massa tem um gostinho amanteigado e vai te conquistar. Para decorar, você vai usar um creme do tipo de brigadeiro e confeitos a gosto.

Fitness

iStock

21. Bolo de chocolate fit: essa é a opção ideal de bolo nutritivo para os amantes do chocolate. Os ingredientes líquidos devem ser batidos no liquidificador e a mistura é combinada com os componentes secos em uma tigela. O leite de coco é usado no preparo da calda e a deixa com um gostinho inconfundível.

22. Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro fit: quem disse que não é possível fazer um bolo com cobertura saudável e gostoso? Essa receita é a prova disso. A base da massa é a farinha de aveia e cacau 100%. A cobertura vai te deixar boquiaberto e pode ser feita com cacau 50%, se preferir um preparo mais docinho.

23. Bolo de amendoim fit: o preparo desse bolo é feito com farinha de amendoim. Um diferencial é que a forma é untada com azeite e açúcar demerara. O recheio é composto por uma mistura de pasta de amendoim, leite de coco e açúcar demerara. O resultado é um doce de textura marcante!

24. Bolo de batata-doce fit: esse é um bolo que conta com poucos ingredientes, mas tem um resultado surpreendente. A batata-doce é usada crua e combinada com farelo de aveia, ovo, leite de coco e manteiga. Para incrementar, você pode adicionar uva passa na massa e deixar a sobremesa ainda mais gostosa.

25. Bolo de ameixa fit: para quem gosta de preparos rápidos e práticos essa é uma excelente opção. A ameixa é utilizada sem caroço e combinada com farinha de aveia, coco ralado, ovo, leite de coco e açúcar demerara para compor a massa. O fermento deve ser acrescentado por último.

26. Bolo de maçã integral: a canela pode ser usada para incrementar esse bolo integral ou também substituída por especiarias como a baunilha, a noz-moscada e a pimenta-síria. As sementes de girassol e as passas dão um toque diferente para a textura do prato. A massa é preparada na batedeira.

27. Bolo de prestígio low carb: a farinha usada na massa desse bolo é a de castanha-do-pará. O cacau em pó dá o gostinho de chocolate ao bolo. O recheio é composto por claras, água, xylitol, leite de coco e coco em flocos. É uma boa pedida para comemorações!

28. Bolo de beterraba fit: um ingrediente diferente utilizado para compor a massa desse bolo é araruta, um polvilho obtido a partir de uma planta. A beterraba deve ser usada crua e a mistura dos ingredientes é feita com ajuda do processador. O açúcar de coco dá um toque especial para a sobremesa.

29. Bolo de limão com batata-doce: aqui, o bolo tem como base a batata-doce crua e o gostinho marcante se dá pelo uso do suco de limão. O preparo também conta com ingredientes nutritivos e saudáveis como o óleo de coco e a chia. Além disso, a textura da sobremesa fica incrível.

30. Bolo de caneca fit: esse é um bolo de caneca low carb para ninguém botar defeito. Os ingredientes são todos misturados em uma tigela e a massa é levada para cozinhar no micro-ondas por um minuto e meio. É uma versão que vai te ajudar a matar aquela vontade de comer doce de forma rápida e sem sair da dieta!

O bolo sem lactose é uma boa pedida para quem tem intolerância ou então não consome derivados de leite. Há opções para as mais variadas ocasiões e com certeza uma das versões vai te conquistar. Aproveite e veja também receitas de bolo de fubá sem leite e leite de amendoim!

PARA VOCÊ