16 receitas de bolo de fubá sem leite ideais para quem é intolerante à lactose

Escrito por    
Atualizado em 27.08.20

Típico nas tardes de domingo das famílias brasileiras, o bolo de fubá é um dos bolos simples mais adorados no país. Apesar da fama, a receita tradicional leva ingredientes que não são consumidos por muitas pessoas. Por isso, estas receitas de bolo de fubá sem leite são ideais para quem quer saborear o doce à vontade, mas sem perder a tradição!

Além de receitas sem lactose, existem preparos que também são livres de glúten ou, também, ideais para quem é vegano. Quem adora incrementar o preparo adicionando coco ralado ou goiabada também pode saborear as receitas de bolo de fubá sem leite desta lista!

1. Bolo de fubá com leite de coco

Uma alternativa ao leite comum que pode deixar seu bolo ainda mais saboroso é utilizar o leite de coco – além do gostinho suave e doce, o líquido feito com a fruta é muito saudável e nutritivo. Uma ótima opção para quem não consome derivados do leite ou é intolerante à lactose!

Continua após o anúncio

2. Bolo de fubá sem leite e sem glúten

Com farinha sem glúten e leite de coco é possível substituir os tradicionais ingredientes do bolo de fubá e preparar um doce que pode ser saboreado por celíacos ou intolerantes à lactose! A dica é adicionar sementes de erva-doce à mistura, para dar um sabor ainda mais especial ao prato.

3. Bolo de fubá sem leite e sem ovos

Não só celíacos e intolerantes à lactose podem saborear este bolo, mas, também, veganos e qualquer um que busca uma dieta mais saudável e natural! Sem ovos, leite e glúten, esta receita de bolo de fubá é perfeita para quem vai servir o doce para pessoas com alguma restrição alimentar.

4. Bolo de fubá vegano sem glúten

Feito com farinha de coco, xylitol, leite de coco, óleo de coco, vinagre de maçã e psyllium – fibra que substitui os ovos -, este bolo de fubá fica fofinho e saboroso, além de saudável e nutritivo. Além de não levar leite, também pode ser consumido por quem não ingere glúten ou alimentos derivados de animais.

5. Bolo de fubá de caneca vegano

Quem procura praticidade ou simplesmente quer saborear o bolo de fubá sem leite em porções individuais vai adorar esta receita! Além de ser livre de lactose, o preparo também pode ser saboreado por veganos e é uma ótima ideia para quem busca uma dieta mais saudável.

6. Bolinho de fubá sem leite

Aprenda a preparar o bolo de fubá no formato de muffins – pequenos bolinhos, perfeitos para serem servidos em porções individuais. Assim, é possível presentar a família e amigos com uma deliciosa receita livre de glúten e de lactose!

7. Bolo de fubá sem leite e sem glúten de liquidificador

Continua após o anúncio

A praticidade desta receita vai deixar a vida de quem não consome glúten e lactose muito mais fácil! Basta misturar os ingredientes no liquidificador, despejar em uma forma untada e, por último, levar para assar. Depois, é só desenformar e saborear um bolo leve, saudável e delicioso!

8. Bolo de fubá sem leite com coco ralado

Traga um sabor ainda mais especial ao bolo de fubá sem leite com um simples toque: adicione um pouco de coco ralado à massa! Assim, o bolo ganha textura e aquele gostinho irresistível que só o coco pode oferecer. Use a criatividade para deixar seu bolo de fubá com a sua cara!

9. Bolo de fubá com goiabada

Para quem gosta de sobremesas mais doces, a dica é adicionar pedacinhos de goiabada na massa do bolo de fubá sem leite. Assim, é possível trazer sabor, cremosidade e uma dose extra de açúcar ao preparo, sem deixar enjoativo. Una sabor com saúde nesta receita prática e deliciosa.

10. Bolo de fubá com goiabada vegano

Além de não levar leite, esta receita de bolo de fubá é vegana e tem um toque especial que deixa tudo ainda mais saudável e saboroso: sementinhas de chia e pedacinhos de goiabada. Assim, é possível deixar o bolo leve e nutritivo, mantendo a maciez e o sabor irresistível que só um bolo pode oferecer!

11. Bolo de fubá com coco

A clássica combinação do bolo de fubá com coco também possui a versão sem leite! Além de resultar em uma massa bem fofinha e saborosa, esta receita leva coco ralado e é perfeita para quem não resiste ao sabor dessa fruta. Com uma casquinha crocante, este bolo vai conquistar o seu paladar!

12. Bolo de fubá com chia

As sementinhas de chia são ótimas para quem quer seguir uma dieta mais saudável e nutritiva sem mudar muito a alimentação. Além de não alterarem o sabor dos pratos, as sementes ajudam na saciedade e são ricas em nutrientes! Adicione chia ao preparo do bolo de fubá sem leite para deixá-lo ainda mais nutritivo.

Continua após o anúncio

                   

13. Bolo de fubá com amêndoas e limão

Use a criatividade para deixar seu bolo de fubá sem leite com um sabor ainda mais especial! Nesta receita, o doce ganha uma dose extra de crocância e acidez com as amêndoas e o limão, que deixam o bolo delicioso e nutritivo. Assim, é possível unir sabor e saúde em uma só mordida.

14. Bolo de fubá com coco sem leite e sem glúten

Os ingredientes desta receita são fáceis de encontrar e o preparo vai revolucionar a vida de quem não pode consumir glúten e lactose! Com leite de coco, leite vegetal, óleo de coco, açúcar demerara, farinha de arroz e, é claro, fubá, esta receita é prática, deliciosa e muito saudável!

15. Bolo de fubá cremoso sem leite

iStock

Mesmo que o leite seja um dos principais aliados quando o assunto é cremosidade, é possível preparar um bolo sem esse ingrediente que fica tão cremoso quanto os tradicionais! Nesta receita, o leite de amêndoas e a manteiga ghee são utilizados para trazer uma textura muito apetitosa ao bolo.

16. Bolo de fubá funcional sem leite

Saboreie um delicioso bolo de fubá sem leite antes de praticar exercícios com esta receita funcional! Com óleo de coco, farinha de linhaça, leite vegetal, sementes de chia e adoçante culinário, é possível preparar um delicioso bolinho que pode ser saboreado sem culpa por quem está de dieta.

Aproveite o momento para experimentar estas receitas sem lactose ou estes preparos de bolo sem leite para seguir uma vida saudável e deliciosa!